Situações-limites e inéditos viáveis em contexto de privação de liberdade: o estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6368

Palavras-chave:

Educação de pessoas jovens, adultas e idosas, Inéditos viáveis, Privação de liberdade, Situações-limites.

Resumo

O artigo inscreve-se no campo da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) em situação de privação de liberdade e busca responder à seguinte questão de pesquisa: Quais situações-limites e inéditos viáveis encontram-se presentes em produções científicas da EPJAI em contexto de privação de liberdade? Objetiva-se analisar situações-limites e inéditos viáveis em produções científicas da área em questão. Tendo como referência produções científicas publicadas na Revista Eletrônica de Educação, da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, com recorte temporal de 2011 a 2021, realizou-se um Estado da Questão, articulado à proposta da Técnica de Análise de Conteúdo. A análise dos dados foi realizada por meio de categorias presentes na obra de Paulo Freire, especialmente situações-limites e inéditos viáveis. Direitos Humanos, políticas públicas educacionais, formação de professores/as e práticas pedagógicas estão entre as temáticas mais abordadas nos estudos. Elenice Maria Cammarosano Onofre, Paulo Freire e Michel Foucault foram autores/as mais citados/as nos artigos analisados. A precariedade da infraestrutura física, a incipiente formação inicial e continuada dos/as profissionais, a elementar efetivação de direitos são situações-limites da educação em espaços de privação de liberdade. Os trabalhos indicaram, ainda, a necessidade de currículos específicos, construídos com base no cotidiano das práticas docentes vividas em espaços de privação de liberdade.

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Biografia do Autor

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Grupo Colabor(Ação): Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/DFCH/CNPq/PPGEn/UESB.

Cristiane Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista. Docente da rede estadual de ensino da Bahia, com experiência na EPJAI em situação de privação de liberdade. Pesquisadora do Grupo Colabor(Ação): Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/PPGEn/UESB.

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

SANTOS, José Jackson Reis dos; SANTOS, Cristiane Carmo. Situações-limites e inéditos viáveis em contexto de privação de liberdade: o estado da questão. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6368134, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6368. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6368. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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