Percepções de professores sobre crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994588

Palavras-chave:

Docência na prisão, Identidade docente, Valores sociais.

Resumo

O presente estudo buscou descrever como os professores se sentem em relação às crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais e como essa imagem atribuída pelo outro pode influenciar a maneira pela qual o professor constitui a sua autoimagem. A pesquisa contou com a participação voluntária de cinco professores da educação escolar de uma instituição prisional e uma entrevista de caráter complementar com a diretora da escola. Para a sua realização, utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas abertas e registros em diário de campo. Os resultados sugerem que, frequentemente, faz parte da identidade desses professores o sentimento de serem desvalorizados, ignorados devido ao anonimato, incompreendidos e, mesmo, discriminados pela sociedade em geral.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alisson José Oliveira Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), Especialista em Psicanálise Clínica pela Universidade de Araraquara (2014), Graduado em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2011).

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Psicóloga, doutora em Psicologia pela USP/RP. Pós-doutorado em Educação pela UFSCar e pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Referências

BOLÍVAR, Antonio. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. 5. ed. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2006.

CABRUJA, Teresa. Discursos sobre la “diferencia”: subjetividades supuestas, subjetividades impuestas y subjetividades soñadas. In: FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando. (orgs). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DUARTE, A. J. O.; SIVIERI-PEREIRA, H.O. Aspectos históricos da educação escolar nas instituições prisionais brasileiras do período imperial ao século XXI. Educação Unisinos, v. 22, n.4, p.344-352, out./dez., 2019.

DUARTE, A. J. O. Processo de constituição da identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional de Minas Gerais. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, 2017.

DURKHEIM, Émile. Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Paulinas, 1989.

FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando (orgs). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

GOUVEIA, Valdiney Veloso. Teoría funcionalista de los valores humanos en España: comprobación de las hipótesis de contenido y estructura. Interamerican Journal of Psychology, v.44, p.203-214, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LANE, Sílvia Tatiana Maurer. A dialética da subjetividade versus objetividade. In: FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando (orgs). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (orgs.) Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A escola da prisão como espaço de dupla inclusão: no contexto e para além das grades. Polyphonía, v.22, n.1, p.111-120, jan./jun., 2011.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Políticas de formação de educadores para os espaços de restrição e de privação da liberdade. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.7, n.1, p.137-158, maio 2013.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Cad. Cedes. Campinas, v.35, no.986, p. 239-255, maio-ago., 2015.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A prisão: Instituição educativa? Cad. Cedes. Campinas, v.36, no.98, p. 43-59, jan.-abr., 2016.

VASQUEZ, Eliane Leal. Sociedade Cativa. Entre cultura escolar e cultura prisional: Uma incursão pela ciência penitenciária. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo-SP, 2008.

Downloads

Publicado

24.03.2021

Como Citar

JOSÉ OLIVEIRA DUARTE, Alisson; DE ORNELLAS SIVIERI-PEREIRA, Helena. Percepções de professores sobre crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4588030, 2021. DOI: 10.14244/198271994588. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4588. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-14
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.