PERCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6952Palavras-chave:
Literacia em avaliação, Educação Física, Estágio, Desenvolvimento profissionalResumo
A avaliação é uma das tarefas mais problemáticas dos professores, reflectindo-se nos contextos de estágio. São escassas as oportunidade de melhoria da literacia em avaliação antes da colocação dos estagiários no estágio. Numa parceria entre Universidade e Escola, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva para captar perceções sobre entendimentos e práticas de avaliação na disciplina de Educação Física antes e após uma pesquisa-ação desenvolvida numa unidade de Andebol com recurso a um modelo de ensino centrado no aluno e a uma avaliação para a aprendizagem. O grupo de estudo foi constituído por um núcleo de três estudantes-estagiários, a frequentar o segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física de uma Universidade em Portugal, e 12 dos seus alunos do ensino secundário. Uma recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas e reflexões sujeitas a uma análise temática revelaram: Percepções iniciais sobre uma avaliação tradicional – classificativa, num único momento - parecem estar diretamente relacionadas com vivências anteriores dos participantes. Após a pesquisa-ação referiram ter desenvolvido uma noção mais integrada da aprendizagem. Estratégias pedagógicas como, reforço de critérios de êxito, questionamento, auto e hétero avaliação, foram utilizadas. Estes resultados valorizam a relação entre a Universidade e a Escola na produção de saberes a na formação profissional de estudantes em contextos de estágio.
Métricas
Referências
Amaral-da-Cunha, M.; Marques, E.; Campos, J.; Santos, S.; Viana, J. (2023). Investigadores na Educação Física em formação. Maia, Porto, Portugal: Edições ISMAI. ISBN: 978-989-54978-6-7.
Amaral-da-Cunha, M.; Batista, P.; Graça, A. (2014). Um olhar sobre o estágio em educação física: Representações de estagiários do ensino superior público português. In: O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física. p. 143-179.
Ann MacPhail, H. L. (2020). School Physical Education and Teacher Education: Collaborative Redesign for the 21st Century. Routledge.
https://doi.org/https://doi.org/10.4324/9780429330186
Araújo, R. (2017). Aprendizagem dos alunos e as dinâmicas operantes no seio das equipas no Modelo de Educação Desportiva: Evidências da investigação e direções futuras, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 17(S1.A), p. 39-49.
Batista, P.; Amaral-da-Cunha, M.; Silva, E.; O’Hara, K.; Graça, A. (2021). O ensino on-line em período de confinamento: Perspetivas de estudantes-estagiários/as de educação física. Educação, Sociedade; Culturas(59), p. 20-48.
https://doi.org/10.24840/esc.vi59.334
Batista, P.; Moura, A.; Graça, A. (2019). Avaliação como ponte entre o ensinar e o aprende: estratégias e exemplos para uma reconfiguração da avaliação em educação Física. In: Avaliação em Educação Física - Perspetivas e desenvolvimento. Sociedade Portuguesa de Educação Física.
Batista, P.; Queirós, P. (2013). Olhares sobre o estágio profissional em educação física. Porto: Editora FADEUP.
Borghouts, L. B.; Slingerland, M.; Haerens, L. (2017). Assessment quality and practices in secondary PE in the Netherlands. Physical Education and Sport Pedagogy, 22(5), p. 473-489.
https://doi.org/10.1080/17408989.2016.1241226
Broadfoot, P. (2017). Time to tame the leviathan? Perspectives and possibilities for a new era in assessment. Principles, Policy and Practice, 24(3), p. 415-423.
https://doi.org/10.1080/0969594X.2017.1336428
Bryman, A. (2008). Social Research Methods. Oxford Universitu Press.
Charmaz, K. (2006). Constructing Grounded Theory: A Practical Guide Through Qualitative Analysis.
Casey, A.; MacPhail, A.; Larsson, H.; Quennerstedt, M. (2021). Between hope and happening: Problematizing the M and the P in models-based practice, Physical Education and Sport Pedagogy, 26(2), p. 111-122. DOI: 10.1080/17408989.2020.1789576
Carvalhido, L.; Rodrigues, J. (2004). Formação Desportiva. Perpectivas de Estudo nos contextos escolar e desportivo. Lisboa: Edições FMH.
Costa Neves, A.; Lima Ferreira, A. (2015). Avaliar é preciso? Guia prático de avaliação para professores e formadores. Lisboa: Guerra; Paz, Editores, S.A.
Cushion, C.; Denstone, G. (2011). The sociology of sports coaching. Wiltshire: Routledge.
Dyson, B.; Griffin, L.; Hastie, P.A. (2004). Sport Education, Tactical Games, and Cooperative Learning: Theoretical and Pedagogical Considerations. Quest, 56(2), p. 226-40.
Elliott, J. (1991). Action research for educational change. Open Universitu Press. https://another-roadmap.net/articles/0002/0968/elliott-action-research-for-educational-change-1991.pdf
Fernandes, D. (2011). Turma Mais e Sucesso Escolar: Contributos teóricos e práticos (pp. 81-107). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Ferreira, T. (2019). Educação Física escolar e futebol: O que pensam os alunos do ensino médio. Motrivivência Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, 31(58), p. 01-17.
Ferro, N. (2019). Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Educação Física.
Fontana, A.; Frey, J. (2003). The interview: From structured questions to negotiated text. SAGE: Collecting and Interpreting Qualitative Materials.
Gibson, W.; Brown, A. (2009). Working with Qualitative Data. SAGE Publications, Ltd.
https://doi.org/10.4135/9780857029041
Graça, A., Batista, P.; Moura, A. (2019). Avaliar em Educação Física - Perspetivas e desenvolvimento. Sociedade Portuguesa de Educação Física.
Haerens, L.; Krijgsman, C.; Mouratidis, A.; Borghouts, L.; Cardon, G.; Aelterman, N. (2018). How does knowledge about the criteria for an upcoming test relate to adolescents’ situational motivation in physical education? A self-determination theory approach. European Physical Education Review, 25(4), p. 983-1001.
https://doi.org/10.1177/1356336X18783983
Hastie, P. A.; de Ojeda, D. M.; Luquin, A. C. (2011). A review of research on Sport Education: 2004 to the present. Physical Education and Sport Pedagogy, 16(2), p. 103-132.
https://doi.org/10.1080/17408989.2010.535202
Hastie, P. A.; Saunders, J. E. (1991). Accountability in secondary school physical education. Teaching and Teacher Education, 7(4), p. 373-382.
https://doi.org/https://doi.org/10.1016/0742-051X(91)90006-B
Hay, P. (2006). Assessment for learning in physical education.
https://doi.org/10.4135/9781848608009.n18
Hay, P.; Penney, D. (2009). Proposing conditions for assessment efficacy in physical education. European Physical Education Review, 15(3), p. 389-405.
https://doi.org/10.1177/1356336X09364294
Heitink, M. C., Van der Kleij, F. M., Veldkamp, B. P., Schildkamp, K.; Kippers, W. B. (2016). A systematic review of prerequisites for implementing assessment for learning in classroom practice. Educational Research Review, 17(1), p. 50-62.
https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.12.002
Hill, M.; Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Hunter, D.; McCallum, J.; Howes, D. (2018). Defining Exploratory-Descriptive Qualitative (EDQ) research and considering its application to healthcare.
Jewett, A. E.; L. L. Bain. (1985). The Curriculum Process in Physical Education. Dubuque, IA: Wm. C. Brown.
Lave, J.; Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press.
Koshy, V. (2005). Action Research for Improving Practice. A Practical Guide Paul Chapman Publishing
Lander, N., Morgan, P. J., Salmon, J.; Barnett, L. M. (2015). Teachers’ Perceptions of a Fundamental Movement Skill (FMS) Assessment Battery in a School Setting. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 20(1), 50-62. https://doi.org/10.1080/1091367X.2015.1095758
Layne, T.; Hastie, P. (2015). A task analysis of a sport education physical education season for fourth grade students. Physical Education and Sport Pedagogy, 20(3), 314-328.
https://doi.org/10.1080/17408989.2013.837437
Leirhaug, P. E.; MacPhail, A. (2015). ‘It's the other assessment that is the key’: three Norwegian physical education teachers' engagement (or not) with assessment for learning. Sport, Education and Society, 20(5), 624-640. https://doi.org/10.1080/13573322.2014.975113
López-Pastor, V. M., Kirk, D., Lorente-Catalán, E., MacPhail, A.; Macdonald, D. (2013). Alternative assessment in physical education: A review of international literature. Sport Education and Society, 18(1), 57-76. https://doi.org/10.1080/13573322.2012.713860
Lorente-Catalán, E.; Kirk, D. (2016). Student teachers’ understanding and application of assessment for learning during a physical education teacher education course. European Physical Education Review.
Lorente, E.; Kirk, D. (2013). Alternative democratic assessment in PETE: an action-research study exploring risks, challenges and solutions. Sport, Education and Society, 18(1), 77-96.
https://doi.org/10.1080/13573322.2012.713859
Macken, S., MacPhail, A.; Calderón, A. (2020). Exploring primary pre-service teachers’ use of ‘assessment for learning’ while teaching primary physical education during school placement. Physical Education and Sport Pedagogy, 25, 1-16.
https://doi.org/10.1080/17408989.2020.1752647
MacPhail, A., Halbert, J.; O’Neill, H. (2018). The development of assessment policy in Ireland: a story of junior cycle reform. Assessment in Education: Principles, Policy; Practice, 25(3), 310-326.
https://doi.org/10.1080/0969594X.2018.1441125
MacPhail, A. Lawson, H. A. (2020). School Physical Education and Teacher Education: Collaborative Redesign for the 21st Century (1st ed.) Abingdon, Oxon: Routledge.
Marshall, C.; Rossman, G. B. (2016). Designing Qualitative Research. SAGE Publications.
https://books.google.pt/books?id=qTByBgAAQBAJ
McMillan, J. H. (2019). Fundamental Assessment Principles for Teachers and School Administrators. Pratical Assessment, Research and Evaluation, 7(8).
Metzler, M. (2011). Instructional Models in Physical Education (3 ed.). Routledge.
https://doi.org/https://doi.org/10.4324/9781315213521
Moura, A., Graça, A., MacPhail, A.; Batista, P. (2024). Enhancing the enactment of assessment for learning principles during school placement: preservice teachers as practitioner researchers within a learning community. European Journal of Teacher Education, 47(2), 330-347.
https://doi.org/10.1080/02619768.2024.2340684
Moura, A., MacPhail, A., Graça, A.; Batista, P. (2022). Providing physical education preservice teachers with opportunities to interrogate their conceptions and practices of assessment. European Physical Education Review, 29(1), p. 162-179.
https://doi.org/10.1177/1356336X221129057
Pastore, S.; Andrade, H. (2019). Teacher assessment literacy: A three-dimensional model. Teaching and Teacher Education, 84(1). https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.05.003
Quivy, R.; Campenhoudt, L. V. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Reid-Searl, K.; Happell, B. (2012). Supervising nursing students administering medication: a perspective from registered nurses. J Clin Nurs, 21(13-14), p. 1998-2005.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2702.2011.03976.x
Resende, R., Aires, L., Araújo, R., Gomes, P., Sarmento, F.; Cunha, M. A. d. (2020). Confinamento Covid-19: Um olhar dos estudantesestagiários de Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, 7(2), p. 52-60. https://doi.org/https://doi.org/10.47863/VRYU8806
Roldão, M. (2019). Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento. Sociedade Portuguesa de Educação, Física.
Siedentop, D., Hastie, P. A.; Mars, H. V. D. (2020). Complete Guide to Sports Education. Champaign, IL: Human Kinetics.
Silva, R.; Farias, C.; Mesquita, I. (2021). Challenges faced by preservice and novice teachers in implementing student-centred models: A systematic review. European Physical Education Review, 27(4), p. 798-816.
https://doi.org/10.1177/1356336X21995216
Sirna, K., Tinning, R.; Rossi, T. (2010). Social process of health and physical education teachers’ identity formation: Reproducing and changing culture. British Journal of Sociology of Education, 31(1), p. 71-84.
Sociedade Portuguesa de Educação, F. (2019). Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento.
Strauss, A.; Corbin, J. M. (1990). Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Sage.
Tannehill, D., van der Mars, H.; MacPhail, A.(2015). Building effective physical education programs. Burlington: Jones; Bartlett Learning.
Tolgfors, B.; Backman, E.; Nyberg, G.; Quennerstedt, M. (2020). Between ideal teaching and ‘what works’: The transmission and transformation of a content area from university to school placements within physical education teacher education. European Physical Education Review, 27(2), p. 312-327.
https://doi.org/10.1177/1356336X20949575
Tripp, A., Rizzo, T.; Webbert, L. (2007). Inclusion in Physical Education: Changing the Culture. Journal of Physical Education, Recreation; Dance, 78(1), p.1-58.
Van der Kleij, F. M. et. al. (2015). Integrating data-based decision making, Assessment for Learning and diagnostic testing in formative assessment. Assessment in Education: Principles, Policy; Practice, 22(3), p. 1-20.
Vickerman, P. (2009). Student perspectives on formative peer assessment: an attempt to deepen learning? Assessment; Evaluation in Higher Education, 34(2), p. 221-230.
https://doi.org/10.1080/02602930801955986
Walliman, N. (2006). Social Research Methods. London: Sage.
Wenger, E.; McDermott, R.; Snyder, W. (2002). Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston: Boston Harvard University Press.
Wiggins, G.; McTighe, J. (1998). Understanding by Design. Pearson.
Wiliam, D.; Thompson, M. (2008). Integrating assessment with learning:what will it take to make it work? In The future of Assessment: Shaping Teaching and Learning. Routledge.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Amaral-da-Cunha, João Azevedo, Sofia Couto, João Faria, Tracy Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2025-03-17