Escola, cárcere e pandemia: o que pode uma educação filosófica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994436

Palavras-chave:

Cárcere, Ensino de filosofia, Outridade.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades de se pensar uma educação filosófica nas escolas no cárcere no atual cenário de pandemia no Brasil. Para isso consideramos, num primeiro momento, em “Tempos de pandemia: nós somos piores que o covid-19?”, o estado crítico da chamada civilização que a pandemia contribuiu a evidenciar; num segundo momento, “Tempos de cárcere: o desaparecimento pela força do ódio” nos focamos no estado atual do cárcere no Brasil, assim como nos efeitos nele da pandemia e da forma do governo Bolsonaro responder a ela; finalmente, em “Tempos de escola: o reaparecimento pela sabedoria do amor” consideramos o estado atual da educação nas escolas no cárcere no Brasil e o que poderia uma educação filosófica em tempos de pandemia: consideramos a filosofia não apenas um amor à sabedoria, mas uma sabedoria do amor com, pela e para as outridades, para, quem sabe, fazer brotar políticas de vida e, com elas, liberdade, justiça e paz social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.

ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. O poder soberano e a vida nua: homo sacer. Tradução de Antônio Guerrero. 1a edição. Lisboa: Editorial Presença, 1998.

ALMEIDA, Sandra; BARBOSA, Adriana; HERNÁNDEZ, Jimena; MELO, Vanusa; RODRIGUES, Fabiana; UZIEL, Ana. Manifesto educação em tempos de pandemia para os sujeitos privados de liberdade no Rio de Janeiro. In: http://forumeja.org.br/rj/sites/forumeja.org.br.rj/files/Manifesto%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Tempos%20de%20Pandemia%20para%20os%20Sujeitos%20Privados%20de%20Liberdade%20no%20Rio%20De%20Janeiro.pdf (Acesso em 09/06/2020)

ARISTÓTELES. Metafísica: livros I, II e III. Tradução de Lucas Angioni. In: Clássicos da filosofia: cadernos de tradução no 15. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2008.

BARROS, Manoel de. A Espera In: Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura. Documentos de barbárie. Escritos escolhidos. Tradução de Celeste H. M. Ribeiro de Sousa. São Paulo: Cultrix, USP, 1986.

BRASIL. Recomendação n° 62/2020. Brasília: Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 2020. https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/03/62-Recomenda%C3%A7%C3%A3o.pdf ( Acesso em 09/06/2020).

BRASIL. Parecer CNE/CP no 5 /2020 . Brasília: Conselho Nacional de Educação (CNE), 2020. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Geopresídios - radiografia do sistema prisional. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). https://www.cnj.jus.br/inspecao_penal/mapa.php (Acesso em 09/06/2020).

BRASIL. INFOPEN 2019 - Levantamento nacional de informações penitenciárias. Brasília: Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP); Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), 2019. in: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZTlkZGJjODQtNmJlMi00OTJhLWFlMDktNzRlNmFkNTM0MWI3IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 (Acesso em 09/06/2020)

BRASIL. INFOPEN 2017 - atualização junho - Levantamento nacional de informações penitenciárias. Brasília: Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP); Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), 2019. http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatorios-sinteticos/infopen-jun-2017-rev-12072019-0721.pdf (Acesso em 09/06/2020).

BRASIL. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA, 2009. https://www.cmv-educare.com/wp-content/uploads/2013/07/FINAL-relatorioeduca%C3%A7%C3%A3onasprisoesnov2009.pdf (Acesso em 09/06/2020)

BRASIL. Relatório de gestão e supervisão do departamento de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas. Conselho Nacional de Justiça, CNJ, 2017. http://gmf.tjrj.jus.br/documents/10136/5929327/relatorio-gestao.pdf (Acesso em 09/06/2020)

DAVIS, Angela. O racismo mascarado: reflexões sobre o complexo penitenciário industrial. Tradução de Jaque Conceição. In: https://kilombagem.net.br/pensadores/artigos-textos/o-racismo-mascarado-reflexoes-sobre-o-complexo-penitenciario-industrial/ (O texto traduzido não está mais disponível na internet. O texto original foi publicado em 10 de setembro de 1998 em http://www.colorlines.com/articles/masked-racism-reflections-prison-industrial-complex).

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: _______. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219-226.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou (a seguir). Tradução Fábio Landa. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERRARO, Giuseppe. A escola dos sentimentos. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, jan./mar. 2013.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petropólis: Vozes, 2010.

LYOTARD, Jean-François. Por que filosofar? Tradução: Marcos Marciolino. São Paulo: Parábola, 2013.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

OBSERVATÓRIO DAS FAVELAS. Novas configurações das redes criminosas após a implantação das UPPS. Rio de Janeiro: Observatório das Favelas, 2018. http://of.org.br/wp-content/uploads/2018/07/E-BOOK_Novas-Configura%C3%A7%C3%B5es-das-Redes-Criminosas-ap%C3%B3s-implanta%C3%A7%C3%A3o-das-UPPs.pdf (Acesso em 09/06/2020)

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A escola da prisão como espaço de dupla inclusão: no contexto e para além das grades. In: Polyphonía, v. 22/1, jan./ jun., 2011.

OY?WÙMÍ, Oyèrónk??. Visualizing the Body: Western Theories and African Subjects. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415. Tradução para uso didático de Wanderson Flor do Nascimento.

PIMENTA, Victor Martins. Por trás das grades: o encarceramento em massa no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2018.

PLATÃO. Banquete. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Editora UFPA, 2003.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. São Paulo: Record, 1975.

RODRÍGUEZ, Símon. Inventamos ou erramos. Tradução de Cinthia Fernandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punição e estrutura social. Tradução de Gizlene Neder. Rio de Janeiro: Revan, 2004.

SAFATLE. Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Encantamento: sobre política de vida. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020.

WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

WACQUANT, Loic. As duas faces do gueto. Tradução de Paulo Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

24-03-2021

Como Citar

KOHAN, W. O.; NICODEMOS, M. Escola, cárcere e pandemia: o que pode uma educação filosófica?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4436026, 2021. DOI: 10.14244/198271994436. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4436. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-09-12
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24