Tertúlia Literária Dialógica na prisão: experiência educativa freiriana para a humanização

Autores

  • Vanessa Cristina Girotto Nery Universidade Federal de Alfenas
  • Vanessa Gabassa Universidade Federal de Goiás
  • Suellen Drumond Kler Universidade Federal de Alfenas
  • Ana Maria da Silva Barbosa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994678

Palavras-chave:

Direito educacional, Leitura crítica, Liberdade, Educação na Prisão.

Resumo

O artigo que ora se apresenta tem como objetivo divulgar os resultados de um trabalho de extensão e pesquisa universitárias realizado entre 2018 e 2019 em uma unidade prisional no interior de Minas Gerais, Brasil. Tratou-se do desenvolvimento de uma atuação denominada Tertúlia Literária Dialógica, que envolve a leitura e o diálogo a partir de obras clássicas da literatura universal, realizada com sujeitos em privação de liberdade. O estudo teve como marco teórico a perspectiva dialógica da aprendizagem, sobretudo as elaborações de Paulo Freire. Guiou-se por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta utilizados foram diários de campo e registros das falas dos participantes da Tertúlia, que acontecia semanalmente. Como resultados, evidenciou-se a leitura da palavra por meio do diálogo como possibilitadora da leitura do mundo. A partir da discussão dos textos, os sujeitos fizeram denúncias da realidade opressora (ausência de direitos básicos, injustiça, desrespeito, privilégios de alguns grupos, preconceito, discriminação) e, também, anúncios de novas perspectivas (agir certo, mudar a si e à sua realidade, superar os desafios) num movimento de conscientização e esperança. Além disso, a prática da Tertúlia permitiu o surgimento de reflexões mais amplas sobre o sistema prisional e a necessidade de políticas de educação progressistas e humanizadoras para esse contexto.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

CRISTINA GIROTTO NERY , V. .; GABASSA , V.; DRUMOND KLER, S. .; MARIA DA SILVA BARBOSA , A. . Tertúlia Literária Dialógica na prisão: experiência educativa freiriana para a humanização. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4678036, 2021. DOI: 10.14244/198271994678. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4678. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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