Formação de professores/as no sistema prisional do Estado de Alagoas: avanços, limites e possibilidades

Autores

  • Ana Karla Loureiro da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria da Conceição Valença da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994757

Palavras-chave:

Educação nas prisões, Plano Estadual de Educação, Formação de professores/as, Estado de Alagoas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar dispositivos constantes no Plano Estadual de Educação nas Prisões (PEEP) do Estado de Alagoas relacionados à formação de professores/as das unidades prisionais. É reconhecida a importância de discutir aspectos da formação docente dos/as profissionais que atuam no âmbito prisional, no sentido de evidenciar avanços, limites e possibilidades tanto no que diz respeito à formação, quanto às suas implicações para o exercício da docência. A pesquisa é de caráter qualitativo, respaldada pela perspectiva de investigação analítico-descritiva e interpretativa, com abordagem de complementaridade qualitativa-quantitativa. Como procedimentos metodológicos foram realizados pesquisa e estudo bibliográficos e aplicado um questionário para gestoras vinculados ao processo educacional das unidades prisionais alagoanas. A análise das informações coletadas se deu pela análise documental, bem como buscou interpretar o sentido do evento a partir do significado que as participantes atribuem ao que falam e fazem. Dos resultados, a pesquisa evidenciou como avanço os fundamentos educacionais que referendam o PEEP, a saber: o respeito às identidades, às experiências e aos saberes dos estudantes, a problematização da realidade na qual ocorre o processo educacional e o diálogo como princípio da educação, importantes fatores que podem subsidiar a formação dos/as professores/as das unidades prisionais; um dos limites é o distanciamento entre estes fundamentos e as proposições para a formação e a atuação dos/as professores/as; e como possibilidades uma revisão dos dispositivos constantes no PEEP e a realização de parcerias das instâncias governamentais com universidades púbicas em prol da formação de professores/as que atuam nas unidades prisionais.

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Biografia do Autor

Ana Karla Loureiro da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Serviço Social e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação em Prisões e Multieja.

Maria da Conceição Valença da Silva , Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Estágio Doutoral pela Universidade do Porto, em Portugal, financiado pelo CNPq/CAPES. Possui graduação em Pedagogia e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. É professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Vice-diretora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL; membro do Colegiado do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Aberta do Brasil- UAB/UFAL; líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões; vice-coordenadora do Projeto de Extensão Reconstruindo Elos. Tem experiência na área de Educação, principalmente em: formação de professores; educação de jovens e adultos, educação em prisões; identidade profissional docente, avaliação institucional.

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Publicado

24.03.2021

Como Citar

KARLA LOUREIRO DA SILVA, Ana; DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA , Maria. Formação de professores/as no sistema prisional do Estado de Alagoas: avanços, limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4757031, 2021. DOI: 10.14244/198271994757. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4757. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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