Encontros com a prática: instrução ao sósia como dispositivo de transmutação da docência em prisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994748

Palavras-chave:

Trabalho docente em equipe, Educação na prisão, Psicologia e educação, Método dialético.

Resumo

Este artigo apresenta uma contribuição da psicologia social para o trabalho docente no campo da educação escolar realizada em estabelecimentos penitenciários, especificamente por intermédio da propositura de aplicação do dispositivo metodológico denominado instrução ao sósia (IS), contextualizado para a laboralidade de professores que atuam em prisões no Brasil. O dispositivo que referimos foi desenvolvido por Ivar Oddone, no quadro do Movimento Operário Italiano, e apropriado pelos pesquisadores da Clínica da Atividade, liderados por Yves Clot. A metodização ora assinalada concebe a IS no bojo dos referenciais marxianos e engelsianos e a delineia como um instrumento dedicado a ensejar as movimentações dialéticas de um grupo ou equipe de laboradores, que tomam a si mesmos e ao seu trabalho como objetos de coanálise e ação, contemplando a construção e execução de planos de aperfeiçoamento e transformação do trabalho subsidiados pela investigação e produção de saberes acerca das múltiplas dimensões que compõem a sua atividade profissional, tais como os gestos ocupacionais, afetos, contradições, conflitos, relações sociais, prescrições institucionais e do métier, padecimentos, cenários sociopolítico, econômico e cultural do labor, bem como dos aspectos concretos e simbólicos constituintes da arbitrária rotina funcional vivenciada. Em suma, a instrução ao sósia possibilita, por intermédio das atividades concreta, dialógica e reflexiva ampliar o poder de agir dos professores e ainda revitalizar o gênero profissional.

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Biografia do Autor

Deivis Perez , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Departamento de Psicologia Social da UNESP

Ruchelli Stanzani Ercolano , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCL/UNESP Assis

Doutoranda, mestre em Psicologia e psicóloga pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis. Integrante do Grupo de Pesquisa em Teoria Histórico-Cultural - UNESP/Assis, certificado pelo CNPq

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Publicado

24.03.2021

Como Citar

PEREZ , Deivis; STANZANI ERCOLANO , Ruchelli. Encontros com a prática: instrução ao sósia como dispositivo de transmutação da docência em prisão . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4748033, 2021. DOI: 10.14244/198271994748. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4748. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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