JUVENTUDE E EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: DEMANDAS, DIREITOS E INCLUSÃO

Autores

  • Eliane Ribeiro Andrade Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro
  • Diógenes Pinheiro UNIRIO
  • Luiz Carlos Gil Esteves UERJ e UNIRIO
  • Miguel Farah Neto UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199702

Resumo

O artigo discute a situação e os direitos educacionais dos jovens privados de liberdade no Brasil, bem como os desafios para a legitimação do direito à educação nas prisões, tendo por base duas pesquisas realizadas pela Linha de Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. A primeira é uma análise das demandas apresentadas na II Conferência Nacional de Juventude, ocorrida em Brasília, em dezembro de 2011, e a segunda, realizada em 2010, refere-se ao perfil dos estudantes do ProJovem Prisional  no estado do Rio de Janeiro e no Acre. As trajetórias educacionais dos jovens, cotejadas com seu potencial conjunto de demandas em educação, explicitam o imenso desafio de integrar ações e construir um novo olhar sobre esses atores, na condição de jovens sujeitos de direitos. Nesse contexto, distintas configurações de políticas vêm buscando se estabelecer: por um lado, uma nova geração de programas de apoio; por outro, a necessidade de se responder às demandas desses sujeitos, trazendo-os à condição de interlocutores nas decisões que lhes dizem respeito, a fim de romper a invisibilidade a que vêm sendo historicamente submetidos.

Palavras-chave: educação prisional; demandas juvenis; ProJovem Prisional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Ribeiro Andrade, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e professora da faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

ANDRADE, E. R.; PINHEIRO, D.; ESTEVES, L. C. G.; FARAH NETO, M. JUVENTUDE E EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: DEMANDAS, DIREITOS E INCLUSÃO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 228–247, 2013. DOI: 10.14244/19827199702. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/702. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-02
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25