Modelagem no cárcere: Educação matemática para a paz

Autores

  • Martha Joana Tedeschi Gomes Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • Ademir Donizeti Caldeira UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199598

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199598

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade de trabalhar a Modelagem Matemática junto aos alunos-detentos do Sistema Penitenciário do Paraná, Brasil, na cidade de Curitiba e região metropolitana. Propusemos uma investigação sustentada em pressupostos da pesquisa qualitativa numa perspectiva da pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com seis alunos-detentos matriculados no Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos (CEEBJA) Dr. Mário Faraco, sendo este um estabelecimento de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que atua dentro de todas as unidades penais de Curitiba e região metropolitana, e atende alunos-detentos, no que se refere à educação formal, do Departamento Penitenciário do Paraná. A utilização da Modelagem Matemática possibilitou aos alunos levantar dados e informações, formular, resolver e decidir questões de interesse, como também proporcionou o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da elevação da autoestima, da intuição e da curiosidade, importantes no processo de ressocialização. As discussões geradas e o contato com dados e informações contribuíram para que os alunos compreendessem a necessidade do aprendizado escolar na sua realidade social e no seu cotidiano, visualizando a Matemática como um instrumento de análise e interpretação desta realidade. Dados desta pesquisa revelam que é possível, dentro de determinadas condições, trabalhar com a Modelagem Matemática junto aos alunos-detentos.

Palavras-chave: Educação matemática, Ensino e aprendizagem, Modelagem Matemática, Cárcere.

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Biografia do Autor

Martha Joana Tedeschi Gomes, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Professora do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos “Dr. Mário Faraco”

Ademir Donizeti Caldeira, UFSCar

Prof. Dr. Depto. de Metodologia de Ensino UFSCar.

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Publicado

20-08-2014

Como Citar

GOMES, M. J. T.; CALDEIRA, A. D. Modelagem no cárcere: Educação matemática para a paz. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 44–57, 2014. DOI: 10.14244/19827199598. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/598. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20