EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: PERSPECTIVAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v20i1.6330

Palavras-chave:

Escola, Consciência Crítica, Justiça Social

Resumo

Os marcadores sociais da diferença e seus impactos podem ser percebidos em todas as instituições sociais, como a Escola. Na Educação Física, como área do currículo escolar, esses marcadores também se manifestam. Com o intuito de contribuir para uma Educação Escolar crítica e libertadora, pautada na justiça social, é fundamental que o debate sobre as diferenças e a desigualdade sejam intencionalmente inseridas no currículo. O objetivo desta pesquisa foi compreender os significados que orientam a prática pedagógica elaborada por professoras e professores de Educação Física que incluem os marcadores sociais da diferença como tema de suas aulas. Para atingir o objetivo proposto oito professoras e professores de Educação Física participaram de entrevistas semiestruturadas, que foram interpretadas com a aplicação da análise temática. A experiência social e familiar, assim como a concepção crítica de educação e de educação física foram apontados por eles e elas como os fatores que estimularam a inserção dos marcadores sociais como temática das aulas, de forma intencional e sistematizada em suas aulas e dentro do currículo. Por fim, podemos destacar a importância de escutar esses relatos e entender que esses saberes podem ser uma ferramenta poderosa para inspirar outras/ outros docentes em suas ações pedagógicas por uma Educação Física Escolar pautada na justiça social.

Biografia do Autor

Mariana Dimes Vicente, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi. Cursando pós-graduação em Dança: Esporte, arte e Educação pela FMU. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar. Cursando programa de Mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu ( bolsista Capes) Participante do Grupo de Pesquisa Diálogo - Educação Física, Escola e Currículo - Universidade São Judas Tadeu Prática profissional : Educação Física escolar nos níveis de Educação Infantil ao Ensino Médio , trabalho com Dança e Expressão Corporal, além de esportes como Basquetebol e Ginástica Artística. Principal linha de pesquisa: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física; Interesse em pesquisa : Educação Personalizada, Educação Física Escolar, Marcadores Sociais

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Graduada em Pedagogia (2020). Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física e Pedagogia. Atua também como pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

Publicado

19.02.2026

Como Citar

VICENTE, Mariana Dimes; FREIRE, Elisabete dos Santos. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: PERSPECTIVAS DOCENTES . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. e633002, 2026. DOI: 10.14244/reveduc.v20i1.6330. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6330. Acesso em: 19 fev. 2026.
##plugins.generic.dates.received## 2023-02-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2026-02-19
##plugins.generic.dates.published## 2026-02-19

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.