Políticas e Práticas Editoriais

Sobre a submissão de artigo ou ensaio

O(s) autor(es) devem  seguir todas as orientações constantes na aba Submissões. No encaminhamento do texto formatado em conformidade ao template  da REVEDUC devem ser anexados ao sistema os seguintes documentos: 

  • Relatório CopySpider.
  • Declaração de Anuência e Originalidade para a Submissão, indicando que o artigo é original e não foi submetido para avaliação em outro periódico, e concordando com as normas de submissão, formato, avaliação, aprovação e publicação adotados pela revista.
  • Declaração da contribuição do(s) autor(es) na pesquisa e no manuscrito quando houver mais de um autor.
  • Cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética e número de seres humanos. 

Sobre o Acesso e Gratuidade

A Revista Eletrônica de Educação oferece acesso livre imediato e gratuito ao seu conteúdo. Segue o princípio de que ao disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico, sem exigência de registro na revista ou embargo,  proporciona maior democratização mundial do conhecimento e Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing preconizados pelo DOAJ. São ainda utilizados  o COPE’s Ethics toolkit for a successful editorial office  e as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica.

Isso permite o acesso livre imediato as publicações  e permite que qualquer usuário leia, faça download, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.

As submissões de textos, processos avaliativos e editoriais são isentos de taxa.

Sobre  originalidade  e ineditismo

A Revista Eletrônica de Educação tem o compromisso de publicar manuscritos  originais e inéditos.

Os trabalhos submetidos pelos autores a esta revista devem ser originais e serão e verificados com softwares antiplágio, antes de serem enviados para avaliação, em conformidade com as Diretrizes aos Autores e normas de Publicação.

O autor deve declarar que seu texto não foi publicado por outro meio ou está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve  justificar-se em "Comentários ao editor". Caso seja identificado que o texto foi submetido ou publicado em outro periódico, ou qualquer forma de plágio ou autoplágio o texto será desconsiderado e a Equipe Editorial da REVEDUC entrará em contato com o autor informando seu arquivamento. 

Sobre a Ética na Pesquisa

Nos casos da participação de seres humanos na pesquisa deve ser enviado, no momento da submissão do artigo, termo de consentimento em pesquisas comprovando que todos os procedimentos se realizaram em conformidade com leis e diretrizes institucionais ou do comitê adequado em avaliar. Os detalhes da aprovação pelo comitê de ética competente  devem ser fornecidos quando da submissão de um artigo, incluindo a instituição, o nome do comité de revisão e o(s) número(s) de autorização.

Os estudos com seres humanos que adotam categorizações por raça/etnia, idade, doença/deficiência, religião, sexo/gênero, orientação sexual ou outros agrupamentos socialmente construídos, devem incluir uma justificativa  da escolha das definições e categorias. Deve ser utilizada uma linguagem adequada e não estigmatizante na descrição dos diferentes grupos.

O direito à privacidade das pessoas e instituições deve ser garantido. Devem ser identificados no texto produtos, procedimentos ou equipamentos que possam vir a representar algum perigo para replicação da pesquisa. 

A aprovação do comitê de ética selecionado pelos autores deve ser obtida previamente ao início da investigação; não é possível obter uma aprovação retrospectiva e portanto o estudo pode ser rejeitado para publicação na Revista Eletrônica de Educação. 

Sobre a Revisão por Pares

A Revista Eletrônica de Educação  adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento. 

O processo de avaliação tem início com uma pré-avaliação sobre o material submetido, realizado pela Secretaria Executiva, com o acompanhamento de um Editor designado para acompanhar o processo avaliativo. Este processo inicial envolve verificar se  o texto atende as normas para publicação e escopo da revista, as diretrizes para os autores, a apresentação adequada do texto anônimo no template, encaminhamento dos documentos solicitados para a submissão (Relatório CopySpider; Declaração de Anuência e Originalidade para a Submissão, indicando que o artigo é original e não foi submetido para avaliação em outro periódico e  concordância com as normas de submissão, formato, avaliação, aprovação e publicação adotados pela revista; Declaração da contribuição do(s) autor(es) na pesquisa e no manuscrito quando houver mais de um autor; cópia do parecer  de aprovação do Comitê de Ética e número do processo, quando for o caso de pesquisa envolvendo seres humanos). 

Caso o texto  submetido não contemple o escopo da revista, os itens não se apresentem em conformidade às solicitações indicadas, ou estejam ausentes, é encaminhado aos autores uma mensagem indicando a inadequação da submissão e o texto encaminhado é arquivado.  

Se o texto mostra-se coerente com o escopo da revista e todos os documentos são apresentados corretamente, o Editor designado da início ao processo de avaliação por pares a partir da seleção de dois ou mais avaliadores (pesquisadores, especialistas) que apresentam expertise na área de conhecimento que versa a produção, de instituição diversa da do autor, e encaminha convite para participar do processo avaliativo. 

Neste convite, além de algumas informações gerais é encaminhado o título e resumo do texto para que o avaliador confirme seu interesse e disponibilidade para apresentar seu parecer. Geralmente solicita-se que o avaliador confirme seu interesse no prazo de dez dias da data de envio do convite. Caso o avaliador concorde em apresentar um parecer sobre o texto submetido, o sistema libera o seu acesso na íntegra do texto (no formato do template e anônimo) assim como o formulário de avaliação. Concede-se, via de regra 20 dias para que os avaliadores apresentem seu parecer. O Editor, ao dispor de dois ou mais pareceres sistematiza os resultados num parecer final que é  encaminhado ao(s) autor(es), independente do resultado sobre a aprovação ou não do artigo.

O  artigo ao ser aceito sem necessidade de correções é encaminhado para a etapa de edição. 

Os pareceres que sugerem mudanças pequenas ou extensas são encaminhados pelo Editor para o(s) autor(es) com a indicação de que havendo interesse na publicação do artigo, deverão enviar uma versão reformulada conforme solicitações dos avaliadores e assim, poderá ser aceito a partir de uma segunda rodada avaliativa. Nesses casos, o artigo reformulado deve ser encaminhado até a data indicada pelo Editor, que ao recebê-lo encaminha para nova avaliação pelos mesmos avaliadores. Uma vez recebido os pareceres, as ações indicadas anteriormente são seguidas pelos Editores.

Os pareceres que sugerem rejeição do artigo analisado são encaminhados aos autores e são e arquivados.

Destaca-se que o Editor, ao identificar divergências nos pareceres, pode  encaminhar o texto submetido a um terceiro avaliador ou definir o resultado final sobre a aprovação ou não do material.

Sobre Reclamações e Recursos

Reclamações contra o periódico, sua equipe, conselho editorial ou editor e recursos devem ser encaminhados por escrito e serão analisados pela editor(a) responsável pelo artigo e pelo(a) editor(a)-chefe, considerando: os pareceres dos especialistas, a autonomia editorial quanto à relevância e consistência das contribuições e à luz dos preceitos de ética e boas práticas em pesquisa e publicação. 

Sobre Correções e Retratações

Os editores da Revista Eletrônica de Educação devem considerar a correção ou retratação de uma publicação nos seguintes casos e circunstâncias: 

  • Haver fortes indícios de que os resultados não são confiáveis em função de um erro grave (de informação, cálculo ou metodológico); de dados falsificados (ex. manipulação de imagens), ou fabricados (por ex.: dados);
  • Presença de plágio ou autoplágio quando os resultados foram publicados anteriormente em outros periódicos, sites, livros e outros meios, sem atribuição adequada de autoria e fontes e autorização para o seu uso pelos proprietários intelectuais das informações veiculadas;
  • Conter material e dados sem autorização para o seu uso; violação de direito autoral ou outras questões legais (por exemplo difamação, privacidade);
  • Contém pesquisa antiética;
  • A publicação é resultado de um processo de avaliação entre pares comprometida ou manipulada;
  • O(s) autor(es) não declarou(aram) conflito relevante de interesses que tenha(m) afetado os resultados de avaliação entre os pares.

É obrigação de cada autor corrigir ou apresentar provas sobre a veracidade da pesquisa quando os próprios autores ou terceiros identificam erros e/ou imprecisões nos textos.