PROBLEMATIZANDO INJUSTIÇAS SOCIAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSOS FORMATIVOS COLABORATIVOS COM PROFESSORES-PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6948Palavras-chave:
Autoestudo, Colaboração, Formação de professores, Relação com o SaberResumo
Este artigo fundamenta-se no processo de aprofundamento da significância do estágio curricular supervisionado para a formação de professorǝs de educação física na Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2017. Junto ao 1º Congresso Internacional de Professorǝs-Pesquisadorǝs de Educação Física realizado no campus universitário de Fortaleza em 2018, um projeto de pesquisa colaborativa em autoestudo teve como propósito enfatizar o estágio para trazer à tona assunções e desatar o nó da realidade complexa da formação. Desde então foram evidenciadas preocupações com a justiça social no currículo da licenciatura. Seis anos depois, o currículo da UFC foi desafiado e transformado em uma proposta atualizada. Em 2024, o 3º Congresso Internacional de Professorǝs-Pesquisadorǝs permitiu mais discussões sobre o autoestudo e uma visão ainda mais ampla da formação de professorǝs além de seu escopo original na educação física. A partir da perspectiva metodológica do autoestudo, o objetivo deste artigo é apresentar como a nova organização do estágio pode promover a relação com o saber dǝs licenciandǝs em educação física e a formação crítica dǝs professorǝs supervisorǝs, conectando as ações baseadas nas escolas-campo e na universidade. Os resultados apontam questões estruturantes que podem afetar a eficácia da dinâmica (auto)formativa do estágio curricular supervisionado: perfil híbrido dos docentǝs nos meandros da formação; entrada única ao bacharelado e à licenciatura; e visão ambígua sobre o estágio na matriz curricular.
Métricas
Referências
Barreto, Samara Moura; Corsino, Luciano Nascimento; Conceição, Willian Lazaretti da (2025). Autoestudio de incidentes críticos desde la perspectiva de la justicia curricular. Alteridad, Quito, 20(1), p. 50-60.
https://doi.org/10.17163/alt.v20n1.2025.04
Benites, Larissa Cerignoni et al. (2019). O processo de reflexão sobre a própria prática, de futuros professores de educação física. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro-SP, 29(60), p. 98-120.
https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p98120
Borges, Cecília Maria Ferreira; Sanches Neto, Luiz (2022). Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. In: Souza Neto, Samuel; Cyrino, Marina (Orgs.). Profissionalização do ensino e do exercício profissional nas áreas da educação e saúde: a análise de práticas como proposta. Curitiba: CRV.
Campos, Cristina Maria; Prado, Guilherme do Val Toledo (Orgs.) (2013). Pipocas pedagógicas: narrativas outras da escola. São Carlos: Pedro e João Editores.
Charlot, Bernard Jean-Jacques (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed.
Conceição, Willian Lazaretti da et al. (2024). The covid-19 pandemic and the place of whiteness in Brazilian lives: narratives of four school physical education teacher-researchers on their teaching and teacher education. In: Kane, Ruth G.; Craig, Cheryl Jane; Mena, Juanjo (Orgs.). A pedagogical view of the covid-19 pandemic. Leiden: Brill, p. 200-219.
Craig, Cheryl Jane et al. (2020). Knowledge communities in teacher education: sustaining collaborative work. Londres: Springer.
Desbiens, Jean-François; Borges, Cecília Maria Ferreira; Spallanzani, Carlos (Orgs.) (2012). J’ai mal à mon stage: problèmes et enjeux de la formation pratique en enseignement. Montréal: Presses de l'Université du Québec.
Fernandes, Amanda Paula; Almeida Júnior, Admir Soares (2013). Aprendizagens no estágio supervisionado: produzindo novas formas e sentidos para os registros. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes, São Paulo, 12(1), p. 53-64.
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5091
Ferreira, Heraldo Simões et al. (2024). “Rola bola”: abordagem a não seguir. In: Ferreira, Heraldo Simões et al. (Orgs.). Palestras do I seminário virtual do GEPEFE: educação física escolar. Fortaleza: Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará, p. 202-214.
Freire, Paulo Reglus Neves (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, Paulo Reglus Neves (2000). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp.
Fuentealba Jara, Rodrigo; Russell, Tom (2023). Encouraging reflective practice in the teacher education practicum: a dean’s early efforts. Frontiers in Education, Lausanne, 8(1), 1040104, p. 1-8.
https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1040104
Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto et al. (2014). Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação (Reveduc), São Carlos-SP, 8(2), p. 273-292.
http://dx.doi.org/10.14244/198271999978
Mendes, Diego de Sousa; Betti, Mauro (2017). O estágio na licenciatura em educação física como “coisa viva”: uma perspectiva a partir da semiótica e do pragmaticismo de Charles Sanders Peirce. Movimento, Porto Alegre, 23(4), p. 1245-1256
https://doi.org/10.22456/1982-8918.71897
Oliveira, Amanda Taiane Correia de et al. (2019). Professores(as)-pesquisadores(as) de educação física na educação básica: idiossincrasias e fomento à formação na região metropolitana de Fortaleza. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon-PR, 17(2), p. 143–151.
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p143
Ovens, Alan; Fletcher, Tim (Orgs.) (2014). Self-study in physical education teacher education: exploring the interplay of practice and scholarship. New York: Springer.
Sanches Neto, Luiz et al. (2018). A explicitação de assunções a partir do estágio supervisionado em educação física na perspectiva do autoestudo. Revista Brasileira de Educação Física Escolar (Rebescolar), Curitiba, 4(2), p. 122-158.
https://47e1bf12-b02d-4d36-84f415827910c76d.filesusr.com/ugd/db85a 1_5545467536494be58810e3de2b8ce00f.pdf
Sanches Neto, Luiz; Venâncio, Luciana (2018). O ensino do esporte (como “conteúdo”) na educação física escolar: tensões e ambiguidades. In: Remonte, Jarbas Gomes; Polito, Luis Felipe Tubagi (Orgs.). Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo? Várzea Paulista: Fontoura, p. 75-102.
Sanches Neto, Luiz; Venâncio, Luciana (2020). A luta por visibilidade dəs afrolatinəs como desafio curricular à educação física antirracista. In: Filgueiras, Isabel Pereira; Maldonado, Daniel Teixeira (Orgs.). Currículo e prática pedagógica de educação física escolar na América Latina. Curitiba: CRV.
Sanches Neto, Luiz et al. (2021). A socially-critical curriculum for physical education teacher education (PETE): students’ perspectives on the approaches to social-justice education of one Brazilian programme. Sport, Education and Society, Londres, 26(7), p. 704-717.
Sanches Neto, Luiz; Souza Neto, Samuel de (2022). A epistemologia da prática e a sistematização de saberes docentes na educação física: a perspectiva de um grupo autônomo de “professores-pesquisadores”. In: Souza Neto, Samuel de; Cyrino, Marina (Orgs.). Profissionalização do ensino e do exercício profissional nas áreas da educação e saúde: a análise de práticas como proposta. Curitiba: CRV.
Sanches Neto, Luiz et al. (2023a). Perspectives on social justice when becoming a teacher-researcher in the practicum: insights from physical education teacher education. Frontiers in Education, Lausanne, 1174751. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1174751
Sanches Neto, Luiz et al. (2023b). Sharing collaborative processes and artifacts to transform our teaching practice: perspectives of social justice in physical education teacher education (PETE). In: Craig, Cheryl Jane; Mena, Juanjo; Kane, Ruth G. (Orgs.). Studying teaching and teacher education: advances in research on teaching. Leeds: Emerald Publishing.
Sanches Neto, Luiz et al. (2024). Readdressing democracy and social justice: coping with inequalities in physical education. Curriculum Perspectives, Londres, 44(1), p. 439–451.
https://doi.org/10.1007/s41297-024-00269-4
Silva, Érika Santos da et al. (2020). Estágio curricular supervisionado colaborativo na educação física escolar: uma perspectiva (auto)formativa dialógica e compartilhada. In: Vedovatto, Dijnane Fernanda; Ananias, Elisângela Venâncio; Costa Filho, Roraima Alves da (Orgs.). O estágio curricular supervisionado da educação física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. Curitiba: CRV.
Souza, Luana Nunes de et al. (2020). Estágio supervisionado em educação física na educação infantil e no ensino fundamental: narrativas (auto)formativas. Journal of Sport Pedagogy and Research, Guarda, 7(2), p. 14-23. http://www.ipg.pt/scpd/files/JSPR_SE_7_2_2020.pdf
Souza, Rener Victor Oliveira de et al. (2022). A análise de práticas pedagógicas entre professores(as) de educação física: apontamentos sobre os processos de colaboração em um eixo de pesquisa. In: Souza Neto, Samuel de; Cyrino, Marina (Orgs.). Profissionalização do ensino e do exercício profissional nas áreas da educação e saúde: a análise de práticas como proposta. Curitiba: CRV.
Venâncio, Luciana (2019). A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura (Revec), São Cristóvão-SE, 5(14), p. 89-102.
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13268
Venâncio, Luciana; Sanches Neto, Luiz (2019). A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, 4(11), p. 729-750. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750
Venâncio, Luciana; Nobrega, Carolina Cristina dos Santos (2020). Mulheres negras professoras de educação física. Curitiba: CRV.
Venâncio, Luciana et al. (2021). Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité-BA, 4(1), n. e10778, p. 1-40.
Venâncio, Luciana et al. (2022). Relações com os saberes e experiências (auto)formativas na educação física: perspectivas docentes ao confrontar injustiças sociais em situações adversas de ensino e aprendizagem. Movimento, Porto Alegre, 28(1), n. e28020, p. 1-19.
Venâncio, Luciana; Sanches Neto, Luiz (2022). Tornar-se professor(a)-pesquisador(a) de educação física. In: Leitão, Arnaldo Sifuentes; Pereira, Mateus Camargo (Orgs.). Educações físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis. Curitiba: CRV.
Venâncio, Luciana; Sanches Neto, Luiz (2024). As relações com os saberes não consensuais na educação física escolar: com a palavra os/as estudantes. Revista Eletrônica de Educação (Reveduc), São Carlos-SP, 18(1), n. e6913170, p. 1-14.
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6913
Vieira, Ewerton Leonardo da Silva; Abreu, Samara Moura Barreto de; Sanches Neto, Luiz (2022). Diary of a critical friendship: anthropoetic implications of self-study in the teacher education of a physical education teacher-researcher. Studying Teacher Education, Londres, 18(3), p. 294–315.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Sanches Neto, Luciana Venâncio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2025-03-17