Expectativas e anúncios de educadores: des(en)cobrindo a educação para pessoas em privação de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994731

Palavras-chave:

Educação, Privação de liberdade, Formação de educadores.

Resumo

O artigo está atrelado à concepção social e filosófica que implica no desenvolvimento da pesquisa com opções políticas, sociais e epistemológicas, coerentes às demandas das classes populares a quem mais deve servir as pesquisas realizadas pela universidade pública. Resulta do trabalho colaborativo de educadores-pesquisadores vinculados a um Núcleo de investigação e práticas educativas para pessoas em restrição e privação de liberdade. O estudo de natureza qualitativa utiliza como procedimento metodológico a participação em encontros formativos realizados, no ano de 2020, com educadores de estados brasileiros e tem como questão norteadora: que expectativas/necessidades formativas manifestam os educadores que desenvolvem ações educativas em unidades de privação de liberdade para jovens e adultos no período pós-pandemia? Os dados foram coletados por meio de observação participativa em encontros virtuais, organizados por Secretarias de Estado e Grupos de Pesquisa de universidades brasileiras. A análise dos dados teve como suporte teórico a obra de Paulo Freire, e foram analisados três focos: educar-se para o diálogo, educar-se para a amorosidade e educar-se para o esperançar. O estudo revela através das experiências pedagógicas criativas e exitosas que têm sido desenvolvidas em estados brasileiros, anúncios dos educadores, dispostos a contribuir para modificar as ações educativas para os espaços de privação de liberdade de jovens e adultos. 

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Biografia do Autor

Elenice Maria Cammarosano Onofre, UFSCar

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

André Luiz Pereira Alves dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação - CECH UFSCar

André Santiago Baldan , Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Filosofia; Doutorando em Educação - CECH UFSCar

Edla Cristina Rodrigues Caldas, Universidade Federal do Amazonas / Universidade Federal de São Carlos

Docente do Curso de Pedagogia da UFAM. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação - CECH UFSCar

Marcos Melo de Oliveira , Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação

Doutorando em Educação - CECH UFSCar

Referências

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Publicado

24.03.2021

Como Citar

MARIA CAMMAROSANO ONOFRE, Elenice; LUIZ PEREIRA ALVES DOS SANTOS, André; SANTIAGO BALDAN , André; CRISTINA RODRIGUES CALDAS, Edla; MELO DE OLIVEIRA , Marcos. Expectativas e anúncios de educadores: des(en)cobrindo a educação para pessoas em privação de liberdade . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4731034, 2021. DOI: 10.14244/198271994731. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4731. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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