MEMO - Multicentro Educacional Modena Sergio Neri: uma entrevista com Franca Amadei
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6921Palavras-chave:
MEMO, Sergio Neri, Educação Infantil, Serviços EducativosResumo
Nesta entrevista, Franca Amadei, responsável pela Biblioteca Pedagógica do MEMO - Multicentro Educativo Modena Sergio Neri, situada na cidade de Modena, norte da Itália, aborda sua trajetória pessoal e profissional focando o trabalho no MEMO. Também aborda aspectos do pensamento de Sergio Neri, pedagogo e personagem importante do movimento de renovação da escola, particularmente de educação infantil, italiana no pós-guerra. O MEMO é uma estrutura do Departamento de Serviços Educacionais e Igualdade de Oportunidades do Município de Modena, credenciado como um centro de serviços e consultoria para instituições escolares autônomas na Emilia-Romagna, atendendo principalmente escolas e comunidade de Modena. Ele foi criado em 2004 a partir da fusão de vários serviços vinculados a Secretaria de Educaçãode Modena tais como: o Centro de Documentação Educacional, o Centro de Documentação sobre Deficiência, a Biblioteca Pedagógica, os Itinerários Escola-Cidade, o Centro Intercultural/Educação de Adultos, constituindo-se em um sistema integrado e articulado de serviços para apoiar as instituições educacionais da região que operam na faixa etária de 0 a 18 anos.
Métricas
Referências
BARBIERI, Nicola S.; CAMPAGNOLO, Roberta. Asili nido e servizi educativi per la prima infanzia in Italia: lineamenti storici, fondamenti pedagogici, modalità operative. Padova: CLEUP, 2015.
BORGHI, Batista. Quinto; FRABBONI, Franco. Loris Malaguzzi e la scuola a nuovo indirizzo. Bergamo: Zeroseiup, 2017.
LORENZI, Ombretta.; BORGHI, Ettore.; CANOVI, Antonio. Una storia presente: l’esperienza delle scuole comunali dell’infanzia a Reggio Emilia. Reggio Emilia: Corsiero editore, 2020.
LOCATELLI, Lorenzo. et al. (org.). Un’ altra scuola è possibile: le grandi pedagogie olistiche di Rousseau, Froebel, Pestalozzi, Montessori, Steiner, Sai Baba, Malaguzzi, Milani, Lodi, Krishnamurti, Gardner, Aldi. Milano: Enea, 2013. (Educazione olistica).
LUPI, Andrea. La dimensione politica della scuola a nuovo indirizzo. reladei – revista latinoamericana de educación infantil, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 57–72, 2020
MEMO. Multicentro Educacional Modena Sergio Neri, 2024. Disponível em: https://www.comune.modena.it/memo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Sommerhalder, Fernando Donizete Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-09