MEMO - Multicentro Educacional Modena Sergio Neri: uma entrevista com Franca Amadei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6921

Palavras-chave:

MEMO, Sergio Neri, Educação Infantil, Serviços Educativos

Resumo

Nesta entrevista, Franca Amadei, responsável pela Biblioteca Pedagógica do MEMO - Multicentro Educativo Modena Sergio Neri, situada na cidade de Modena, norte da Itália, aborda sua trajetória pessoal e profissional focando o trabalho no MEMO. Também aborda aspectos do pensamento de Sergio Neri, pedagogo e personagem importante do movimento de renovação da escola, particularmente de educação infantil, italiana no pós-guerra. O MEMO é uma estrutura do Departamento de Serviços Educacionais e Igualdade de Oportunidades do Município de Modena, credenciado como um centro de serviços e consultoria para instituições escolares autônomas na Emilia-Romagna, atendendo principalmente escolas e comunidade de Modena.  Ele foi criado em 2004 a partir da fusão de vários serviços vinculados a Secretaria de Educaçãode Modena tais como: o Centro de Documentação Educacional, o Centro de Documentação sobre Deficiência, a Biblioteca Pedagógica, os Itinerários Escola-Cidade, o Centro Intercultural/Educação de Adultos, constituindo-se em um sistema integrado e articulado de serviços para apoiar as instituições educacionais da região que operam na faixa etária de 0 a 18 anos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Doutora em Educação, Pedagoga; Pós-doutora pela UniMore, sede de Reggio Emilia/Itália; Pós-doutora pela UniRoma 3, Roma/Itália. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar, PPGE, campus de São Carlos/São Paulo), Docente Associada do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, Diretora do Cfei  - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Professora do Curso de Pedagogia da UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil. Membro da Rede Pikler Brasil. 

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Diretor do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei). Professor Associado IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Universidade Federal de São Carlos

Referências

BARBIERI, Nicola S.; CAMPAGNOLO, Roberta. Asili nido e servizi educativi per la prima infanzia in Italia: lineamenti storici, fondamenti pedagogici, modalità operative. Padova: CLEUP, 2015.

BORGHI, Batista. Quinto; FRABBONI, Franco. Loris Malaguzzi e la scuola a nuovo indirizzo. Bergamo: Zeroseiup, 2017.

LORENZI, Ombretta.; BORGHI, Ettore.; CANOVI, Antonio. Una storia presente: l’esperienza delle scuole comunali dell’infanzia a Reggio Emilia. Reggio Emilia: Corsiero editore, 2020.

LOCATELLI, Lorenzo. et al. (org.). Un’ altra scuola è possibile: le grandi pedagogie olistiche di Rousseau, Froebel, Pestalozzi, Montessori, Steiner, Sai Baba, Malaguzzi, Milani, Lodi, Krishnamurti, Gardner, Aldi. Milano: Enea, 2013. (Educazione olistica).

LUPI, Andrea. La dimensione politica della scuola a nuovo indirizzo. reladei – revista latinoamericana de educación infantil, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 57–72, 2020

MEMO. Multicentro Educacional Modena Sergio Neri, 2024. Disponível em: https://www.comune.modena.it/memo

Downloads

Publicado

09.12.2024

Como Citar

SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete. MEMO - Multicentro Educacional Modena Sergio Neri: uma entrevista com Franca Amadei. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6921213, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6921. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6921. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: A educação de crianças em contextos escolares: estudos de uma rede de colaboração científica Brasil e Europa
##plugins.generic.dates.received## 2024-12-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.