A BNCC na Educação Infantil: um estudo brasileiro sobre as fontes dos saberes docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6936

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Saberes de Professores, Currículo

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa brasileira concluída com professores/as de educação infantil e aborda o recente documento político e da área curricular educacional chamado Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo qualitativo e empírico foi realizado por meio de questionários online e entrevistas semiestruturadas com 14 professores/as de educação infantil sobre a organização curricular e possíveis implicações da BNCC sobre os seus saberes docentes. Teve aporte teórico em autores como: Gimeno Sacristán, Silva, Kramer, Freire e Tardif. Objetivou identificar e analisar fontes dos saberes docentes de profissionais da educação infantil sobre a BNCC, no que tange à organização do currículo e possíveis implicações sobre o desenvolvimento profissional.  Houve registro em áudio e transcrição completa de entrevistas com profissionais de educação infantil, além de questionário semi-estruturado. Usou-se da inspiração na Análise de Conteúdo e os resultados evidenciaram que as fontes de saberes sobre a BNCC foram adquiridas no próprio contexto escolar e houve reconhecimento da ampliação de saberes docentes, mas constatou-se desconforto na própria atuação profissional. Houve pouca identidade com a BNCC como organizadora do currículo na educação infantil. Os autores concluem que a Base teve impacto no desenvolvimento profissional e na articulação dos saberes docentes.

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Biografia do Autor

Júlia Ines Pinheiro Bolota Pimenta , Universidade de Araraquara – UNIARA/São Paulo/Brasil

Doutora em Educação. Membro do Cfei - Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (UFSCar) e do GEPIFE - Grupo de estudos e pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (UNESP). Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da UNIARA, Araraquara/SP/Brasil. Professora, Gestora, Supervisora Escolar e Coordenadora Técnica do Programa de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araraquara/SP/Brasil (aposentada). Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da UNIARA/SP.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos/São Paulo/ Brasil

 Doutora em Educação Escolar, Pós Doutora pela UniMore, sede de Reggio Emilia/Itália; Pós doutora pela UniRoma 3, sede de Roma/Itália; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- mestrado e doutorado na UFSCar) e do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil); Professora do curso de Pedagogia e Diretora do Cfei – Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (UFSCar).

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos/São Paulo/ Brasil

Doutor em Educação Escolar, Pós Doutor pela UniMore, sede de Reggio Emilia/Itália; Pós doutor pela UniRoma 3, sede de Roma/Itália; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- mestrado e doutorado na UFSCar) e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, campus de São Carlos/SP/Brasil); Diretor do Cfei – Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (UFSCar).

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Publicado

09.12.2024

Como Citar

PIMENTA , Júlia Ines Pinheiro Bolota; SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete. A BNCC na Educação Infantil: um estudo brasileiro sobre as fontes dos saberes docentes . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6936218, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6936. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6936. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: A educação de crianças em contextos escolares: estudos de uma rede de colaboração científica Brasil e Europa
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