O conhecimento docente sobre a criança-sujeito: um estudo com professores de Educação Física da infância
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6922Palavras-chave:
Professor de educação física, Educação infantil, Conhecimento do sujeito, Conhecimento Pedagógico do ConteúdoResumo
O presente estudo parte de uma investigação de doutorado desenvolvida com professores de Educação Física na Educação Infantil brasileira e objetiva identificar o conhecimento de professores de Educação Física da pré-escola sobre a criança-sujeito a partir da análise da especificidade do processo educativo realizado na infância. Participaram deste estudo de natureza qualitativa quatro professores de Educação Física com pelo menos cinco anos de inserção na pré-escola. Os dados foram produzidos a partir das premissas da pesquisa intervenção pedagógica e de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a criança aponta para compreensão advinda do convívio cotidiano com elas e do que são capazes de realizar nos momentos da prática pedagógica, concebendo-as pela percepção das dimensões social, emocional e motora. Os professores reúnem compreensão a partir das dimensões de ensinar e aprender expressos nas relações criança-criança e professor-criança, a par das ações de planejamento, seleção de conteúdo, prática pedagógica e formas de avaliação. No que tange ao processo educativo específico, por assim conhecer a criança, os professores se vêm como mediadores do seu processo de formação e buscam vias dialógicas e integradas do conhecimento para além do âmbito escolar. Concluímos com a necessidade de conhecer o sujeito-criança para efetivo exercício da docência da EF na EI, indicando perspectivas de aprofundamento sobre este conhecimento na relação com o conteúdo e os aspectos da didática específica do professorado.
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