Políticas de indução profissional docente: análises de programas realizados pela UFSCar, os mentores e sua formação
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996456Palavras-chave:
Formação de professores, Programas de indução à docência, Educação Básica.Resumo
Considerando parte das contribuições e desafios identificados em três pesquisas-intervenções centradas em programas de mentoria para professores iniciantes, apresentam-se alguns resultados sobre os mentores e características das propostas formativas para que esses professores pudessem oferecer o suporte pretendido. Os programas foram desenvolvidos, ao longo dos últimos 20 anos, por um grupo de pesquisadores de uma universidade pública e apresentam especificidades em suas ofertas, tais como: assistência a professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental - anos iniciais, Educação de Jovens e Adultos); características dos mentores (perfis profissionais e tempo de atuação em sala de aula); usos da Internet (entre mentores e iniciantes e entre mentores e grupo de pesquisa); e uso ou não de ferramentas virtuais. Algumas dimensões dos programas investigados são apresentadas: concepção sobre a mentoria; eixos teóricos e metodológicos, principais características e práticas. Os resultados referem-se aos professores experientes participantes das iniciativas e características das ações de formação inicial e continuada ofertadas para atuar como mentores de professores em início de carreira. Por fim, sugere-se que as políticas de apoio aos professores iniciantes da carreira profissional, indução e mentoria considerem o desenvolvimento de processos formativos sistemáticos e de longo prazo. O esforço central das propostas formativas com esse propósito deve ser o ensino, a aprendizagem da docência e a atuação profissional docente.
Métricas
Referências
ALEXANDRE, Renata Fabiana. Mentoria para a docência na Educação Infantil: formação on-line e saberes docentes. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2017.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, n. 45, p. 66-71, 1983.
ANDRÉ, Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, abr. 2012.
ÁVALOS, Beatrice. Learning from Research on Beginning Teachers. In: Loughran, J., Hamilton, M. (eds) International Handbook of Teacher Education. Springer, Singapore, p. 487-522, 2016.
BECA, Carlos Eugenio; BOERR, Ingrid. Politicas de inducción a profesores nóveles: experiencia chilena y desafíos para América Latina (Induction policies for beginning teachers: the Chilean experience and challenges for Latin America). Revista Eletrônica de Educação, n.14, 4683111, 2020.
BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. Os especialistas escolares no trabalho de mentoria: desafios e possibilidades. 2017. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral – CE. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 50, p. 891–909, 2016.
CHEN, Wen-Chu. Professional Growth during Cyber Collaboration between Pre-service and In-service Teachers. Teaching and Teacher Education, v. 28, n. 2, p.218–228, 2012.
COLE, Ardra L.; KNOWLES, J. Garry. Teacher Development Partnership Research: A Focus on Methods and Issues. American Educational Research Journal, v. 30, n. 3. p. 473–495, 1993.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4149114, 2020.
FAIRBANKS, Colleen M.; DUFFY; Gerald G.; FAIRCLOTH, Beverly S.; YE, He; LEVIN, Barbara B.; ROHR, Jean; STEIN, Catherine. Beyond Knowledge: Exploring Why Some Teachers Are More Thoughtfully Adaptive Than Others, Journal of Teacher Education, Education, n. 61, p. 161-171, January 2010.
FERREIRA, Andreia Dias Pires; CALIL Ana Maria Gimenes Correa; PINTO, Joseane Amâncio; SOUZA, Mariana Aranha. A inserção profissional sob o olhar dos professores iniciantes: Possibilidades de implantação de políticas públicas, Educação, v. 40, 3, p. 431-439, 2017.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. UNESCO, 2011.
GOBATO, Paula G.; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 2, p. 133-157, 2017.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
KNOWLES, J. Garry.; COLE, Ardra L.; PRESSWOOD, Colleen S. Through preservice teachers’ eyes: exploring field experiences through narrative and inquiry. Halifax: Backalong Books. 2008.
LITTLE, Judith W. Locating Learning in Teachers` Communities of Practice: opening problems of analysis in records of everyday work. Teaching and Teacher Education, n. 18, p. 917-946, 2002.
LOUGHRAN, John; MENTER, Ian. The essence of being a teacher educator and why it matters. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 2019.
MACHADO, Micheli Fernanda. Aprendizagem da docência de professoras iniciantes em um programa de mentoria: processos reflexivos e autonomia. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023.
MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima. Mapeamento das necessidades formativas do formador de professores atuante no programa de formação online de mentores. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
MIGLIORANÇA, Fernanda. Programa de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantes. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Claudia Raimundo; MARTUCCI, Elisabeth Márcia; LIMA, Emilia Freitas de; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: E UFSCar, 2010.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, p. 113-133, 2019.
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; SILVA, Yrlla Ribeiro De Oliveira Carneiro Da Silva; XAVIER, Brenda Martins; GAUI, Luís Eduardo. Teacher’s Professional Induction and Continuing Education: A Case Study in The Municipal Network of Rio De Janeiro. In: RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, Ana Maria; MARCELO, Carlos; REIS, Maria Amélia; MARCELO, Paula. Ibero-American Debates About Beginning Teachers and the Teacher’s Professional Induction. São Paulo: Annablume, p. 329, 2023.
OLIVEIRA, Sandra de; BAHIA, Sabrina Borges de Mello Hetti; NEVES, Antônia. Professores iniciantes e conformação: indicações para as políticas públicas de formação continuada. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 882–902, 2022.
PÉREZ-GÓMEZ, Ángel. Ser docente en tiempos de incertidumbre y perplejidad. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 0, n. 0, p. 3-17, 2019.
RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, Ana Maria; REIS, Maria Amélia. The Educational Program of Ciep-Rj as a Precursor of Professional Teacher Induction Programs in Brazil: Memories, Stories and Practices. In: RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, Ana Maria; MARCELO, Carlos; REIS, Maria Amélia; MARCELO, Paula. Ibero-american debates about beginning teachers and the teacher’s professional induction. São Paulo: Annablume, 2023.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Formação online de mentoras: base conhecimentos, identidade profissional, práticas (PFOM). CNPq-Relatório de Pesquisa, 2017.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Práticas formativas de uma professora experiente num programa de indução: um estudo de caso. Pró-Posições, v. 33, p. 1-27, 2022.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 121–132, 2016.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SOUZA, Ana Paula Gestosos; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes; PASSOS; Carmen Lúcia Brancaglion; BRAGA, Fabiana Marini. Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM). FAPESP-Relatório de pesquisa, 2021.
RINALDI, Renata Portela. Informática na Educação: um recurso para a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professoras-mentoras. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, 2006.
RODGERS, Carol. Defining reflection: another looks at John Dewey and reflective thinking. Teachers College Record, n. 104, 4, p. 842-866, 2002.
SHULMAN, Lee. Those who understand knowledge growth. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee S. Knowledge, and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.
SILVA, Jéssica Francine Ferreira da. Processos de construção da identidade de mentoras iniciantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
SOUZA, Ana Paula Gestoso de; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional. v. 20, p. 1910-1937, 2020a.
SOUZA, Ana Paula Gestoso; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4142119, 2020b.
SOUZA, Ana Paula Gestoso; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Práxis Educacional (Online), v. 18, p. e9099, 2022.
SOUZA, Ana Paula Gestoso; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SILVA, Jessica Francini; GRACIOLI, Jefferson Muniz Alves. Mentoras Iniciantes: marcas da constituição da identidade profissional reveladas em narrativas. Cadernos de Pesquisa, p. 347-374, 2021.
SOUZA, Ana Paula Gestoso.; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues.; BARROS, Bruna C.; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Formação e aprendizagens de mentoras iniciantes em um programa de Indução à docência. Imagens da Educação, v. 9, n. 2, p. 141-156, 16 set. 2019.
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigue. Programa de Mentoria para Professores das séries iniciais: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente (PMO), FAPESP –Relatório de pesquisa, UFSCar, 2007.
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O que um mentor precisa saber? Ou: sobre a necessidade de um mentor construir uma visão multifocal. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33–44, 2011.
TIMPERLEY, Helen. Mentoring conversations designed to promote student-teacher learning. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 29, n. 2, p. 111–123, 2001.
TIMPERLEY, Helen. Professional Conversations and Improvement-Focused Feedback: A Review of the Research Literature and the Impact on Practice and Student Outcomes, prepared for the Australian Institute of Teaching and School Leadership, AITSL, Melbourne, 2015.
VAILLANT, Denise. Pensando a largo plazo: Los profesores del siglo XXI. Organización y Gestión Educativa, n. 1, p. 10, enero de 2003.
VAUGHAN, Norman. Designing for an inquiry-based approach to blended and online learning. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 30–47, 2015.
WANG, Jean; ODELL, Sandra J. Mentored Learning to Teach According to Standards-Based Reform: A Critical Review. Pennsylvania. Review of Educational Research. v. 72, Iss: 3, p 481-546, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30