Políticas de indução profissional docente: análises de programas realizados pela UFSCar, os mentores e sua formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996456

Palavras-chave:

Formação de professores, Programas de indução à docência, Educação Básica.

Resumo

Considerando parte das contribuições e desafios identificados em três pesquisas-intervenções centradas em programas de mentoria para professores iniciantes, apresentam-se alguns resultados sobre os mentores e características das propostas formativas para que esses professores pudessem oferecer o suporte pretendido. Os programas foram desenvolvidos, ao longo dos últimos 20 anos, por um grupo de pesquisadores de uma universidade pública e apresentam especificidades em suas ofertas, tais como: assistência a professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental - anos iniciais, Educação de Jovens e Adultos); características dos mentores (perfis profissionais e tempo de atuação em sala de aula); usos da Internet (entre mentores e iniciantes e entre mentores e grupo de pesquisa); e uso ou não de ferramentas virtuais. Algumas dimensões dos programas investigados são apresentadas: concepção sobre a mentoria; eixos teóricos e metodológicos, principais características e práticas. Os resultados referem-se aos professores experientes participantes das iniciativas e características das ações de formação inicial e continuada ofertadas para atuar como mentores de professores em início de carreira. Por fim, sugere-se que as políticas de apoio aos professores iniciantes da carreira profissional, indução e mentoria considerem o desenvolvimento de processos formativos sistemáticos e de longo prazo. O esforço central das propostas formativas com esse propósito deve ser o ensino, a aprendizagem da docência e a atuação profissional docente.

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Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores.

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP), supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar) e coordenadora do curso de Pedagogia-SEaD/UFSCar. Atuou na Coordenação do curso de Pedagogia na modalidade presencial (UFSCar-campus São Carlos) no biênio 2019-2021. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino - aprendizagem, aprendizagem da docência, professor iniciante, programas de indução de professores, formação para a mentoria, processos/práticas de mentoria, identidade profissional docente, identidade profissional de mentor, formação inicial de professor. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É membro do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Titular da UFSCar. Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Foi chefe de departamento em 2012 e 2013. Foi coordenadora na UFSCar do Doutorado Interinstitucional PPGE-UFSCar/ Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão - 2011-2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos de 2015 a 2018.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

REALI, A. M. de M. R.; SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Políticas de indução profissional docente: análises de programas realizados pela UFSCar, os mentores e sua formação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6456006, 2024. DOI: 10.14244/198271996456. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6456. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-11
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##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30

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