O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: COMPREENSÕES E SIGNIFICADOS A PARTIR DO SEU COTIDIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6950

Palavras-chave:

Formação de professores, educação Física, P´ratica profissional

Resumo

Este estudo qualitativo, do tipo exploratório, teve como objetivo investigar a compreensão de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) a partir da interpretação de seus participantes (estagiários e professores) e da dinâmica de seu cotidiano. A pesquisa se valeu de instrumentos e técnicas, como entrevista semiestruturada e observação participante, e utilizou os pressupostos da análise dos dados de Bogdan e Biklen (1994). O conceito de cotidiano foi interpretado à luz do referencial de Michel de Certeau (1998), que analisa práticas e estratégias que podem influenciar, ou não, as decisões que moldam o espaço, neste caso, o ECS. Os resultados indicaram que o ECS foi compreendido como um espaço de prática e/para práticas, que carrega características históricas da formação, mas também avança para uma formação profissional, sendo que o contato com as escolas enriqueceu e ampliou a interpretação dos estagiários sobre o ECS, ao mesmo tempo em que possibilitou uma retomada das trajetórias e práticas dos professores. Assim, o cotidiano do estágio é um espaço que traz diferentes interpretações de prática e práticas, que, inseridas em estruturas sociais que dualizam teoria e prática, buscam gerar conhecimento sobre a prática profissional. Dessa forma, como considerações finais, aponta-se que o cotidiano do estágio é um espaço ativo de construção de saberes, pelo qual os praticantes reconhecem distintas formas de compreender esse momento da formação, oferecendo diferentes caminhos sobre as práticas que oscilam e se entrelaçam, com vista a uma formação profissional.

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Publicado

17.03.2025

Como Citar

BIKEL, Roque Luiz; BENITES, Larissa Cerignoni. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: COMPREENSÕES E SIGNIFICADOS A PARTIR DO SEU COTIDIANO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e695006, 2025. DOI: 10.14244/reveduc.v19i1.6950. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6950. Acesso em: 25 abr. 2025.
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