Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994142Palavras-chave:
Formação de professores, Programa de indução, Professores experientes, Práticas de Mentoria.Resumo
Trata-se de uma pesquisa exploratória que se volta para a atuação de duas mentoras iniciantes – professoras experientes – enfocando as práticas de mentoria, as imagens projetadas dos processos realizados e as relações que podem ser estabelecidas entre esses dois aspectos. Compreende-se que essas práticas são processos de ações intencionais – derivadas de processos contínuos de interpretação e de tomada de decisão – voltadas para a aprendizagem profissional da docência e dirigidas às demandas dos professores iniciantes acompanhados. Foram analisadas as produções das mentoras ao longo de 19 meses e as interações estabelecidas com as professoras iniciantes que acompanharam. Observa-se que cada mentora está construindo um estilo próprio de ser mentora e nesse processo elas vão interpretando a si mesmas inseridas em determinado contexto e desenvolvendo uma resposta própria às situações enfrentadas. Seus comportamentos e práticas de mentoria revelam o quanto se apoiam na própria prática docente e ao mesmo tempo demonstram que tomam decisões, agem e se reconhecem como mentoras. Evidencia-se que elas estão construindo quadros de referência para a mentoria. A construção de um modo próprio de se ver como mentora e de atuar como tal revela padrões de mentoria, as características das presenças social, docente e cognitiva e as especificidades de cada interação e, de certo modo, as aprendizagens das professoras experientes nesse processo.
Métricas
Referências
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; FERNANDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madri, Espanha: Editorial La Muralla S.A., 2001.
BRAGA, Fabiana Marini et al. Diálogo intergeracional virtual, conversas interativas em um Programa Híbrido de Mentoria: temas e características da abordagem de professoras experientes-mentoras, artigo não publicado, 2019.
GARRISON, Randy; ANDERSON, Terry; ARCHER, Walter. Critical thinking, cognitive presence and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance education, Pennsylvania, v.15, n.1, p.7-23, 2001. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/245816834_Critical_Thinking_Cognitive_Presence_and_Computer_
Conferencing_in_Distance_Education. Acesso em: 10 de fev. de 2010.
GLICKMAN, Carl D. The Developmental Approach to Supervision. Educational Leadership. Virginia. v.38, n.2, p178-80, nov. 1980.
HONG, Yihua; MATSKO, Kavita Kapadia. Looking Inside and Outside of Mentoring: Effects on New Teachers’ Organizational Commitment. American Educational Research Journal, December 2019, Vol. 56, No. 6, pp. 2368–2407.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, p. 31-61, 1995.
KENNEDY, Mary. Parsing the Practice of Teaching. Journal of Teacher Education, v. 67, n. 1, p. 6-17, 2016.
MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo profesional docente: Cómo se aprende a enseñar? Narcea, S.A. de Ediciones, 176p, 2009.
MIZUKAMI, M. da G. N; REALI, A. R. Aprender a Ser Mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 113-133, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm Acesso em 13 de dezembro de 2019.
NÓVOA, Antonio. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm Acesso em 13 de dez. de 2019.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Pucinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Programa de mentoria on-line: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa. São Paulo. 34 (1), pp. 77-95. jan./abr., 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022008000100006&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 5 de mai. de 2015.
SNOECKX, Mireille. Formadores de Professores, uma identidade ainda balbuciante. In ALTET, Marguerite et. al. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-06-03
##plugins.generic.dates.published## 2020-10-09