Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994142

Palavras-chave:

Formação de professores, Programa de indução, Professores experientes, Práticas de Mentoria.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória que se volta para a atuação de duas mentoras iniciantes – professoras experientes – enfocando as práticas de mentoria, as imagens projetadas dos processos realizados e as relações que podem ser estabelecidas entre esses dois aspectos. Compreende-se que essas práticas são processos de ações intencionais – derivadas de processos contínuos de interpretação e de tomada de decisão – voltadas para a aprendizagem profissional da docência e dirigidas às demandas dos professores iniciantes acompanhados. Foram analisadas as produções das mentoras ao longo de 19 meses e as interações estabelecidas com as professoras iniciantes que acompanharam. Observa-se que cada mentora está construindo um estilo próprio de ser mentora e nesse processo elas vão interpretando a si mesmas inseridas em determinado contexto e desenvolvendo uma resposta própria às situações enfrentadas. Seus comportamentos e práticas de mentoria revelam o quanto se apoiam na própria prática docente e ao mesmo tempo demonstram que tomam decisões, agem e se reconhecem como mentoras. Evidencia-se que elas estão construindo quadros de referência para a mentoria. A construção de um modo próprio de se ver como mentora e de atuar como tal revela padrões de mentoria, as características das presenças social, docente e cognitiva e as especificidades de cada interação e, de certo modo, as aprendizagens das professoras experientes nesse processo.

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Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, UFSCarhttp://orcid.org/0000-0002-2015-0829

graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos - 2014). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE) e no Ensino Superior (UFSCar). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP) e supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar)

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4142119, 2020. DOI: 10.14244/198271994142. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4142. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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