Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras (Well succeeded pedagogical practices: a dialog with teachers´ speeches)

Autores

  • Heloisa Chalmers Sisla UFSCar
  • Ana Paula Gestoso de Souza UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991730

Resumo

We searched to identify and understand the presence and absence of elements related to good teachers and well succeeded practices through the perspectives of five Brazilian teachers. For such were conducted semi-structured interviews. Data analysis was oriented by the following axes: teaching knowledge basis, reflection about own schooling, reflection on the influence of family in the profession, analysis about pedagogical practice and educational situations, connection between personal and institutional projects, political participation, and articulation between theory and practice. The results indicate an emphasis in teachers´ speeches to aspects of well succeeded practices related to the classroom, particularly directed to the types of knowledge that compound teaching basis and the belief and interactions directed to students´ learning. The five teachers interviewed recognized the need to master solid contents knowledge to teach, as well as general pedagogic and pedagogical content knowledge. The relationship between teacher and students was pointed out by four teachers and one of them related a good relationship with students with the lack of indiscipline in her classes. The belief on the capacity of students was mentioned by three teachers. Political and pedagogical participation emerged in the discourse of three teachers. We noticed the absence of elements that educational literature has been pointing out as belonging to the concept of good teacher or well succeeded practices focusing on collective work and to reflection and writing regarding teachers´ trajectory and the analysis of educational situations.

Keywords: Well-succeeded pedagogical practices, Teacher education, Teachers´ perspectives.

Resumo

Buscou-se identificar e compreender elementos presentes e ausentes sobre práticas bem sucedidas e sobre o conceito de boas/bons professoras/es a partir das perspectivas de cinco professoras atuantes numa escola de Educação Básica. Para tanto realizamos entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi guiada pelos seguintes eixos: base de conhecimento docente, reflexão sobre a própria escolarização, reflexão sobre a influência da família na profissão, análise sobre a prática pedagógica e situações educativas, conexão entre projeto pessoal e institucional, participação político-pedagógica, coerência/articulação entre teoria e prática. Os resultados indicaram uma ênfase nos discursos das professoras relativos à sala de aula para aspectos de práticas bem sucedidas, particularmente nos tipos de conhecimentos que compõem a base de ensino e a crença e aposta na aprendizagem de todas/os estudantes. As cinco entrevistadas reconheceram a necessidade de dominar conhecimentos sólidos específicos para concretizar a docência, assim como do conhecimento pedagógico geral e pedagógico do conteúdo. A relação entre professora e estudantes foi indicada por quatro das professoras e uma delas associou uma boa relação com estudantes à ausência de indisciplina em suas aulas. A crença na capacidade dos/as estudantes foi indicada por três professoras. A participação política e pedagógica manifestou-se no discurso de três das professoras. Estiveram ausentes elementos que a literatura vem apontando como pertencentes ao conceito de bom professor ou práticas bem sucedidas, voltados para o trabalho coletivo e para a reflexão e registro da trajetória docente e análise das situações educativas.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas bem sucedidas, Formação de professores/as, Perspectivas de professoras.

References:

AQUINO, J G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n.2, sem numeração, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200011. Acesso em: 5 jun. 2016.

CARDELLI, D. T.; ELLIOT, L. G. Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em área de risco. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 77, p. 769-798,  out./dez.  2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362012000400008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  10  dez.  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000400008.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, n. 4, v. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002.

CONNEL, R. Bons professores em um terreno perigoso: Rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 165-184, 2010.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 1989.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. O professor como sujeito do fazer docente: a prática pedagógica nas 5ª séries. 1992. 262 f. (Tese de doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUARNIERI, M. R. O trabalho docente nas séries iniciais do 1º grau: elementos para compreensão da competência no cotidiano escolar. 1990. 229f. (Dissertação de mestrado em Educação). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1990.

GUILHERME, C. C. F. Práticas docentes no regime de progressão continuada. Araraquara: Junqueira e Marin, 2007.

KAPPEL, V. B.; GONTIJO, D. T.; MEDEIROS, M.; MONTEIRO, E. M. L. M. Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores.  Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 51, p. 723 – 735, dez. 2014.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, sem numeração, 2004. Disponível em: www.ufsm.br/ce/revista/. Acesso em: 5 jun. 2016.

NACARATO, A. M.; VARANI, A.; CARVALHO, V. O cotidiano do trabalho docente: palco, bastidores e trabalho invisível... abrindo as cortinas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.

NÓVOA, A. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, A. (Org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, p.13-42, 1999.

OSTI, A.; BRENELLI, R. P. Sentimentos de quem fracassa na escola. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 3, p. 417-426, set/dez 2013.

PAPI, S. O. G. Professoras iniciantes bem-sucedidas: elementos de seu desenvolvimento profissional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 34, 2011, Natal. Anais... Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108:trabalh os-gt08-formacao-de-professores&catid=47:trabalhos&Itemid=59>. Acesso em 25 março 2013.

PIMENTA, S. G. O estágio supervisionado na formação de professores: unidade teoria e prática?. São Paulo: Cortez, 2006.

RASCHE, V. M.; KUDE, V. M. Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 57, p. 61-70, maio, 1986.

SCHÖN, D. Educating the reflective practioner. San Francisco: Jossey-Bass Inc. Publishers, 1986.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: WILSON, S. M. (Ed.). The wisdom of practice: Essays on teaching, learning and learning to teach. United States of America: Jossey-Bass, p.189-215, 2004.

SOUZA, A. P. G.; MEDEIROS, L. M.; CARNEIRO, R. F.; TANCREDI, R. M. S. P. Saberes e fontes de aprendizagem de professoras consideradas bem-sucedidas. Cadernos de Educação (UFPel), v. 34, p. 221-235, 2009.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

WARD, J. R.; MCCOTTER, S. S. Reflection as visible outcome for preservice teachers. Teaching and teacher education, Orlando, FL, v. 20, p. 243-257, 2004.

YOST, D. S.; SENTNER, S. M.; FORLENZA-BAILEY, A. An examination of the construct of critical reflection: Implications for teacher education programming in the 21st Century. Journal of Teacher Education, East Lansing, v. 51, n.1, p. 39-49, 2000.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, mai./ago., 2008.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Heloisa Chalmers Sisla, UFSCar

Professora associada. Atua no curso de Pedagogia presencial e está na vice-coordenação. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores e em práticas pedagógicas de leitura e escrita.

Ana Paula Gestoso de Souza, UFSCar

graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos - 2014). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE) e no Ensino Superior (UFSCar). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP) e supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar)

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

SISLA, H. C.; SOUZA, A. P. G. de. Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras (Well succeeded pedagogical practices: a dialog with teachers´ speeches). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 521–539, 2017. DOI: 10.14244/198271991730. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1730. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-06-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-11-17
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21