ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE – REDE ESCOLAR – ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6954Palavras-chave:
Educação Física, Formação Prática, Aprendizagem Profissional, Profissionalização do EnsinoResumo
Este trabalho explora o tema: Pedagogia do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (PESPE) na relação Universidade - Rede Escolar - Escola, tendo como fundamentação o ensino como profissão. O objetivo é analisar o estágio supervisionado (ES) e a prática de ensino (PE) no âmbito da profissionalização docente (ProD) visando uma PESPE, em três pesquisas integradas. Foram utilizados: estudo exploratório, estudo de caso, pesquisa construtivo-colaborativa, bem como: consulta a banco de teses e dissertações, fonte documental, entrevista, oficina pedagógica, análise de conteúdo. Participaram 60 pessoas: alunos/EF, professores escolares/EF, professores universitários/EF, professores coordenadores, dentre os resultados, destacam-se: (1) Estado do Conhecimento no ES - consulta a banco de teses de dissertações em ES (1996-2019) deram ênfases: Relação Universidade-Escola, Formação do Formador de ES e Acolhimento e Acompanhamento. (2) Conhecimento Profissional Docente (CPD)– abordou a Relação Universidade-Escola e Construção do CPD, explorando: Integração Teoria e Prática, Relações Intergeracionais e Dispositivos Reflexivos. (3) Universidade-Diretoria de Ensino-Escola - emergiu um Projeto Integrado: Formação em Alternância no tempo entre-dois do ES; o Coordenador Pedagógico como Formador no ES; Acolhimento e Acompanhamento; Política Educativa: Universidade –Rede Escola –Escola. Concluiu-se que é necessário um PI e uma política educativa mais objetiva, pois a perspectiva de uma PESPE assim o exige, considerando: formação em alternância, equipe de trabalho, cultura profissional e compromisso educacional.
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