O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6942Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Educação física, dossiêResumo
O estágio supervisionado é um componente essencial na formação de professores, pois representa a transição do espaço acadêmico para a prática profissional. Ao se inserirem no cotidiano escolar, os estagiários vivenciam rotinas, desafios e dinâmicas institucionais que caracterizam a profissão docente. Essa imersão possibilita não apenas o contato com a realidade do ensino, mas também a compreensão dos múltiplos aspectos que perfazem o trabalho do professor. Assim, este dossiê privilegia trabalhos que apontem para investigações com vistas ao reconhecimento e a valorização do estágio supervisionado como área de conhecimento, produção de saberes, socialização e lócus de formação.
Métricas
Referências
Alves, M., MacPhail, A., Queirós, P., & Batista, P. (2019). Becoming a physical education teacher during formalised school placement: A rollercoaster of emotions. European Physical Education Review, 25(3), 893-909.
https://doi.org/10.1177/1356336X18785333
Batista, P. (2024). Formar professores para os desafios profissionais futuros: o potencial das comunidades de prática e do prático investigador. Educação, Sociedade & Culturas, 67, 1-20. https://doi.org/https://doi.org/10.24840/esc.vi67
Batista, P., Graça, A. (2021). Construir a Profissão na Formação de Professores de Educação Física: Processos, Desafios e Dinâmicas Entre a Escola e a Universidade. Pro-Posições, 32, e20180084. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0084
Brasil. (2019). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019 Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 115-119.
Brasil. (2002). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. de 2002. Seção 1, p. 8.
Brasil. (2001). Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 9, de 8 de maio de 2001, Brasília, n. 476.
Barreto, E. S. de S.; André, M. E. A; Almeida, P. C. A. de (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO.
Cardoso, I; Batista, P; Garcia, A. (2016) Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada. Sociologia, Porto, XXXII, 125-145.
https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426549569007.
Comissão Europeia. (2013, 18 junho). Grupo de Alto Nível da UE: Formar os professores para o ensino. Comissão Europeia. https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/IP_13_554Cordingley,
Gatti, B. A.; Barreto, E. S. de S.; André, M. E. A; Almeida, P. C. A. de. (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO.
Golzar, J. (2020). Teacher identity formation through classroom practices in the post-method era: A systematic review. Cogent Education, 7(1), 1-19. https://doi.org/https://doi.org/10.1080/2331186x.2020.1854404
Isse, S. F.; Molina Neto, V. (2016). Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema. J. Phys. Educ., 27(1), p. 1-16, e2759.
Libâneo, J.C.; Pimenta, S. (1999). Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, 20(68), p. 239-277.
Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106–1133. https://doi.org/10.1590/198053144843
Nóvoa, A. (2019). Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, 44(3).
https://doi.org/10.1590/2175-623684910
O’Donoghue, T., Harford, J., O’Doherty, T. (2017). Teacher preparation in Ireland: History, policy and future directions. Emerald
Oliveira, D.; Santos, K. A. (2018). Políticas de formação docente e a educação em tempo integral. Revista Práxis Educacional, 14(28), p. 16-40.
Sarti, F. M. (2009) Parceria Intergeracional e Formação Docente. Educação em Revista, 25(02), p. 133-152.
Souza Neto, S; Cyrino, M; Borges, C. (2019). O Estágio Curricular Supervisionado como lócus central da profissionalização do ensino s espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), p. 52-72.
https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13439
Vedovatto, D.; Souza Neto, S.; Benites, L. C. (2023). Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física. e-Curriculum, São Paulo, 21(1), e56293.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dijnane Vedovatto, Paula Batista, Elisangela Ananias, Gelcemar Farias, Samuel de Souza Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2025-03-17