A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM CONTEXTO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO NO BRASIL E EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6945Palavras-chave:
: Formação de Professores, Estágio para a Docência, Identidades, Universidade e EscolaResumo
Na formação de professores, o estágio representa um espaço central para o processo de aprender a ser professor, permitindo a renegociação de entendimentos e reconfiguração das identidades profissionais. Este estudo visou analisar como é que estagiários de diferentes instituições de formação do Brasil e Portugal compreendem e experienciam o estágio profissional, bem como é que (re)constroem as suas identidades profissionais ao longo do processo. Participaram no estudo 59 estagiários de cinco instituições de formação de professores de Educação Física (três brasileiras e duas portuguesas). Os dados foram recolhidos em dois grupos focais por instituição, no início e no final do estágio, e submetidos a uma análise temática, tendo sido identificados cinco temas: i) Do acolhimento ao ser reconhecido na e pela comunidade educativa, (ii) Valor formativo do estágio, (iii) Interfaces entre a teoria (da universidade) e a prática (na escola), (iv) Reconstrução de entendimentos e de práticas e (v) Marcas do aprender a ser professor. Apesar das diferenças estruturais entre os modelos de estágio, as semelhanças prevaleceram. O contacto com as exigências reais da profissão docente levou os estagiários a ressignificarem as suas crenças e perspectivas acerca da profissão, ampliando a sua compreensão sobre a complexidade dos papéis e responsabilidades inerentes à profissão. Influenciada por fatores, como o contexto escolar, os níveis de ensino e os agentes de socialização, as identidades profissionais mostraram-se fluidas e em transformação, reforçando a importância de espaços formativos integrados e reflexivos e do suporte de agentes de socialização da escola e da universidade.
Métricas
Referências
ALLARD, A.; SANTORO, N. (2006) Troubling identities: Teacher education students’ constructions of class and ethnicity. Cambridge Journal of Education, 36(1), p. 115-129.
https://doi.org/10.1080/03057640500491021
AMORIM, C.; SILVA, E. (2024). Can school placement foster professional identity formation? A multiple case study. Journal of Education for Teaching.
https://doi.org/10.1080/02607476.2024.2390397
BATISTA, P. (2024). Formar professores para os desafios profissionais futuros: o potencial das comunidades de prática e do prático investigador. Educação, Sociedade & Culturas, 67(1), p. 1-20.
https://doi.org/https://doi.org/10.24840/esc.vi67
BATISTA, P.; GRAÇA, A. (2022). Construir a Profissão na Formação de Professores de Educação Física: Processos, Desafios e Dinâmicas Entre a Escola e a Universidade. In: I. E. S. (Org). Formação Docente: Estudos de caso. Editora IOLE.
BATISTA, P.; GRAÇA, A.; MOURA, A.; RIBEIRO-SILVA, E.; ESTRIGA, L. (2024). Building Bridges in Teacher Education to Enhance Teachers for Students’ Diversity in Physical Education. Educ. Sci., 14(1045).
https://doi.org/10.3390/educsci14101045
BELTMAN, S.; GLASS, C.; DINHAM, J.; CHALK, B.; NGUYEN, B. (2015). Drawing identity: Beginning pre-service teachers’ professional identities. Issues in Educational Research, 25(3), p. 225-245.
CARVALHO-FILHO, J.; BATISTA, P.; SOUZA-NETO, S. (2021). O estágio supervisionado em educação física no Brasil: uma scoping review de teses e dissertações. Movimento, 27(e27055).
https://doi.org/10.22456/1982-8918.112069
CHEPAYTOR-THOMPSON, J.; LYU, W. (2003). Pre-service teacher’s reflections on student teaching experiences: lessons learned and suggestions for reform in PETE programs. Physical Educator, 6(3), p. 2-12.
CHONG, S.; LOW, E. (2009). Why I want to teach and how I feel about teaching: formation of teacher identity from pre-service to the beginning teacher phase. Educational Research Policy Practice, 8(1), p. 59-72.
https://doi.org/10.1007/s10671-008-9056-z.
CURTNER-SMITH, M. (2009) Breaking the cycle of non-teaching physical education teachers: Lessons to be learned from the occupational socialization literature. In: HOUSNER, L.; METZLER, M.; CHEMPP, P. (Eds.). Historic Traditions and Future Directions of Research on Teaching and Teacher Education in Physical Education. Morgantown: Fitness Information Technology.
DICICCO, M.; SABELLA, L.; JORDAN, R.; BONEY, K.; JONES, P. (2014). Great expectations: the mismatched selves of a beginning teacher. The Qualitative Report, 19(1), p. 1-18.
https://doi.org/10.46743/2160-3715/2014.1098
FERREIRA, J.; SOUZA-NETO, S.; BATISTA, P. (2022) Desenvolvimento profissional docente no seio de práticas colaborativas: um estudo no contexto de um programa de formação de professores. Movimento, 28(e28068).
https://doi.org/10.22456/1982-8918.127534
GOLZAR, J. (2020). Teacher identity formation through classroom practices in the post-method era: A systematic review. Cogent Education, 7(1), p. 1-19.
https://doi.org/10.1080/2331186x.2020.1854404
GREEN, K. (2002). Physical education teachers in their figurations: A sociological analysis of everyday ‘‘philosophies’’. Sport, Education and Society, 7(1), p. 65–83.
KAYA, M. H., & DIKILITAS, K. (2019). Construction, reconstruction and developing teacher identity in supportive contexts. The Asian EFL Journal, 1(21), p. 53-58.
LAVE, J., & WENGER, É. (1991). Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge University Press.
LAWSON, H. (1983). Toward a model of teacher socialization in physical education: Entry into schools, teachers’ role orientations, and longevity in teaching. Journal of Teaching in Physical Education, 3(1), p. 3-15.
LAWSON, H. (1983). Toward a model of teacher socialization in physical education: The subjective warrant, recruitment, and teacher Education. Journal of Teaching in Physical Education, 2(3), p. 3-16.
LAWSON, H. (1986). Occupational socialization and the design of teacher education programs. Journal of Teaching in Physical Education, 5(2), p. 107–116.
LORTIE, D. (1975). Schoolteacher: A Sociological Study. Chicago: University of Chicago Press.
MERTON R. K.; READER, G.; KENDALL, P. (1957). The Student-Physician: Introductory Studies in the Sociology of Medical Education. Harvard University Press.
MILES, M., HUBERMAN, M.; SALDAÑA, J. (2014). Qualitative data analysis: A methods source book (3rd ed.). SAGE.
MILFORD, Z.; REED, A. C. (2024). From Student to Teacher: Renegotiating Professional Identities. Educational Considerations, 49(3), p. 1-10. https://doi.org/10.4148/0146-9282.2381
MOURA, A.; MACPHAIl, A.; GRAÇA, A.; BATISTA, P. (2023). Providing physical education preservice teachers with opportunities to interrogate their conceptions and practices of assessment. European Physical Education Review, 29(1), p. 162-179.
https://doi.org/10.1177/1356336X221129057
NGHIA, T.; TAI, H. (2017). Preservice teachers’ identity development during the teaching internship. Australian Journal of Teacher Education, 42(8), p. 1-15.
https://doi.org/10.14221/ajte.2017v42n8.1
PATTON, M. Q. (2002). Qualitative Research and Evaluation Methods. Sage Publications.
PIKE, S.; FLETCHER, T. (2014). A Review of Research on Physical Education Teacher Socialization from 2000-2012. Revue phenEPS/PHEnex Journal, 6(1), p. 1-17.
https://ojs.acadiau.ca/index.php/phenex/issue/view/136
RICHARDS, K.; TEMPLIN, T.; GAUDREAULT, K. (2013). Organizational challenges and role conflict: Recommendations for the preparation of physical education teachers, Quest, 65(4), p. 442-457.
RICHARDS, K.; TEMPLIN, T.; GRABER, K. (2014). The socialization of teachers in physical education: review and recommendations for future works. Kinesiology Review, 3(2), p. 113–134.
RICHARDSON, V. (2003). Preservice teachers’ beliefs. In: RATHS, J.; MCANINCH, A. (Eds.), Teacher Beliefs and Classroom Performance: the Impact of Teacher Education. Information Age.
SOFO, S.; CURTNER-SMITH, M. D. (2010). Development of Preservice Teachers’ Value Orientations and Beliefs during a Secondary Methods Course and Early Field Experience. Sport Education and Society, 15(3).
SOUZA-NETO, S.; CYRINO, M.; BORGES, C. (2019). O estágio curricular supervisionado como lócus central da profissionalização do ensino. Revista Portuguesa de Educação, 32(1).
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000100005.
STARCK, J. R.; RICHARDS, K. A. R.; O’NEIL, K. (2018). A Conceptual Framework for Assessment Literacy: Opportunities for Physical Education Teacher Education, QUEST, 70(4).
https://doi.org/https://doi.org/10.1080/00336297.2018.1465830
STRAN, M.; CURTNER-SMITH, M. (2009). Influence of occupational socialization on two preservice teachers’interpretation and delivery of the sport education model. Journal of Teaching in Physical Education, 28(1), p. 38-53.
TARDIF, M. (2013) Saberes docentes e formação profissional. Vozes.
TEMPLIN, T.; RICHARDS, K. (2014). McCloy Lecture: Reflections on socialization into physical education: An intergenerational perspective. Research Quarterly for Exercise and Sport, 85(4), p. 431–445.
VEDOVATTO, D.; SOUZA-NETO, S.; BENITES, C. (2023). Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física. Revista e-Curriculum, 21(1), p. 1-30.
https://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293
YUAN, R.; LIU, W.; LEE, I. (2019). Confrontation, negotiation, and agency: Exploring the inner dynamics of student teacher identity transformation during teacher practicum. Teachers and Teaching, 25(8), p. 972-993.
https://doi.org/10.1080/13540602.2019.1688286
ZEICHNER, K.; GORE, J. (1990). Handbook of Research on Teacher Education. Macmillan Publishing Company.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Batista, Elsa Ribeiro-Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2025-03-17