Apresentação do Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996899

Palavras-chave:

Indução docente.

Resumo

Apresentação: Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Professora visitante no Centro de Investigação Avançada em Educação da Universidad de Chile, de setembro de 2022 a agosto de 2023, onde desenvolveu pesquisa pós-doutoral com o apoio Capes PrInt. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB) na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Doutora em Educação pela PUC SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) e pesquisadora da Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado). Bolsista produtividade de pesquisa do CNPq.  

Referências

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: "Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. 1-15, jan./dez. 2020.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. O agir e reagir de professores iniciantes na docência: contornos de uma pesquisa-formação sobre indução. In: MARCELO, Carlos; MONTEIRO, Ana Maria; RABELO, Amanda Oliveira; MARCELO-MARTINEZ, Paula; REIS, Maria Amélia. (orgs.). Programas de apoio e indução ao professor iniciante. São Paulo: Annablume, 2022, p. 327-352.

LAHTERMAHER, Fernanda. Comunidades de aprendizagem docente como estratégia de indução profissional. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

VEENMAN, Simone. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, 1984.

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

CRUZ, G. B. da .; FARIAS, I. M. S. de .; HOBOLD, M. de S. . Apresentação do Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6899002, 2024. DOI: 10.14244/198271996899. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6899. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2024-03-18
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30