Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996475

Palavras-chave:

Indução docente, Desenvolvimento profissional docente, Professores iniciantes, Revisão sistemática de literatura.

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar sentidos de indução docente e perspectivas para a sua implementação, seja pela via de políticas públicas educacionais, programas institucionais ou ações específicas em sua direção. Decorre de pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa, centrada em uma revisão sistemática de literatura, para fins de síntese de evidências. Foram revisados 83 artigos, publicados em 5 bases distintas, selecionadas pelo fato de abrangerem uma coleção significativa de periódicos científicos internacionais com interface na área de Educação: Sage Journals, Science Direct, SciELO, Scopus e Taylor y Francis. O recorte temporal estabelecido foi de 2002 a 2022, de modo a abarcar as duas últimas décadas, quando o tema da indução docente alcançou maior circularidade e consolidação na área. As análises são descritas em quatro eixos: enfoques temáticos; enfoques teórico-metodológicos; ações e intenções; perspectivas de formação. Os resultados indicam que as práticas de indução se coadunam com o apoio e a assistência formativa ao professor que se encontra nos primeiros anos de exercício profissional, por meio de políticas e programas de indução, que apresentam níveis e configurações distintas, conforme o contexto, as condições e as contingências institucionais. As análises permitiram a composição de um quadro de perspectivas à indução assentado em três marcos estratégicos: considerar as dificuldades dos professores e suas formas de resistência; estimular o desenvolvimento profissional; e garantir condições objetivas de trabalho e formação.

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Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Professora visitante no Centro de Investigação Avançada em Educação da Universidad de Chile, de setembro de 2022 a agosto de 2023, onde desenvolveu pesquisa pós-doutoral com o apoio Capes PrInt. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga. Suas pesquisas recentes, financiadas pelo CNPq e FAPERJ, se inscrevem no campo da pesquisa com professores focalizando a articulação entre didática e conhecimento profissional docente, com particular interesse nos processos de indução docente de professores em situação de inserção profissional.

Beatrice Ávalos , Universidad de Chile (UChile)

Ph.D. em Educação (Universidade de Saint Louis). Prêmio Nacional de Ciências da Educação 2013, Chile. Atualmente é professora titular e pesquisadora do CIAE da Universidade do Chile, onde lidera estudos sobre professores e sua formação. Entre 2008 e 2010 dirigiu o Núcleo Millennium: A Profissão Docente no Chile, e entre 2007-2010 a aplicação no Chile do estudo internacional sobre formação de professores IEA TEDS-M. Entre 1997 e 2002, coordenou o Projeto de Fortalecimento da Formação Inicial de Professores (Ver: Professores para o Chile: História de um Projeto. Santiago: MINEDUC, 2002). É membro dos conselhos editoriais internacionais do British Education Research Journal, do International Journal of Education Development, Teaching and Teacher Education e do Compare College of Reviewers. Anteriormente, foi professora nas Universidades Católicas do Chile, Cardiff, País de Gales e Papua Nova Guiné. Entre suas publicações, destaca-se "Heróis ou Vilões: A Profissão Docente no Chile". Santiago: Editora Universitária, 2013.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

CRUZ, G. B. da; ÁVALOS , B. Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6475003, 2024. DOI: 10.14244/198271996475. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6475. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-19
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30