As relações com os saberes não consensuais na educação física escolar: com a palavra os/as estudantes
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6913Palavras-chave:
Relação com o saber, Educação física, Aluno, Grupo focalResumo
O objetivo deste artigo é explicitar as relações com os saberes não consensuais atribuídas aos modos e às razões de estar, permanecer e desejar aprender com e nas aulas de educação física. A principal escolha metodológica consiste em grupos focais para valorizar as interações dos/as estudantes de uma escola pública municipal na periferia de São Paulo. A partir de suas vozes, foram cotejadas as relações não consensuais com os saberes, ressaltando as principais dissonâncias que se afastaram do consenso. Ao discutir a especificidade de cada relação com o saber nas aulas de educação física, quatro aspectos foram destacados: a possibilidade dos saberes provocarem medo ou insegurança, a não dependência dos saberes do/a professor/a, a necessidade de internalizar os conhecimentos ao invés de memorizar os conteúdos, e a possibilidade de manipulação de alguns objetos sem a exigência de dominá-los. Os temas identificados nessas relações dizem respeito à sensibilidade, aos limites dos saberes docentes, à avaliação, à obrigação, aos objetos e aos materiais. À guisa de conclusão, os/as alunos/as precisam ser tratados/as como sujeitos/as concretos à medida que se revelam diante dos próprios saberes não consensuais. Essa perspectiva pode revelar pistas sobre o que vale a pena fazer parte do currículo escolar tanto na educação física como em outras áreas.
Métricas
Referências
BARBOSA, Luziangela de Carvalho; OLIVEIRA, Laura Melo de; CORDEIRO, Lucas Luan de Brito; XAVIER, Vanessa Maria Ferreira Luduvino; BEZERRA FILHO, Sérgio Renato; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SILVA, Iury Crislano de Castro; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A educação para as relações étnico-raciais (ERER) e as proposições teórico-metodológicas da educação física escolar: reflexões entre licenciandos/as. In: SOARES, Wellington Danilo; FINELLI, Leonardo Augusto Couto (Orgs.). Educação física escolar: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Científica Digital, 2022, pp. 11-23. Disponível em: https://doi.org/10.37885/221110983. Acesso em: 19 fev. 2023.
BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BRUNO, Brena Dias; GONÇALVES, Yasmin; SILVA, Iury Crislano de Castro; FLOR, Breno José Mascarenhas Sá de; FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e as interseccionalidades: diálogos (auto)formativos por uma educação física da (re)existência. Cenas Educacionais, Caetité-BA, v. 5, n. e11943, pp. 1-31, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11943. Acesso em: 19 fev. 2023.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e o processo ideológico na teoria da educação. São Paulo: Cortez, 2013a.
CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 73, pp. 161-180, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.62350. Acesso em: 19 fev. 2023.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013b.
CHARLOT, Bernard. Por que (e quem) Paulo Freire incomoda? In: CHARLOT, Bernard; VASCONCELLOS, Celso dos Santos; LIBÂNEO, José Carlos; CAVALLET, Valdo José (Orgs.). Por uma educação democrática e humanizadora. São Paulo: Uniprosa, 2021, pp. 52-54.
FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; LIMA, Cyntia Emanuelle Souza; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. Investigando as relações com os saberes necessários à prática educativa: reflexões dos sujeitos da aprendizagem em educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, edição especial “100 anos de Paulo Freire”, pp. 173-198, 2021. Disponível em: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4-15827910c76d.filesusr.com/ugd/99e0c4_7d16740bd5a944e493364f9b0060fd62.pdf. Acesso em: 19 fev. 2023.
FREIRE, Elisabete dos Santos; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; ARAÚJO, Allyson Carvalho de; SILVA, Cibele Câmara da; TINÔCO, Rafael de Gois; SILVA, Antônio Jansen Fernades da; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 7, n. 22, pp. 950-965, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p950-965. Acesso em: 19 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Limites da direita; neoliberais e progressistas; esquerdas e direita. In: FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 7a ed. São Paulo: Olho d’Água, 2005, pp. 37-44; 59-72.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF-Martins Fontes, 2013.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SANCHES NETO, Luiz; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; SOUZA NETO, Samuel de. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos-SP, v. 8, n. 2, pp. 273-292, 2014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 19 fev. 2023.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciência humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
NOBRE, Adriano Ferreira; FERNANDES, Otoniel Carneiro; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. Reflexões sobre as apropriações dos elementos da teoria da relação com o saber na educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 14, pp. 103-116, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/13254. Acesso em: 19 fev. 2023.
NOBRE, Adriano Ferreira; OLIVEIRA, Laura Melo de; SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. As relações com os saberes na educação física escolar: aproximações conceituais entre fractais, metáforas e metonímias. Revista Internacional Educon, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 3, pp. 1-14, 2022 (no prelo).
SANCHES NETO, Luiz; VENÂNCIO, Luciana. A luta por visibilidade dəs afrolatinəs como desafio curricular à educação física antirracista. In: FILGUEIRAS, Isabel Porto; MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs.). Currículo e prática pedagógica de educação física escolar na América Latina. Curitiba: CRV, 2020, pp. 29-41.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
VENÂNCIO, Luciana, BETTI, Mauro, FREIRE, Elisabete dos Santos; SANCHES NETO, Luiz. Modos de abordar a realidade na educação física escolar: sujeitos interlocutores na relação com o saber. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, v. 1, n. 3, pp. 32-53, 2016. Disponível em: https://47e1bf12-b02d-4d36-84f4-15827910c76d.filesusr.com/ugd/db85a1_ead3e6517bbb4e6aa771b32ea7d0d492.pdf. Acesso em: 19 fev. 2023.
VENÂNCIO, Luciana; BETTI, Mauro. Relationships to knowledge in one Brazilian public school: what do former students learn from physical education classes? In: GARBETT, Dawn; OVENS, Alan (Orgs.). Teaching for tomorrow today. Auckland: Edify, 2015, pp. 141-148.
VENÂNCIO, Luciana; NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos (Orgs.). Mulheres negras professoras de educação física. Curitiba: CRV, 2020, v. 42.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; CHARLOT, Bernard; CRAIG, Cheryl J. Relações com os saberes e experiências (auto)formativas na educação física: perspectivas docentes ao confrontar injustiças sociais em situações adversas de ensino e aprendizagem. Movimento, Porto Alegre, v. 28, n. e28020, pp. 1-21, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122698. Acesso em: 19 fev. 2023.
VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A complexidade dos desafios da educação física na escolarização brasileira na perspectiva da relação com o saber dos(as) alunos(as). Revista Internacional Educon, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 1, e22031019, pp. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47764/e22031019. Acesso em: 19 fev. 2023.
VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. 2017. 59 f. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Faculdade de Educação, São Cristóvão-SE, 2017a. Disponível em: https://redereperes.wixsite.com/reperes/relatorios-e-pos-doutorados. Acesso em: 19 fev. 2023.
VENÂNCIO, Luciana. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 14, pp. 89-102, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/13268. Acesso em: 19 fev. 2023.
VENÂNCIO, Luciana. Narrative of experience from school physical education: the case of a Brazilian woman. In: MENJA, Juanjo; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; PEÑALVO, Francisco José García; DEL POZO, Marta Martín (Orgs.). Search and research: teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Aquilafuente, 2017b, pp. 419-427.
VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 2014. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente-SP, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/122255. Acesso em: 19 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15