Apresentação do dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica

Autores

  • Patrícia Ignácio Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Viviane Castro Camozzato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc186904

Palavras-chave:

Docência, Educação Básica, Dossiê

Resumo

O presente dossiê traz como proposta Pensar a Docência na Educação Básica como materialidade de discursos advindos de campos diversos, como o do currículo, da formação de professores, da prática pedagógica e dos fundamentos da educação, entre outros que se mostram basilares na formação, conformação e produção das identidades docentes. Essa visão caleidoscópica fortalece a percepção de que o que se produz na área da Educação se move além de campos de investigação fendidos. Ela congrega, reúne, mistura, combina, borra fronteiras, produz matizes dos conhecimentos – para este dossiê, conhecimentos da Docência. Como temática em pauta na atualidade e recorrente em todo o mundo, tendo em vista as políticas e normativas de formação de professores e assistentes escolares contemporâneas e, em especial, as discussões decorrentes de investigações envolvendo a prática docente e suas implicações na formação dos sujeitos escolares, urge que pensemos a docência como um todo, e não mais como partes.

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Biografia do Autor

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela UFPE. Pós-doutora em Educação pela UFRN. Professora, pesquisadora e orientadora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, no Centro de Educação da UFRN. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2145-2957.

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora e pesquisadora na Uergs. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2617-0529

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação Ambiental pela FURG. Professora, pesquisadora e orientadora do Instituto de Educação da FURG. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3156-2693

Referências

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Publicado

12-10-2024

Como Citar

IGNÁCIO, P.; CAMOZZATO, V. C. .; GONÇALVES, S. da R. V. . Apresentação do dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6904112, 2024. DOI: 10.14244/reveduc186904. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6904. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12