A pedagogização da pandemia em planos de aula da Nova Escola: quais docências? Quais saberes? Que estudantes?

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DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6829

Palavras-chave:

Pedagogização, Pandemia, Docência, Ensino Fundamental

Resumo

Inspirada nas premissas da análise do discurso foucaultiana, este artigo objetiva dar visibilidade ao processo de pedagogização da pandemia em planos de aula da Nova Escola, evidenciando o biopoder e a biopolítica em operação e suas implicações para a docência, os saberes e os estudantes. Pedagogização  entendida, sobretudo, como a ação de descontextualizar, remodelar, reconceitualizar e recontextualizar os saberes, a partir das regras do discurso que os enuncia. A materialidade investigativa se apoiou em nove planos de aula direcionados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, voltados ao entendimento de microrganismos e vacinas. Os resultados apontam que a pedagogização da pandemia se assenta em um discurso biopolítico, que aciona tecnologias de autocuidado e de cuidado para a manutenção da vida e da força produtiva. Reforçando o imperativo biopolítico de gerenciamento da vida, os planos direcionam esforços educativos ao ensino de práticas e saberes capazes de promover o "fazer viver", em meio a mecanismos reguladores da população, que objetivam a normalização dos comportamentos. Em meio à sincronização entre docência e demandas sociais; à centralidade dos estudantes nas práticas pedagógicas, à co-participação e co-aprendizagem de familiares e comunidade escolar, nota-se um saber-fazer pedagógico gestado para atender a uma urgência social histórica. Diante disso, o que se destaca é a conformação da Pandemia da COVID-19 à estrutura do logos pedagógico, por meio de técnicas e de procedimentos de conversão do conhecimento, articulados a jogos de poder-saber que intencionam a produção de determinados modos de ser sujeitos alinhados aos tempos de excepcionalidade.

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Biografia do Autor

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de estágio doutoral na Universidade de Lisboa (bolsa do CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), onde atua no curso de Licenciatura em Pedagogia, na Unidade de Bagé/RS.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas (Uergs/CNPq) e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS/CNPq).

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Publicado

13-10-2024

Como Citar

CAMOZZATO, V. C.; IGNÁCIO, P.; MOMO, M. A pedagogização da pandemia em planos de aula da Nova Escola: quais docências? Quais saberes? Que estudantes?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6829120, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6829. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6829. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
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