Uma docência navegante na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6622

Palavras-chave:

Docência, Educação do Campo, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental.

Resumo

Este navegar tem uma dimensão viva e problematiza a constituição duma professora de ciências com atuação no campo, nas águas e na floresta. Com o intuito de experimentar um movimento de artistagem em meio à viagem, adotamos a produção de cartas como ferramenta de escrita de si e assim corremos o risco de navegar águas autobiográficas. Nesta empreitada, adotamos o pensamento Foucaultiano, ora admitido como a técnico do cuidado de si, que permite outras possibilidades de existência. Ao embarcarmos no barco da filosofia da diferença, vislumbramos um caminho aberto para ver e dizer uma educação do campo miúda e uma docência nos anos iniciais navegante. Trata-se duma possibilidade de olhar para essa outra modalidade educacional, que carrega marcas potentes de vida.  Ao olharmos para estas marcas, identificamos características específicas da educação do campo, do rio e da floresta: a organização dos espaços como classe multisseriada, a organização e efetivação do calendário escolar, a separação de disciplinas, que evidencia mais uma entre outras importantes questões. Em meio a esta docência navegante da educação básica, traz-se a vida escolar amazônica como experiência de situarmo-nos, enquanto professores, em constante criações, mobilidades e constituições.

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Biografia do Autor

Ana Patricia de Souza Azevedo, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Caroline Barroncas de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (2020). Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), da Escola Normal Superior - ENS/UEA. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

Gabriel da Silva Bentes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2021). Mestrando em Educação em Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Publicado

13.10.2024

Como Citar

DE SOUZA AZEVEDO, Ana Patricia; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; DA SILVA BENTES, Gabriel. Uma docência navegante na Educação Básica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6622125, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6622. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6622. Acesso em: 9 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
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