O que aprendemos com o ensino remoto emergencial? Possibilidades e desafios para a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996105

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Docência, Educação superior, Pandemia.

Resumo

Tendo em vista a relevância de estudos que realizam mapeamentos para desvendar e examinar o que já foi produzido sobre determinado tema, apontando os enfoques e as lacunas ainda existentes, o objetivo deste artigo consiste na identificação e análise dos principais resultados alcançados e considerações traçadas pelos artigos publicados entre os anos de 2020 e 2021 sobre os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no desenvolvimento profissional de docentes das instituições de ensino superior brasileiras, com enfoque às possibilidades e aprendizagens adquiridas nesse contexto. Para tanto, foram selecionados 24 artigos disponíveis em quatro repositórios científicos, analisados a partir das perspectivas interpretativa-crítica e problematizadora. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Entre outros aspectos, foi possível observar que as aprendizagens e possibilidades do ERE para a docência estão voltados, especialmente, às adaptações didático-pedagógicas, à utilização de novas metodologias e recursos educacionais – com ênfase nas Tecnologias da Informação e Comunicação -, a um maior compromisso dos professores com a aprendizagem dos estudantes, ao alcance dos objetivos educacionais a partir de diferentes meios e estratégias, a uma preocupação mais acentuada com a própria formação para lidar com as dificuldades e desafios apresentados e a uma preocupação mais cuidadosa dos professores com sua prática profissional, esta última permeada de incertezas geradas pelo ERE.

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Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do grupo de pesquisa Formação básica e continuada de professores da UFSCar.

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28-11-2023

Como Citar

DEIMLING, N. N. M. .; REALI, A. M. de M. R. . O que aprendemos com o ensino remoto emergencial? Possibilidades e desafios para a docência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6105080, 2023. DOI: 10.14244/198271996105. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6105. Acesso em: 18 jun. 2024.

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