“Virada Tecnológica Pandêmica” e a Mídia-Educação: problematizando (novas) identidade(s) pedagógica(s) docentes

Autores

  • Galdino Rodrigues de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)
  • Neil Franco Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Eliane Medeiros Borges Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5868

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, identidade docente, mídias.

Resumo

Este ensaio se sustenta na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa de pesquisa, fortemente influenciado pelas discussões pós-modernas do conhecimento e mídia-educativas em suas descrições e análises. Problematizaram-se algumas questões sobre a(s) identidade(s) pedagógica(s) dos professores no processo educativo e a possível existência de uma crise emergente nesse cenário, posta pelas relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), evidenciada, especialmente, no período pandêmico da COVID-19. Ainda que evidências sinalizem que as identidades docentes passam a ser representadas neste contexto pandêmico na dependência de fatores históricos, sociais e culturais delineados pela dominação e pelas relações de poder e saber impostas por determinados grupos, parece-nos que indícios de um potencial contrapositivo às injustiças sociais das TDIC no campo da Educação possibilitam a (re)construção de identidades docentes na contemporaneidade. Nesse processo, torna-se essencial que problematizações em relação aos usos das TDIC no campo educacional sejam realizadas sob o olhar da perspectiva mídia-educativa crítica, criativa e intercultural, com o intuito de compreender e contextualizar as TDIC para além do uso meramente instrumental, homogêneo e universal. Partiu-se do argumento de que vivenciamos uma “virada tecnológica pandêmica” e acreditamos que seus efeitos afetem o campo educacional mesmo após o encerramento da pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor).

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma faculdade.

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma faculdade. Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Downloads

Publicado

31.12.2024

Como Citar

SOUSA, Galdino Rodrigues de; FRANCO, Neil; BORGES, Eliane Medeiros. “Virada Tecnológica Pandêmica” e a Mídia-Educação: problematizando (novas) identidade(s) pedagógica(s) docentes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5868225, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5868. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5868. Acesso em: 2 maio. 2025.
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-12-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.