A constituição da escola no sudoeste paranaense: conflitos agrários e companhias colonizadoras na fronteira (1940-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6003

Palavras-chave:

c

Resumo


A história da educação da região sudoeste do Paraná e suas características singulares, instiga a pesquisar sobre a constituição dessa que foi uma das últimas áreas do estado a ser explorada. O presente artigo tem por objetivo investigar a história das escolas do campo e urbanas. A metodologia aqui empregada é de caráter qualitativo e envolve o emprego de análise documental. A pesquisa teve como fontes os relatórios produzidos por autoridades locais, as publicações de autores da região, memorialistas e alguns artigos produzidos por expedições de pesquisadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) que, nas décadas de 1950 a 1970, enviou para o sudoeste e outras regiões do país, grupos de agentes para levantar dados e produzir relatórios. A pesquisa identificou os desafios presentes nas escolas no campo, as dificuldades de formação, a forte presença de professores leigos, a influência da igreja na constituição das instituições escolares e o importante papel dos docentes nas comunidades isoladas do interior dos municípios. A criação e instalação de escolas era parte dos projetos das companhias colonizadores para ocupar a região e garantir a exploração dos recursos naturais, especialmente a madeira, em um momento de expansão da indústria de capital estrangeiro no Brasil. Ocupar o interior do país, especialmente as regiões de fronteira, era essencial para ampliar a oferta de recursos naturais, garantir a posse das áreas e ampliar o mercado consumidor ainda que precariamente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Formado em História e Pedagogia. Mestre em História pela UNESP e doutorado pela UFSCar. Professor da Universsidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Realeza PR.

Aparecida Favoreto , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente Associada do Mestrado e do Doutorado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em História e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa - História e Historiografia na Educação.

Downloads

Publicado

14-10-2024

Como Citar

AURÉLIO GIMENES GARCIA, R. .; FAVORETO , A. . A constituição da escola no sudoeste paranaense: conflitos agrários e companhias colonizadoras na fronteira (1940-1980). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6003124, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6003. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6003. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.