Formação empreendedora: a nova demanda do capital para o ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994564

Palavras-chave:

c

Resumo


Este artigo surge a partir da pesquisa que investiga a função social da universidade pública e a disseminação da cultura empreendedora na Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo analisar o discurso da formação para o empreendedorismo nas universidades, pelo Serviço Social de Apoio às Micro e Pequenas Empresas que vêm se expandindo, sobretudo no atual governo de Jair Messias Bolsonaro. Para tanto, evidencia a relação entre o crescimento do empreendedorismo no Brasil e as reformas neoliberais que implicam no aumento do desemprego e desmonte das leis trabalhistas. Metodologicamente, as análises centram-se nas intencionalidades presentes no conteúdo da palestra Empreendedorismo em Dois Tempos, do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Serviço Social de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, buscando responder às questões norteadoras: Como é estruturada a palestra? Apresenta que concepção de empreendedorismo? Como resultados detectou-se que a palestra é divida em uma parte conceitual, seguida de orientações sobre como ser um empreendedor, além de um tópico explicativo sobre o empreendedorismo corporativo, de negócio e o social. Identificamos, de maneira implícita, a presença de ideias com sentidos de responsabilização individual, liberdade e adaptação, comumente presente no discurso do empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Evanilde Silva da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Estudante de mestrado no  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

Maria Edilene dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Docente no  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Doutora em Educação (Políticas Públicas Educacionais). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

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Publicado

23.06.2024

Como Citar

SILVA DA COSTA, Evanilde; EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO, Maria. Formação empreendedora: a nova demanda do capital para o ensino superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e456434, 2024. DOI: 10.14244/198271994564. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4564. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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