Avaliação das habilidades matemáticas e leitoras iniciais: instrumentos de medida na escola e na clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994423

Palavras-chave:

Teste padronizado, Teste não padronizado, Leitura, Matemática.

Resumo

A leitura e a matemática envolvem uma série de habilidades e processos indispensáveis ao desenvolvimento acadêmico e pessoal do indivíduo. Tanto a leitura quanto a matemática são domínios amplos, resultantes de diferentes componentes que se complementam. Quando as crianças ingressam na escola, um dos focos principais do seu desenvolvimento passa a ser o processo de escolarização, ou seja, a aprendizagem ou a não aprendizagem dos conhecimentos formais. Diante disso, surge a necessidade de avaliar esse processo de desenvolvimento. No âmbito escolar e clínico, avaliar tais habilidades é fundamental para compreender o desempenho do aluno e guiar decisões pedagógicas e terapêuticas. No entanto, os profissionais convivem com a escassez de instrumentos de medida desenvolvidos para a avaliação de habilidades acadêmicas e normatizados para a população brasileira. O artigo tem como objetivo discutir acerca da importância do uso combinado de testes padronizados e normatizados e não padronizados, suas possibilidades e limitações, além de apresentar alguns instrumentos nacionais e estrangeiros que avaliam as habilidades matemáticas e leitoras em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As considerações deste estudo apontam para a necessidade do uso combinado de instrumentos padronizados e normatizados e tarefas informais de pesquisa para uma precisão diagnóstica, obtendo um panorama geral e minucioso das capacidades e fragilidades dos alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Elisa Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora atuante na Educação Básica de ensino. Doutoranda em Educação na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (2022) e Licenciada em Matemática (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora de temas voltados às habilidades numéricas iniciais, avaliação e intervenção.

Amanda Oliveira Meggiato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora atuante na Educação Básica de ensino. Doutoranda em Educação na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (2022) e Licenciada em Pedagogia (2018) pela mesma universidade. Pesquisadora de temas voltados ao ensino e aprendizagem da leitura e da matemática, avaliação e intervenção.

Fabiana de Miranda Rocha-Luna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora atuante nos anos Iniciais da Educação Básica. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (2022), especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (2018) e licenciada em Pedagogia (2013) pela mesma universidade. Pesquisadora de temas voltados às habilidades numéricas iniciais, avaliação e intervenção.

Luciana Vellinho Corso , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFRGS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação - Flinders University of South Australia (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Pesquisadora e membro integrante do setor de Psicopedagogia do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito da UFRGS na edição 2016. Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização e Letramento SEB/FACED/UFRGS (2013-2014). Avaliadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - MEC/FACED/UFRGS, 1ª edição (2012-2014) e 2ª Edição (2014-2016). Tem experiência na área de educação, com ênfase em psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura, escrita e matemática inicial; obstáculos à aprendizagem de tais sistemas simbólicos; diversidade na aprendizagem; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; dificuldades de aprendizagem; avaliação e intervenção psicopedagógica; alfabetização; educação infantil.

Referências

ANDRADE, Josemberg M. de; VALENTINI, Felipe. Diretrizes para a Construção de Testes Psicológicos: a Resolução CFP nº 009/2018 em Destaque. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, número especial, p. 28-39, 2018.

ASSEL, Mike A. et al. Initial Validation of a Math Progress Monitoring Measure for Prekindergarten Students. Journal of Psychoeducational Assessment, [s. l.], v. 38, n. 8, p. 1014–1032, 2020.

BARBOSA, Heloiza H. de J. Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos. Paidéia, [s.l.], v.17, n. 37, p. 181-194, 2007.

BASSO, Fabiane P. et al. AFLeT: Avaliação da Fluência de Leitura Textual. Avaliação neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018, 156f.

BRAIBANT, Jean-Marc. A decodificação e a compreensão: dois componentes essenciais da leitura no 2º ano primário. In: GRÉGOIRE, Jacques; PIÉRART, Bernadette (Org.). Avaliação dos Problemas de Leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, p.167-187, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Relatório SAEB/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1510096. Acesso em: maio 2020.

CAPELLINI, Simone A.; SMYTHE, Ian; SILVA, Cláudia da. Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas: Livro do profissional e do professor. 1ª ed. São Paulo: Book Toy, 2012, 116f.

CAPELLINI, Simone A.; OLIVEIRA, Adriana M. de; CUETOS, Fernando. PROLEC: provas de avaliação dos processos de leitura - Manual. 3ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014, 86f.

CAPOVILLA, Fernando C.; SEABRA, Alessandra G. Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura. In: SEABRA, Alessandra G.; DIAS, Natália M.; CAPOVILLA, Fernando C. (Orgs.). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: leitura, escrita e aritmética. 1ª ed. São Paulo: Memnon, 2013, p. 62-91.

COHEN, Ronald J.; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas, 8ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, 754f.

COLTHEART, Max et al. Models of Reading Aloud: Dual-Route and Parallel-Distributed-Processing Approaches. Psychological Review, Washington, DC,v. 100, n. 4, p. 589-608, 1993.

COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (Orgs.). A ciência da leitura. 1ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 24-41.

CORSO, Helena V.; SALLES, Jerusa F. Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 28-35, jul./set., 2009.

CORSO, Helena. V. et al. COMTEX: Avaliação da Compreensão de Leitura Textual para Crianças. Avaliação neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, 124f.

CORSO, Luciana V.; DORNELES, Beatriz V. Avaliação da Matemática: competências numéricas e competências de base. In: Scicchitano, Rosa Maria Junqueira; Castanho, Marisa Irene Siqueira (Orgs.). Avaliação Psicopedagógica: recursos para a prática. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2013.

CORSO, Luciana V.; DORNELES, Beatriz V. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010.

CORSO, Luciana V.; CORSO, Helena V.; SALLES, Jerusa F. de. Intervenção em habilidades matemáticas: senso numérico. In: Cardoso, Caroline de O.; Dias, Natália M. (Orgs.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. São Paulo: Pearson, 2019, p. 319-336.

CORSO, Helena V.; SPERB, Tânia M.; SALLES, Jerusa F. de. Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 1, p. 81-90, jan./mar. 2013.

DEACON, Helene; TONG, Xiuli. Crianças com dificuldades inesperadas de compreensão leitora. In: MALUF, Maria R.; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Alfabetização no Século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, p. 17-48, 2013.

DIAS, Natália M.; SEABRA, Alessandra G. Evidências de validade e fidedignidade da Prova de Aritmética. In: SEABRA, Alessandra G.; DIAS, Natália M.; CAPOVILLA, Fernando C. (Orgs). Avaliação neuropsicológica cognitiva: leitura, escrita e aritmética. 3ª ed. São Paulo: Memnon, 2013, p. 121-130.

ESTEVES, Cristiano et al. Estudos de evidências de fidedignidade do instrumento de Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT). In: CORSO, Helena V. et al. (Orgs.). CONTEXT – Avaliação da Compreensão de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, p. 79-82.

FLETCHER, Jack M. et al. Transtornos de Aprendizagem: da identificação à intervenção. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 339f.

FUCHS, Lynn S.; FUCHS, Douglas; MAXWELL, Linn. The Validity of Informal Reading Comprehension Measures. Remedial and Special Education, Thousand Oaks, CA, v. 9, n. 2, p. 20-28, 1988.

GERSTEN, Russell; JORDAN, Nancy C.; FLOJO, Jonathan R. Early Identification and Interventions for Students With Mathematics Difficulties. Journal of Learning Disabilities, [s.l.], v. 38, n. 4, p. 293-304, jul./ago. 2005.

GINSBURG, Herbert P. Mathematics learning disabilities: A View from Development Psychology. Journal of Learning Disabilities, Chicago, v. 30, n. 1, p. 20-33, jan./feb.1997.

GINSBURG, Herbert. P.; BAROODY, Arthur. J. Test of early math ability (TEMA-3).3 ed. Austin, TX: PRO-ED, 2003.

GRÉGOIRE, Jacques; NOËL, Marie-Pascale; NIEUWENHOVEN, Catherine V. Diagnostic test for basic competencies in mathematics (Tedi-Math). Adaptação espanhola: ABAD, Manuel J. S.; BRAND, Jaime P. Test Disagnostique des Compétences de Base en Mathématiques (Tedi-Math). Manual. Madrid: TEA Ediciones, S. A., 2005, 124 f.

HUDSON, Roxanne F.; LANE, Holly B.; PULLEN, Paige C. Reading fluency assessment and instruction: What, why, and how? The Reading Teacher, Florida, v. 58, n. 8, p. 702-714, mai. 2005.

JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Cahitanya. The importance of number sense to mathematics achievement in first and third grades. Learning and Individual Differences, [s.l.], v. 20, n. 2, p. 82-88, abr. 2010.

JORDAN, Nancy C. et al. Early math matters: Kindergarten number competence and later mathematics outcomes. Developmental Psychology,v. 45, n. 3, p. 850-867, mai. 2009.

JORDAN, Nancy C. et al. Validating a Number Sense Screening Tool for Use in Kindergarten and First Grade: Prediction of Mathematics Proficiency in Third Grade.School Psychology Review, [s.l.], v. 39, n. 2, p. 181-195, jun. 2010.

JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph. Number sense screener (K-1): research edition. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 2012, 18f.

JUSTI, Cláudia N. G.; ROAZZI, Antonio. A Contribuição de Variáveis Cognitivas para a Leitura e a Escrita no Português Brasileiro. Psicologia: Reflexão e crítica, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 605-614, 2012.

KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun A. Toward a Model of Text Comprehension and Production. Psychological Review, [s.l.], v. 85, n. 5, p. 363-394, sep. 1978.

KINTSCH, Walter. The Role of Knowledge in Discourse Comprehension: A construction-Integration Model. Psychological Review, [s.l.], v. 95, n. 2, p. 163-182, 1988.

KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine A. Compreensão. In: SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (Orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 221-238.

KUHN, Melanie R.; SCHWANENFLUGEL, Paula J.; MEISINGER, Elizabeth B. Aligning Theory and Assessment of Reading Fluency: Automaticity, Prosody, and Definitions of Fluency. Reading Research Quarterly, [s.l.], v. 45, n. 2, p. 232-253, jan. 2010.

LONNEMANN, Jan; HASSELHORN, Marcus. Assessing mathematical competence and performance: quality characteristics, approaches, and reasearch trends. In: FRITZ, Annemarie; HAASE, Vitor Geraldo; RÄSÄNEN, Pekka. International Handbook of Mathematical Learning Difficulties. Springer, 2019. p. 633-651.

LUCIO, Patricia S. et al. Construção de uma Prova para Avaliação da Compreensão Leitora no Ensino Fundamental: Estudo Piloto. Temas em Psicologia, [s.l.], v. 23, n. 4, p. 1035-1050, 2015.

MAZZOCCO, Michele M. M.; THOMPSON, Richard E. Kindergarten predictors of math learning disability. Learning Disabilities Research & Practice, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 142–155, 2005.

MONTIEL, José M.; CAPOVILLA, Alessandra. G. S. Teste de Velocidade de Leitura Computadorizado – TVLC. Software desenvolvido, 2008.

OKAMOTO, Yukari; CASE, Robbie. Exploring the Microstructure of Children's Central Conceptual Structures in the Domain of Number. Monographs of the Society for Research in Child Development, Chicago, v. 61, p. 27-59, 1996.

ORRANTIA, José et al. Marcadores nucleares de la competencia aritmética en pré-escolares. Psychology, Society, & Education, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 121-134, 2017.

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, 392f.

PICCOLO, Luciane da R.; SALLES, Jerusa F. de; ESTEVES, Cristiano. Evidências de fidedignidade do Instrumento de Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI). In: SALLES, Jerusa F. de; PICCOLO, Luciane R. da; MINÁ, Camila S. (Orgs). LPI: Avaliação da leitura de palavras e pseudopalavras isoladas. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2016, p. 67-70.

PICCOLO, Luciane da R. et al. Estudos de evidências de validade do Instrumento de Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI): comparação de grupos. In: SALLES, Jerusa F. de; PICCOLO, Luciane R. da; MINÁ, Camila S. (Orgs). LPI: Avaliação da leitura de palavras e pseudopalavras isoladas. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2016, p. 55-66.

PICCOLO, Luciane da R. et al. Estudos de evidências de validade do instrumento de Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT): correlação com outros testes. In: CORSO, Helena V. et al. (Orgs.). CONTEXT – Avaliação da Compreensão de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, p. 71-78.

PICCOLO, Luciane da R. et al. Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis e com construtos conceitualmente relacionados ao instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). In: BASSO, Fabiane P. et al. (Orgs.). AFLeT: Avaliação da Fluência de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018, p. 51-68.

RICKEN, Gabi.; FRITZ, Annemarie.; BALZER, Lars. MARKO-D - Mathematik - und Rechnen - Test zur Erfassung von Konzeptenim Vorschulalter [MARKO-D - mathematics and arithmetic test for assessing concepts at preschool age]. Göttingen, Germany: Hogrefe, 2013.

ROCHA-LUNA, Fabiana M. Avaliação do senso numérico: estudos de adaptação e validação do Number Sense Brief. Orientadora: Luciana Vellinho Corso. UFRGS, 2022. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

RODRIGUES, Sônia das D.; GUASSI, Adriana R.; CIASCA, Sylvia M. Avaliação do desempenho em matemática de crianças do 5º ano do ensino fundamental: estudo preliminar por meio do Teste de habilidade matemática (THM). Revista psicopedagogia. São Paulo, v. 27, n. 83, p. 181-190, 2010.

RUEDA, Fábian. J. M. et al. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC-IV. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.

SALLES, Jerusa F. de et al. Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras / pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 397-419, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8416. Acesso em: 21 mai. 2020.

SALLES, Jerusa F.; PARENTE, Maria A. de M. P. Avaliação da Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 220-228, 2007.

SALLES, Jerusa F.; PICCOLO, Luciane R. da; MINÁ, Camila S. (orgs.). LPI: Avaliação da Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas. Avaliação neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2017, 116f.

SANTOS, Acácia A. A. dos; BORUCHOVITCH, Evely; OLIVEIRA, Katya L. de. (Orgs). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. 1ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009, 348f.

SARTES, Laisa M. A.; SOUZA-FORMIGONI, Maria L. O. Avanços na Psicometria: Da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica [s.l.], v. 26, n. 2, p. 241-250, 2013.

SBICIGO, Juliana B. Evidências de fidedignidade do instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). In: BASSO, Fabiane P. et al. (Orgs.). AFLeT: Avaliação da Fluência de Leitura Textual. Avaliação Neuropsicológica da leitura e escrita. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018, p. 69-76.

SEABRA, Alessandra G.; CAPOVILLA, Fernando C. TCLPP: Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras (manual e caderno de aplicação). 1ª ed. São Paulo: Memnon, 2010, 83f.

SPINILLO, Alina G. O sentido de número e sua importância na educação matemática. In: BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Editora Alínea, 2006.

STEIN, Lilian M.; GIACOMONI, Claudia H.; FONSECA, Rochele P. Teste de Desempenho Escolar - TDE II. 1ª ed. São Paulo: Vetor, 2019.

URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica.1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007, 320f.

VAN LUIT, Johannes. E. H.; VAN DE RIJT, Bernadette. A. M.; PENNINGS, Albèr. H. Utrechtse Getalbegrip Toets [Utrecht test of number sense]. Doetinchem, The Netherlands: Graviant, 1994.

VON ASTER, Michael G., BZUFKA, Michael W., & HORN, Ralf R. Neuropsychologische Testbatterie für Zahlenverarbeitung und Rechnen bei Kindern – indergartenversion - (ZAREKI-K) = Neuropsychological test battery for number processing and calculation in children - kindergarten version - (ZAREKI-K). Frankfurt am Main: Pearson. 2009.

VON ASTER, Michael. G., ZULAUF, Monika W., & HORN, Ralf R. Neuropsychologische Testbatterie für Zahlenverarbeitung und Rechnen bei Kindern – indergartenversion - (ZAREKI-R) = Neuropsychological test battery for number processing and calculation in children - kindergarten version - (ZAREKI-R). Frankfurt am Main: Pearson. 2006.

VIAPIANA, Vanisa F. et al. Evidências de Validade do Subteste Aritmética do TDE-II: da Psicometria moderna à Neuropsicologia Cognitiva. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 16–26, 2016.

WEBER, Raquel E. Avaliação de habilidades aritméticas iniciais a partir do Test of Early Mathematics Ability (TEMA-3): Um estudo de adaptação e validação. UFRGS, 2022. 138 f. Orientadora: Luciana Vellinho Corso. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

WEINSTEIN, Mônica C. Coruja PROMAT. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2016.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

WEBER, R. E. .; MEGGIATO, A. O. .; ROCHA-LUNA, F. de M. .; CORSO , L. V. . Avaliação das habilidades matemáticas e leitoras iniciais: instrumentos de medida na escola e na clínica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4423105, 2023. DOI: 10.14244/198271994423. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4423. Acesso em: 27 abr. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-24
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)