“Virada Tecnológica Pandêmica” e a Mídia-Educação: problematizando (novas) identidade(s) pedagógica(s) docentes
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5868Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, identidade docente, mídias.Resumo
Este ensaio se sustenta na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa de pesquisa, fortemente influenciado pelas discussões pós-modernas do conhecimento e mídia-educativas em suas descrições e análises. Problematizaram-se algumas questões sobre a(s) identidade(s) pedagógica(s) dos professores no processo educativo e a possível existência de uma crise emergente nesse cenário, posta pelas relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), evidenciada, especialmente, no período pandêmico da COVID-19. Ainda que evidências sinalizem que as identidades docentes passam a ser representadas neste contexto pandêmico na dependência de fatores históricos, sociais e culturais delineados pela dominação e pelas relações de poder e saber impostas por determinados grupos, parece-nos que indícios de um potencial contrapositivo às injustiças sociais das TDIC no campo da Educação possibilitam a (re)construção de identidades docentes na contemporaneidade. Nesse processo, torna-se essencial que problematizações em relação aos usos das TDIC no campo educacional sejam realizadas sob o olhar da perspectiva mídia-educativa crítica, criativa e intercultural, com o intuito de compreender e contextualizar as TDIC para além do uso meramente instrumental, homogêneo e universal. Partiu-se do argumento de que vivenciamos uma “virada tecnológica pandêmica” e acreditamos que seus efeitos afetem o campo educacional mesmo após o encerramento da pandemia.
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Copyright (c) 2024 Galdino Rodrigues de Sousa, Neil Franco, Eliane Medeiros Borges

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