A Relação com o aprender no trabalho: os dias invisíveis de operários metalúrgicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6909

Palavras-chave:

Relação com o aprender, Trabalho, Trabalhofabril, Qualificação

Resumo

O texto apresenta uma análise sobre o processo de aprender que se desenvolve no âmbito do trabalho em suas diferentes dimensões destacando, particularmente, a estratégia de aprender no trabalho como sobrevivência frente às múltiplas mutações no mundo da produção fabril. Trata-se de colocar em evidencia o depoimento de operários de uma importante unidade fabril do parque metalúrgico da Bahia, especialmente operários “invisíveis” que ocupam a base da pirâmide hierárquica, observando como o ‘aprender pela prática no trabalho’ se constitui no cotidiano das relações de trabalho e no trabalho. Os depoimentos que evidenciam o recorte qualitativo da metodologia adotada para o estudo foram obtidos mediante entrevistas de longa duração, todas elas realizadas fora do ambiente industrial.

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Biografia do Autor

Ana Maria Freitas Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB).

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB ). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (Educon/UFS) e Formação e Investigação em Práticas de Ensino (Fipe/UFRB).

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Publicado

15.11.2024

Como Citar

TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. A Relação com o aprender no trabalho: os dias invisíveis de operários metalúrgicos . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6909166, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6909. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6909. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
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