Tutoria entre pares: uma prática educativa aliada à permanência universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995018

Palavras-chave:

Educação superior, Estudante universitário, Apoio pedagógico.

Resumo

Este estudo se volta para as discussões sobre a permanência de estudantes universitários após o processo de expansão e inclusão social na educação superior pública brasileira das duas últimas décadas. Considerando as ações de apoio pedagógico, este artigo objetiva analisar a experiência da tutoria entre pares como uma prática educativa aliada à permanência universitária, examinando, em especial, as percepções de estudantes tutores e tutorados. O artigo é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e de campo, fundamentada em Pierre Bourdieu e pesquisadores brasileiros que adequam a análise bourdieusiana para o cenário brasileiro atual. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados questionários online e realizadas entrevistas semiestruturadas individuais e grupais com estudantes universitários matriculados no Grupo de Tutoria Programa de Acompanhamento Acadêmico ao Estudante de Graduação (PAAEG) (tutorados e tutores), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados indicam que o Grupo de Tutoria PAAEG pode contribuir para o sucesso acadêmico ao proporcionar o aprendizado entre pares, situação em que os estudantes se sentem mais à vontade para tirar dúvidas com os tutores do que com os professores, além de propiciar maiores vínculos e acompanhamento acadêmico. Apesar da fragilidade encontrada na proposta, devido aos limites da formação dos tutores diante da complexa demanda estudantil, a tutoria entre pares tem sido importante estratégia estudantil e institucional para a permanência na universidade.



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Biografia do Autor

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e mestre em Educação pela mesma universidade (2020). Atualmente, é doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara (1987), tem mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (1994), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara (2002) e realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás - UFG (2018). Atualmente, é professora Associada na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

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Publicado

27-09-2023

Como Citar

MATTOS, H. C. X. da S.; FERNANDES, M. C. da S. G. Tutoria entre pares: uma prática educativa aliada à permanência universitária. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5018060, 2023. DOI: 10.14244/198271995018. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5018. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2023-09-27