Tutoria entre pares: uma prática educativa aliada à permanência universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995018

Palavras-chave:

Educação superior, Estudante universitário, Apoio pedagógico.

Resumo

Este estudo se volta para as discussões sobre a permanência de estudantes universitários após o processo de expansão e inclusão social na educação superior pública brasileira das duas últimas décadas. Considerando as ações de apoio pedagógico, este artigo objetiva analisar a experiência da tutoria entre pares como uma prática educativa aliada à permanência universitária, examinando, em especial, as percepções de estudantes tutores e tutorados. O artigo é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e de campo, fundamentada em Pierre Bourdieu e pesquisadores brasileiros que adequam a análise bourdieusiana para o cenário brasileiro atual. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados questionários online e realizadas entrevistas semiestruturadas individuais e grupais com estudantes universitários matriculados no Grupo de Tutoria Programa de Acompanhamento Acadêmico ao Estudante de Graduação (PAAEG) (tutorados e tutores), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados indicam que o Grupo de Tutoria PAAEG pode contribuir para o sucesso acadêmico ao proporcionar o aprendizado entre pares, situação em que os estudantes se sentem mais à vontade para tirar dúvidas com os tutores do que com os professores, além de propiciar maiores vínculos e acompanhamento acadêmico. Apesar da fragilidade encontrada na proposta, devido aos limites da formação dos tutores diante da complexa demanda estudantil, a tutoria entre pares tem sido importante estratégia estudantil e institucional para a permanência na universidade.



Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e mestre em Educação pela mesma universidade (2020). Atualmente, é doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara (1987), tem mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (1994), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara (2002) e realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás - UFG (2018). Atualmente, é professora Associada na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

Referências

AGUILERA, Juan Patricio et al. Acompañamiento para la permanência em la educacion superior de estudiantes de la universidad de Playa Ancha durante el 1er semestre de 2017. In: Conferencia Latinoamericana sobre o Abandono en la Educación Superior. CLABES, 15 a 17 de novembro de 2017. Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina. Anais […] 2017, p. 1-7. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1607. Acesso em: jun. 2018.

ARIAS, Hiliana Margarita Arias; CATAÑO, Anggie Lizeth Morales; RESTREPO, Eder Julián Naranjo. Programa de tutoría: una estrategia de permanencia y fortalecimiento en habilidades sociales para el desempeño perconal y académico de la escuela de nutrición y dietética de la UDEA. In: CLABES. 2017. Universidad Nacional de Córdoba. Anais […] 2017, p. 1-7. Córdoba, Argentina. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1593. Acesso em:9 jun. 2018.

BAGGINI, Iván Gustavo; MOREIRA, Lidia del Valle. Accion tutorial e integracion universitaria. In: CLABES, 2017. Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina. Anais […] 2017, p. 1-7. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1587. Acesso em: 1 jun. 2018.

BARRIOS, D. O. P.; SERRANO, M. Es la tutoría par una estratégia para evitar la deserción? La perspectiva del tutor. In: Conferencia Latinoamericana sobre o Abandono en la Educación Superior. CLABES. 2016. Escuela Politécnica Nacional, Quito, Equador. Anais […] 2016. p. 1-7. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1389/1890. Acesso em: 02 jul. 2018.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Pierre Bourdieu. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.

BOURDIEU, Pierre. Entrevista. In: LOYOLA, Maria Andréa. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002. p. 13-56.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Paris, 2005.

BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 217-227.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1975.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em: 9 jun. 2019.

BRASIL. Decreto nº 7. 234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 18 mar. 2017.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. p. 1.

BRITO, Angela Xavier. Rei morto, rei posto? As lutas pela sucessão de Pierre Bourdieu no campo acadêmico francês. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 5-19, jan/abr 2002.

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. CBGDP. 8. 12 a 14 de setembro de 2011. Porto Alegre/RS. Anais […], 2011. p. 1-12. Porto Alegre/RS, Brasil. Disponível em: http://vision.ime.usp.br/~acmt/conforto.pdf. Acesso em: 17 abr. 2018.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.

DALLABRIDA, Norberto. Bourdieu e as estratégias de distinção no ensino superior francês. Cadernos de História da Educação, v. 10, n. 1, p. 183-192, jan/jun. 2011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13154. Acesso em: 16 mai. 2019.

DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; SAMPAIO, Helena. Serviços de apoio a estudantes em universidades federais no contexto da expansão do ensino superior no Brasil. In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; et al. (Orgs.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 27-60.

FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Reflexões sobre a produção do conhecimento no campo acadêmico-científico: illusio e meritocracia. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 3, p. 921-937, set/dez 2019. Disponível em: file:///C:/Users/mattos/Desktop/Hellen/Mestrado/Cris%20Reveduc.pdf. Acesso em: 09 out. 2019.

FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan; OLIVEIRA, João Ferreira de. Políticas de expansão e inclusão na educação superior: ações institucionais, prática docente e evasão dos estudantes. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, n. 2, p. 707-735, mai/ago 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss2articles/fernandes-oliveira.pdf. Acesso em: 04 out. 2019.

GABRIE, Andrés Beltrán et al. El modelo de acción tutorial grupal entre pares del programa académico de bachillerato de la universidad de Chile: una herramienta para promover la permanência universitária. In: CLABES. 2017. Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina. Anais […] 2017, p. 1-9. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1580/2318. Acesso em: 10 mai. 2018.

GIMENO, M.; MIRANDA, R. Motivaciones y expectativas del estudantado que solicita apoyo académico en la universidad de Santiago de Chile. In: Conferencia Latinoamericana sobre o Abandono en la Educación Superior. CLABES. 2016. Escuela Politécnica Nacional, Quito, Equador. Anais […] 2016. p. 1-14. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1405/1908. Acesso em: 28 jul. 2018.

GRANJA, Veruska de Araújo Vasconcelos. Tendências de sucesso no percurso acadêmico do alunado na UFRN. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

HERINGER, Rosana. Políticas de ação afirmativa e os desafios da permanência no ensino superior. In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. (Orgs.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 61-78.

HERINGER, Rosana; HONORATO, Gabriela de Souza. Políticas de permanência e assistência no ensino superior público e o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). In: BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira (Org). Ensino superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. p. 315-350.

HERRERA, Beatriz; CORONILLA; Gloria Olvera; VELASCO; Sara Cruz. La tutoría grupal una prática de integración universitaria para reducir el abandono. In: CLABES. 2016. Escuela Politécnica Nacional. Quito, Equador. Anais […] 2016. p. 1-7. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1365/1866. Acesso em: 1 jun. 2018.

HONORATO, Gabriela de Souza; HERINGER, Rosana. Acesso e sucesso no ensino superior e a pesquisa no curso de pedagogia da UFRJ. In: HONORATO, Gabriela de Souza; HERINGER, Rosana. (Orgs.). Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. Rio de Janeiro: 7Letras: FAPERJ, 2015. p. 7-30.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Tradução de Ramon Américo Vasques e Sonia Goldefeder. São Paulo: Ática, 1997.

LAHIRE, Bernard. Trajetória acadêmica e pensamento sociológico: entrevista com Bernard Lahire. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 315- 321, mai./ago. 2004.

LUJAMBIO, Vanessa; COUCHET, María Mercedes. Tutorías entre pares: propuesta de enseñanza y dispositivo de apoyo al ingresso de la facultad de veterinária, Uruguay. In: CLABES. 2017. Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina. Anais […] 2017, p. 1-9. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1583. Acesso em: 29 jun. 2018.

MATTOS, Hellen Cristina Xavier da Silva; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Estudantes universitários: estratégias e procedimentos para a permanência universitária. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 156-174, jan./abr. 2019b. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/20361/pdf_.1 Acesso em: 12 set. 2019.

MOORE, Rob. Capital. In: GRENFELL, Michael. (Org.) Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. p.136-154.

MUÑOZ, Javiera et al. Programa de apoyo a la inserción universitaria (PAI): evaluación y desafios de una estrategia de promoción de permanencia estudiantil em la Pontificia Universidad Católica de Chile. In: CLABES. 2016. Escuela Politécnica Nacional. Quito, Equador. Anais […] 2016. p. 1-10. Disponível em http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1366. Acesso em: 30 jun. 2018.

NEVES; Clarissa Eckert Baeta; ANHAIA, Bruna Cruz de. Políticas de inclusão social no ensino superior no Brasil: políticas de redistribuição de oportunidades? Reflexões a partir das experiências em IES do Rio Grande do Sul. In: BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Ensino Superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. p. 371-401.

NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise social, v. XL, n.176, p. 563-578. 2005.

OIKAWA, Fabiana Midori. Implicações do contexto universitário na saúde mental dos estudantes. Sorocaba, 2019, 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de São Carlos.

PALOMINO, Thaís Juliana; CRUZ, Eliana Marques Ribeiro; DURÃES, Rubens Roberto de Palmas. Acompanhamento pedagógico para estudantes de graduação: possibilidades e desafios (Universidade Federal de São Carlos -UFSCar). In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. (Orgs.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 149-177.

PIOTTO, Débora Cristina. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. 2009. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/debora_piotto.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.

PIOTTO, Débora Cristina. Universitários de camadas populares em cursos de alta seletividade: aspectos subjetivos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 2, p. 229-242, jul./dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200008. Acesso em: 9 jun. 2019.

PIOTTO, Débora Cristina; ALVES, Renata Oliveira. Estudantes de camadas populares no ensino superior público: qual contribuição da escola? Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 1, 81-89, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572011000100009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jun. 2019.

PIOTTO, Débora Cristina; NOGUEIRA, Maria Alice. Inclusão vista por dentro: a experiência via Inclusp. Educação, v. 36, n.3, p. 373-384, set/dez. 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15537/10225. Acesso em: 10 jun. 2019.

SAES, Décio Azevedo Marques de. A ideologia docente em A Reprodução, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. Educação e Linguagem, n. 16, p. 106-125, jul-dez. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/viewFile/129/139. Acesso em: 15 mai. 2020.

SAPIRO, Giséle. Prática (Teoria da). In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 296-298.

SILVA, Maria das Graças Martins da; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Acesso nas políticas da Educação Superior: dimensões e indicadores em questão. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, p. 727-747, nov. 2013.

TORRES, Juan Pablo Salazar; ROJAS, Iris Yolima Valero. Valorazión del impacto al programa de tutorías y monitorías estudiantiles: Universidad Simón Bolívar Sede Cúcuta. In: CLABES. 2016. Escuela Politécnica Nacional. Quito, Equador. Anais […] 2016. p. 1-13. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1378/1879. Acesso em: 9 jul. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Pró-Reitoria de Graduação. Programa de Acompanhamento Acadêmico aos Estudantes de Graduação “Tutoria PAAEG”. Edital 2018. 2018a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Relatório anual de atividades 2018. 2018b. [Online]. Disponível em: https://www.spdi.ufscar.br/arquivos/informacao-institucional/prestacao-de-contas-2/relatorios-de-atividades/relatorio-de-atividades-2018-v2.pdf/view. Acesso em: 3 dez. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis. Resolução nº 116, de 12 de julho de 2018. Dispões sobre o Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil da UFSCar. 2018c [Online]. Disponível em: https://www.bolsas.ufscar.br/BOLSAS/ProACE/documentos/Resolucao_PIAPE.pdf. Acesso em: 2 dez. 2019.

VALLE, Ione Ribeiro. Da meritocracia escolar financiada pela família à meritocracia escolar promovida pelo estado: a igualdade de oportunidades progride a passo. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n. 15, p. 121-132, jan-abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3696. Acesso em: 10 nov. 2019.

Downloads

Publicado

27-09-2023

Como Citar

MATTOS, H. C. X. da S.; FERNANDES, M. C. da S. G. Tutoria entre pares: uma prática educativa aliada à permanência universitária. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5018060, 2023. DOI: 10.14244/198271995018. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5018. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-10-18
##plugins.generic.dates.published## 2023-09-27