Reflexões sobre a produção do conhecimento no campo acadêmico-científico: illusio e meritocracia (Reflections on the production of knowledge in the academic-scientific field: illusio and meritocracy)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993544

Resumo

This article aims to discuss the production of knowledge in the academic-scientific field within the scope of the new university that exists in the XXI century in which the production of raw material knowledge is privileged, focused on the interests of the market. It is a bibliographical research, based on Pierre Bourdieu’s theoretical concepts, which help in the comprehension of the characteristics of the scientific field, marked by the dialectical pair knowledge and interest (illusio), highlighting the particularities of the production of knowledge centered on productivism and supported by the idea of meritocracy, structuring element of the academic-scientific field. It is understood that all social fields undergo resignifications, transformations or changes according to the historical context in which they are inserted and, in this regard, in the field of the research and the production of scientific knowledge there are, beyond the productivism, the competitive struggle for prestige and power, attitudes, actions and collaborative practices between the researchers. In conclusion, the understanding of the intrinsic and extrinsic characteristics of the scientific field, revealing the relations of power and domination that engender the production of knowledge, can expand the possibilities of constitution of a new emancipatory education project for human beings, contributing to the overcoming of the current productive and meritocratic professional habitus that conforms the illusio of researchers and students in the academic field.

Resumo

Este artigo visa problematizar a produção do conhecimento no campo acadêmico-científico, no âmbito da nova universidade que se configura no século XXI, em que se privilegia a produção do conhecimento matéria-prima, voltado para os interesses do mercado. Trata-se de pesquisa bibliográfica, fundamentada em conceitos teóricos de Pierre Bour­dieu, que auxiliam na compreensão das características do campo científico, marcado pelo par dialético conhecimento e interesse (illusio), evidenciando as particularidades da produção do conhecimento centrado no produtivismo e respaldado pela ideia de meritocracia, elemento estruturante do campo acadêmico-científico. Entende-se que todos os campos sociais passam por ressignificações, transformações ou mudanças de acordo com o contexto histórico em que estão inseridos e que, nesse sentido, no campo da pesquisa e da produção do conhecimento científico existem, para além do produtivismo e da luta concorrencial por prestígio e poder, atitudes, ações e práticas colaborativas entre os pesquisadores. Conclui-se que a compreensão das características intrínsecas e extrínsecas do campo científico, desvelando as relações de poder e dominação que engendram a produção do conhecimento, possa ampliar as possibilidades de constituição de um novo projeto de educação emancipatória para os seres humanos, contribuindo para a superação do atual habitus pro­fissional produtivista e meritocrático que conforma a illusio de pesquisadores e estudantes no campo acadêmico.

Resumen

Este artículo tiene por objeto problematizar la producción del conocimiento en el campo académico-científico en el ámbito de la nueva universidad que se configura en el siglo XXI en que se privilegia la producción del conocimiento materia prima, orientado hacia los intereses del mercado. Se trata de una investigación bibliográfica, fundamentada en conceptos teóricos de Pierre Bourdieu, que auxilian en la comprensión de las características del campo científico, marcado por el par dialéctico conocimiento e interés (illusio), evidenciando las particularidades de la producción del conocimiento centrado en el productivismo y respaldado por la idea de meritocracia, elemento estructurante del campo académico-científico. Se entiende que todos los campos sociales pasan por resignificaciones, transformaciones o cambios de acuerdo con el contexto histórico en que están insertos y que, en ese sentido, en el campo de la investigación y de la producción del conocimiento científico existen, además del productivismo, de la lucha competitiva por prestigio y poder, actitudes, acciones y prácticas colaborativas entre los investigadores. Se concluye que la comprensión de las características intrínsecas y extrínsecas del campo científico, desvelando las relaciones de poder y dominación que engendran la producción del conocimiento, puedan ampliar las posibilidades de constitución de un nuevo proyecto de educación emancipatoria para los seres humanos, contribuyendo a la superación del actual habitus profesional productivista y meritocrático que conforma la illusio de investigadores y estudiantes en el campo académico.

Palavras-chave: Educação superior, Produção do conhecimento, Relações de poder, Meritocracia.

Keywords: Higher education, Production of knowledge, Power relations, Meritocracy.

Palabras clave: Educación superior, Producción del conocimiento, Relaciones de poder, Meritocracia.

References

AGUIAR, Andréa. Illusio. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 231-233.

AMADO, Luiz A. S.; MANCEBO, Deise. A universidade no século XXI: entre o discurso e a prática. Série Estudos, Campo Grande, MS, n. 16, p. 93-106, Jul-Dez. 2003.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a negação e a afirmação do trabalho. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 1999. (Coleção Mundo do Trabalho).

AZEVEDO, Mário L. Neves de; OLIVEIRA, João Ferreira de; CATANI, Afrânio Mendes. O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento, RBPAE, v. 32, n. 3, p. 783 - 803 set./dez. 2016.

BALDINO, José Maria; DONENCIO, Maria Conceição B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Polyphonía, v. 25, n. 1, p. 263-281, jan./jun., 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/38563/19509>. Acesso em: 20 jan. 2019.

BARBOSA, Lívia. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público, Brasília, ano 47, v. 120, n. 3, p. 58-102 set./dez. 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Trad. Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. Trad. Aparecida Joly Gouveia. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 39-64.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Trad. Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Trad. Ségio Miceli. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Trad. Ariel Dilon. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Trad. Maria Ferreira. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. 2. ed. 1 reimp. Florianópolis: Ed da UFSC, 2017.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução; elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

CATANI, Afrânio M. O papel da Universidade Pública hoje: concepção e função. Jornal de Políticas Educacionais, n.4, p. 4-14, jul-dez, 2008.

CATANI, Afrânio M. As possibilidades analíticas da noção de campo social. Educação e Sociedade. [online], v.32, n.114, p.189-202, 2011. Disponível em:  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 jun. 2018.

CATANI, Afrânio M. Origem e destino: pensando a sociologia reflexiva de Bourdieu. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

GRENFELL, Michael. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução de Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 23 ed. São Paulo: Loyola, 2012.

HEY, Ana Paula. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a educação superior no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2008.

IVO, Anete B. L. Agências multilaterais de desenvolvimento e comunidades epistêmicas. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 235, p. 129-152, 2015.

JOURDAIN, Anne; NAULIN, Sidonie. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. [Coleção Sociologia: Pontos de Referência].

LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 64-66.

MANCEBO, Deise; MAUÉS, Olgaíses; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Crise e reforma do Estado e da Universidade Brasileira: implicação para o trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 37-53, 2006.

MARTIN, Monique de Saint. Capital simbólico. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 109-112.

MAUÉS, Olgaíses. A reconfiguração do trabalho docente na educação superior. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, ed. Especial, p. 141-160, 2010.

MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez. Como se tornar um intelectual da saúde: a illusio necessária e seus tormentos. Saúde Social, São Paulo, v.25, n.4, p.837-846, 2016.

NOGUEIRA, Cláudio Marques M.; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, n. 78, p. 15-36, abril, 2002.

OLIVEIRA, João F.; CATANI, Afrânio M. A reconfiguração do campo universitário no Brasil; conceitos, atores, estratégias e ações. In: OLIVEIRA, João F. (Org.). O campo universitário no Brasil: políticas, ações e processos de reconfiguração. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011. p. 11-37.

OLIVEIRA, Maísa Aparecida. A atividade discente na universidade: os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

OLIVEIRA, Maísa Aparecida. Os impactos do produtivismo acadêmico na formação do estudante da pós-graduação e o processo de produção de conhecimento científico.  2016. 247f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

PAZ, Suelaynne Lima da. Políticas para educação superior e suas implicações no trabalho, profissão e profissionalização em unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). 2016. 244 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

RAGOUET, Pascal. Campo científico. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 68-70.

ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros; BORGES, Regilson Maciel. As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1429-1450, out./dez. 2018.

SAES, Décio Azevedo Marques de. A ideologia docente em A reprodução, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. Educação e Linguagem, Ano 10, n. 16, p. 106-125, Jul.-Dez. 2007.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

Silva Júnior, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis: para quem? 1.ed. Bauru: Canal 6, 2017. 285p.

TREIN, Eunice; RODRIGUES, José. O mal-estar na Academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 769-819, set.-dez. 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Valle, Ione Ribeiro.  Uma escola justa contra o sistema de multiplicação das desigualdades sociais. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, n. 48, p. 289-307, abr./jun. 2013.

WACQUANT, Loïc. Habitus. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 213-216.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

FERNANDES, M. C. da S. G. Reflexões sobre a produção do conhecimento no campo acadêmico-científico: illusio e meritocracia (Reflections on the production of knowledge in the academic-scientific field: illusio and meritocracy). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 921–937, 2019. DOI: 10.14244/198271993544. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3544. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências
##plugins.generic.dates.received## 2019-06-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-06-27
##plugins.generic.dates.published## 2019-09-02