Conselho Escolar, participação e qualidade da educação no âmbito da gestão democrática

Autores

  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos
  • Géssica Priscila Ramos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199177

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a implementação dos Conselhos Escolares no país, evidenciando as principais dificuldades ainda encontradas na consolidação desse espaço no interior das escolas. Foram tomados como referência autores que analisam a questão da gestão democrática da escola e do Conselho Escolar, bem como a legislação referente a tal temática. Inicialmente discute-se o princípio de gestão democrática da escola pública na legislação, destacando-se seus limites e contradições. Num segundo momento são apresentados os avanços e retrocessos no processo político-educacional, abordando-se, particularmente, as contradições existentes na implementação dos Conselhos Escolares e na participação da comunidade na escola. O ensaio é finalizado com a discussão sobre as dificuldades práticas de participação enfrentadas pelos conselheiros no cotidiano escolar e o questionamento da possibilidade real do Conselho Escolar colaborar para a ampliação da qualidade social da escola pública brasileira. Entende-se que os Conselhos Escolares podem vir a se constituir, de fato, em uma importante ferramenta da gestão escolar, fundamentada na perspectiva da democratização das relações de poder no interior da escola, com a participação concreta de toda a comunidade escolar.

 

Palavras-chave: Gestão democrática; Participação; Conselho escolar; Qualidade da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação (Unesp/ Araraquara), Mestre em Ciências Sociais  (PUC/São Paulo), Graduada em Ciências Socias (Unesp/ Araraquara),  Professora Adjunta do departamento de educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e membro dos grupos de pesquisa “Sociologia, Trabalho e Educação” (UFSCar) e “Currículo, História e Poder”(CUML/Ribeirão Preto).

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação (UFSCar/São Carlos), Mestre em Educação (UNESP/Araraquara), Graduada em Pedagogia (UNESP/Araraquara), docente do Departamento de Educação da UFSCar e membro dos Grupos de Pesquisa “História e Política Educacional Brasileira” e “Economia Política da Educação e Formação Humana”, com pesquisas em gestão, política educacional e valorização docente.

Downloads

Publicado

27-11-2010

Como Citar

FERNANDES, M. C. da S. G.; RAMOS, G. P. Conselho Escolar, participação e qualidade da educação no âmbito da gestão democrática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 210–224, 2010. DOI: 10.14244/19827199177. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/177. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2010-11-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-11-27
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-27