Prática pedagógica supervisionada e desenvolvimento da consciência fonológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994922

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Formação inicial de professores, Educação Pré-escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Resumo

O desenvolvimento da consciência fonológica é um processo que marca os primeiros anos de escolaridade das crianças. No entanto, deve ser preparado bem antes, iniciando-se na família e prosseguindo em contexto educativo, nomeadamente entre os 3 e os 6 anos de idade. Obviamente, a preparação para a sua abordagem é um momento importante da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste texto, são apresentados e discutidos os resultados de um estudo, cujo objetivo era determinar o impacto da formação sobre a abordagem do desenvolvimento da consciência fonológica proporcionada a estudantes do Ensino Superior em projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em articulação com o seminário de orientação educacional. Os dados recolhidos em documentos de apresentação dos projetos foram submetidos a análise de conteúdo tendo em conta aspetos essenciais do desenvolvimento da consciência fonológica: i) etapas da consciência fonológica visadas; ii) fases da consciência fonológica contempladas; iii) tipos de consciência fonológica trabalhados; iv) tipos de atividades realizados. Foram detetadas algumas lacunas na abordagem desta temática e apresentadas propostas para as superar através da formação.

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Biografia do Autor

Cristina Manuela Sá , Universidade de Aveiro

Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro (Portugal), onde é professora e investigadora desde 1985. Atualmente trabalha no Departamento de Educação e Psicologia. É coordenadora do Grupo de Investigação 1 (Linguagens, Discursos e Identidades) e do Laboratório de Investigação em Educação em Português do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da mesma universidade. Interessa-se particularmente pela operacionalização da transversalidade da língua portuguesa, temática que aborda nas suas atividades de docência, supervisão e investigação.

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

SÁ , C. M. . Prática pedagógica supervisionada e desenvolvimento da consciência fonológica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4922006, 2023. DOI: 10.14244/198271994922. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4922. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
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