Prática pedagógica supervisionada e desenvolvimento da consciência fonológica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994922Palavras-chave:
Consciência fonológica, Formação inicial de professores, Educação Pré-escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico.Resumo
O desenvolvimento da consciência fonológica é um processo que marca os primeiros anos de escolaridade das crianças. No entanto, deve ser preparado bem antes, iniciando-se na família e prosseguindo em contexto educativo, nomeadamente entre os 3 e os 6 anos de idade. Obviamente, a preparação para a sua abordagem é um momento importante da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste texto, são apresentados e discutidos os resultados de um estudo, cujo objetivo era determinar o impacto da formação sobre a abordagem do desenvolvimento da consciência fonológica proporcionada a estudantes do Ensino Superior em projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em articulação com o seminário de orientação educacional. Os dados recolhidos em documentos de apresentação dos projetos foram submetidos a análise de conteúdo tendo em conta aspetos essenciais do desenvolvimento da consciência fonológica: i) etapas da consciência fonológica visadas; ii) fases da consciência fonológica contempladas; iii) tipos de consciência fonológica trabalhados; iv) tipos de atividades realizados. Foram detetadas algumas lacunas na abordagem desta temática e apresentadas propostas para as superar através da formação.
Métricas
Referências
CASTRO, Vânia Daniela Ferreira. Lengalengas e consciência fonológica na Educação Pré-Escolar. Relatório de estágio. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2014, 136 páginas. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/14706. Acesso em: 27 jul. 2022.
CRUZ, Daniela Santos. Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1.º Ciclo. Relatório de estágio. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2016, 73 páginas. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/17209. Acesso em : 27 jul. 2022.
DOMINGUES, Daniela Filipa Duarte. Cantigas de roda e desenvolvimento da consciência fonológica. Um estudo na Educação Pré-Escolar. Relatório de estágio. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2016, 89 páginas. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/17191. Acesso em: 27 jul. 2022.
FERREIRA, Vanessa Santos. Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de estágio. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2018, 94 páginas.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Anna. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984, 284 páginas.
FREITAS, Maria João; ALVES, Dina; COSTA, Teresa. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa, Ministério da Educação, 2007, 86 páginas.
LOURENÇO, Mónica; ANDRADE, Ana Isabel. Educar para a diversidade e desenvolver a consciência fonológica: propostas didáticas para o jardim-de-infância. Coleção “Cadernos do LALE”, Série “Propostas”, n.º 9. Aveiro, UA Editora, 2015, 110 páginas. Disponível em: file:///C:/Users/cristina/Downloads/Cadernos%20do%20LALE_serie-propostas9.pdf. Acesso em: 27 jul. 2022.
RIOS, Catarina. Programa de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica. Viseu, PsicoSoma, 2011, 167 páginas.
SÁ, Cristina Manuela. Desenvolvimento da consciência fonológica nos primeiros anos de escolaridade. In: RODRIGUES, Siane Góis Cavalcanti e SÁ, Cristina Manuela, Transversalidade VIII: Fonética, fonologia e ensino da língua portuguesa. Aveiro: UA Editora, 2019, pp. 9-36. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/26293. Acesso em: 27 jul. 2022.
SÁ, Cristina Manuela; LOURENÇO, Mónica. O desenvolvimento da consciência fonológica nos primeiros anos. Palavras, Lisboa, n.º 50-51, pp. 65-75, julho de 2017.
SILVA, Filipa Catarina Dias da. Educação musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons. Relatório de estágio. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2012, 180 páginas. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/9998. Acesso em: 27 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11