Formação educacional e profissional e a política de reintegração social das APACs nas produções científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994523

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Sistema prisional.

Resumo

Este artigo busca levantar, em produções científicas da área, os aspectos que os pesquisadores têm refletido sobre a formação educacional e profissional em ambientes como o sistema prisional APAC e como essa formação tem contribuído para a reintegração social dos sujeitos privados de liberdade. Assim, esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão sistematizada de literatura do tipo estado do conhecimento, realizada em produções científicas localizadas no banco de dados do Google Acadêmico e no repositório eletrônico do Scientific Electronic Library Online (Scielo). As análises dos textos nos afrontam a refletir sobre as condições estruturais e sociais em que se encontram os sistemas prisionais brasileiros e o papel do Estado e das políticas públicas frente ao processo de reintegração social dos sujeitos privados de liberdade. Com base no estudo, foi possível perceber a urgência de implementação de políticas de formação educacional e profissional dentro dos sistemas prisionais brasileiros, que, de fato, promovam a emancipação e reintegração social desses sujeitos. As atividades realizadas na APAC focam na formação educacional, no trabalho e na valorização humana. A instituição é apontada, nos textos, como uma alternativa viável no processo de humanização, recuperação e reintegração social dos sujeitos privados de liberdade, cujos resultados são observados nos baixos índices de reincidência.

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Biografia do Autor

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano)

Servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM; graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia; especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga; mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano.

Lílian Gobbi Dutra Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano)

Licenciada em Letras pela Fundação Educacional de Ituiutaba - Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG (2007). Especialista em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda do Programa de Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IFGoiano. Professora EBTT Português/Inglês - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, fazendo parte do corpo docente permanente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Ituiutaba - MG. Tem atuação na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com pós-doutorado em currículo e formação profissional agrícola pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professora Titular do Instituto Federal Goiano. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

DE SOUZA OLIVEIRA PAES LEME ALBERTO, M. .; GOBBI DUTRA MEDEIROS, L. .; ANTÔNIO DE CARVALHO, M. .; ADRIANA DA SILVA SANTIAGO, L. . Formação educacional e profissional e a política de reintegração social das APACs nas produções científicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4523063, 2021. DOI: 10.14244/198271994523. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4523. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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