A Educação Profissional e a reintegração social dos presos: um estudo de caso no Centro de Internamento e Reeducação do Distrito Federal

Autores

  • Willian Rayner Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994665

Palavras-chave:

c

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa desenvolvida com o fim de analisar o ensino profissionalizante ofertado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso aos internos do Centro de Internamento e Reeducação do Distrito Federal. A pesquisa de campo foi realizada com educandos participantes do curso de pintura residencial. Para a realização desse estudo, foram trabalhadas as categorias prisão, educação no âmbito prisional, trabalho e reintegração social à luz de teóricos que discutem tais temáticas, como Goffman (1990), Wacquant (2011) e Onofre (2014). Do ponto de vista metodológico, houve observação não-participante das aulas, aplicação de questionário semiestruturado aos educandos e realização de entrevista com o professor responsável pelo curso. A pesquisa se conclui constatando que os educandos vislumbram na capacitação recebida uma oportunidade de encontrar novas trajetórias de vida quando do retorno ao convívio social. Contudo, a respeito do ensino profissionalizante, se por um lado, ele assegurou a efetiva capacitação dos educandos para o trabalho objeto do curso, por outro lado, a implementação da Educação Profissional se deu de forma isolada, sem integração com outras práticas formativas, deixando de observar, assim, a normatização vigente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Willian Rayner Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFGOIANO. Membro da Defensoria Pública do Distrito Federal.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Educação pela UFPR. Docente do IFGOIANO.

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

RAYNER LIMA, W. .; ADRIANA DA SILVA SANTIAGO, L. . A Educação Profissional e a reintegração social dos presos: um estudo de caso no Centro de Internamento e Reeducação do Distrito Federal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e466564, 2024. DOI: 10.14244/198271994665. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4665. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-14
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)