Efeito de cotas para ingresso e de fatores socioeconômicos sobre o desempenho acadêmico de estudantes em um curso técnico integrado: um estudo de caso

Autores

  • Washington Santos da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Bruno César de Melo Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Raquel Aparecida Soares Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Sabará

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994502

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Formação docente, Políticas educacionais.

Resumo

O objetivo deste trabalho, de natureza quantitativa, foi identificar se fatores socioeconômicos e o fato dos estudantes serem ou não cotistas impactaram o rendimento acadêmico de estudantes do curso Técnico Integrado em Informática ofertado pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga (IFMG - Campus Formiga) em 2017.  Utilizou-se o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) como indicador de desempenho dos estudantes. Além de avaliar o impacto sobre o desempenho do ingresso via cotas de ações afirmativas, foi avaliada a influência de fatores como a origem escolar dos estudantes, se egressos da rede pública ou privada, cor, sexo, renda familiar e turma de ingresso, sendo que a análise de regressão foi utilizada para quantificar a relação. Entre os resultados, destaca-se que, no ano estudado, a maioria dos estudantes era oriunda de escolas públicas, do sexo masculino, autodeclarados brancos, seguidos de pardos e provenientes de famílias de baixa renda. Houve evidências de que ser cotista, ou não, e a renda familiar não foram preditores relevantes do coeficiente de rendimento acadêmico. Destaca-se, ainda, entre os resultados, a evidência de que estudantes de cor preta e do sexo feminino tem desempenho, em média, inferior ao de estudantes brancos e pardos do sexo masculino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Washington Santos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga


Departamento de Gestão

Área: Estatística e Econometria

Bruno César de Melo Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga


Departamento de Gestão

Área: Economia

Raquel Aparecida Soares Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Sabará

Departamento de Educação

Área: Educação

Downloads

Publicado

22-06-2024

Como Citar

SILVA, W. S. da .; MOREIRA, B. C. de M. .; FRANCO, R. A. S. . Efeito de cotas para ingresso e de fatores socioeconômicos sobre o desempenho acadêmico de estudantes em um curso técnico integrado: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e450231, 2024. DOI: 10.14244/198271994502. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4502. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-11-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22