Saberes e práticas de professoras da Educação Infantil: medidas de tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994344

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação continuada do professor, Educação Matemática, Desenvolvimento profissional.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa, já finalizada, investigou quais os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos são mobilizados, reconhecidos e ressignificados por professoras da Educação Infantil, que atuavam com crianças de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG, quando se reúnem em grupo de estudos. A pesquisa contou com abordagem qualitativa, com a perspectiva de elaboração de narrativas orais e escritas. O plano de trabalho de campo e os instrumentos de registros de informações compreenderam a formação do grupo de professoras, a aplicação de questionários em alguns momentos, os encontros periódicos de formação, a discussão, o planejamento e o registro. Aqui optamos por trazer os registros das práticas envolvendo as medidas de tempo, que foram discutidas em um dos encontros do grupo em que se destacaram os fazeres práticos das professoras. Teve também a perspectiva de constituir um material de viés formativo, compartilhando as descobertas e propondo novos caminhos que avancem na investigação e na reflexão sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Os resultados apontam que investigar a sabedoria existente na prática é um processo complexo, dinâmico e circular que envolve o “ser e pensar” e o “saber e fazer” docente. Esse processo exige sensibilidade dos professores ao investigar a própria prática e ser protagonista de seu desenvolvimento profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise França Stehling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Mestre em Educação e Docência. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999), Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004), Licenciatura em Pedagogia pelo centro Universitário de Araras (2011), especialização em Matemática para Professores da Quinta a Oitava Séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006), mestrado em Educação, com linha de pesquisa Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009), doutorado em Educação, com linha de pesquisa Ensino e Práticas Culturais pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Durante o doutoramento realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Atualmente (2015) é bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES PNPD, pelo PPGE/UFSCar.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Currículo e Educação infantil. In: BRASIL. Currículo e linguagem na educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2016, 128 p. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 7).

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. A Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 05/2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, 18p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender. 1. ed. Brasília: MEC/SEB, 2016, 128 p. Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 2.

CONTI, Keli Cristina. Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em práticas de letramento estatístico. 2015. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

KRAMER, Sonia; BARBOSA, Silvia Néli Falcão. Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na educação infantil. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Currículo e linguagem na educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2016, 128 p.

(Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 7).

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MELLO, Maria Aparecida; BASSO, Itacy Salgado. Formação continuada de professoras de Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural: a atividade mediada em processos colaborativos. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues (Org.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2006.

RICHTER, Sandra. Docência e formação cultural. In: BRASIL. Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender. Brasília: MEC/SEB, 2016, 128 p. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 2).

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez, CÂNDIDO Patrícia. Coleção – Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2000 e Penso, 2014. 3 v.

TONUCCI, Francesco. FRATO, 40 anos com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ZIGG, Ivan. Só um minutinho. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2009.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

STEHLING, D. F.; CONTI, K. C. Saberes e práticas de professoras da Educação Infantil: medidas de tempo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4344026, 2022. DOI: 10.14244/198271994344. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4344. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-05-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-01
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-29