Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística

Autores

  • Keli Cristina Conti Universidade Estadual de Campinas
  • Dione Lucchesi de Carvalho Faculdade de Educação/Unicamp
  • Carolina Fernandes de Carvalho Instituto de Educação/Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991439

Resumo

Este artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, busca também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, trata-se de estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Embora a escrita e o compartilhamento de experiências pelos participantes não tivessem sido exigências, esse processo ocorreu e ganhou força se prolongando para além dos encontros do grupo, tendo gerado a publicação de textualizações narrativas, artigo e a participação em eventos. Nesse sentido, será detalhado o desenvolvimento profissional de uma das participantes do grupo, a partir de suas análises narrativas. O contexto colaborativo criado e o percurso do grupo de estudos também evidenciaram que os professores e futuros professores podem ser investigadores da própria prática e, com isso, se desenvolverem profissionalmente.

Palavras-chave: Educação estatística. Desenvolvimento profissional do professor. Grupo colaborativo. Letramento.

Teachers’ professional development maximized by collaborative context for teaching and learning statistics

Abstract

This article seeks to systematize some reflections resulting from a doctoral research that aimed to understand the process of professional development from the perspective of statistical literacy in collaborative contexts, showing evidences of professional development of members from a group of teachers and future teachers of Early Childhood Education and initial years of Elementary School. Based on a qualitative approach, it is a case study of the Group "Estatisticando". Although the writing and sharing of experiences by the participants were not requirements, this process happened and became powerful extending beyond the group meetings, resulting in the publication of narrative texts, an article and some participations in events. Therefore, the professional development of one of the group members will be detailed, from her narratives analysis. The collaborative context created and the study group journey also showed that teachers and future teachers can investigate their own practice so that they can develop themselves professionally.

Keywords: Statistics – study and teaching. Teacher professional development. Collaborative group. Literacy.

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Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, Universidade Estadual de Campinas

Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999), Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004), Licenciatura em Pedagogia pelo centro Universitário de Araras (2011), especialização em Matemática para Professores da Quinta a Oitava Séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006), mestrado em Educação, com linha de pesquisa Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009), doutorado em Educação, com linha de pesquisa Ensino e Práticas Culturais pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Durante o doutoramento realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Atualmente (2015) é bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES PNPD, pelo PPGE/UFSCar.

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Publicado

31-08-2016

Como Citar

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. de; CARVALHO, C. F. de. Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 155–171, 2016. DOI: 10.14244/198271991439. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1439. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-10-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-05-16
##plugins.generic.dates.published## 2016-08-31