PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO: OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mie Kato Yokomizo
  • Keli Cristina Conti Universidade Estadual de Campinas
  • Dione Lucchesi de Carvalho Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199356

Resumo

Com o objetivo de estudar Estatística, numa perspectiva de letramento, foi criado em Setembro de 2010 nas Faculdades Atibaia (FAAT), um grupo de estudos, coordenado por Keli Cristina Conti, do qual fazem parte professores da escola Básica e alunos do curso de Pedagogia da instituição. Motivados pelas discussões e apresentações de trabalhos no grupo, propusemos uma atividade para uma turma do 1.º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Atibaia (SP). Para o planejamento da aula, nos baseamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1997), visto que apresentam o bloco de conteúdos chamado “Tratamento da Informação” que contempla o estudo da Estatística. A aula teve como tema os “animais de estimação” e como objetivos levar os alunos a: conhecer o gráfico de colunas, bem como saber interpretá-lo; contar e comparar números resultantes da contagem utilizando as informações do gráfico; conhecer a escrita do nome dos animais, abordando vogais e consoantes e a separação silábica. Descrevemos as etapas desenvolvidas com a turma como a apresentação da temática, a elaboração do gráfico, sua interpretação e a construção de uma tabela. Acreditamos que pudemos proporcionar um bom contato inicial com a Estatística, incentivando os alunos a perceber o contexto a seu redor, levantar hipóteses, coletar os dados, organizá-los (tratando-os) e lendo-os e interpretando-os quando organizados em um gráfico e em uma tabela. Podemos considerar que a escolha da temática também foi importante, buscando partir do interesse e da “vida real”, incentivando os alunos a observarem os fenômenos que ocorrem à sua volta.

Palavras-chave: Educação; Educação Matemática; Educação Estatística.

Agência financiadora: CAPES

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mie Kato Yokomizo

Pedagoga pelas Faculdades Atibaia (2011), cursa pós-graduação em Psicopedagogia

Keli Cristina Conti, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/Unicamp

Dione Lucchesi de Carvalho, Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas

Docente e pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp FE/Unicamp

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

YOKOMIZO, M. K.; CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. de. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO: OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 312–321, 2012. DOI: 10.14244/%19827199356. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/356. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-12
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29