Casos de ensino: narrativas de professores de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • André Frangulis Costa Duarte Universidade de Taubaté
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993098

Palavras-chave:

Formação de professores, Conhecimento profissional docente, Casos de ensino, Língua espanhola.

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar situações pedagógicas que constituem o conhecimento profissional dos docentes de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior localizada na região do Vale do Paraíba, buscando-se extrair dados que contribuam para este e para outros ambientes educacionais. Tal análise foi realizada por intermédio de quatro narrativas em formato de casos de ensino compostas por estes professores e fundamentando-se, em grande medida, nas categorias da base do conhecimento (SHULMAN, 2014). A base metodológica desta pesquisa é a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), levando-se em conta a perspectiva, a subjetividade e a vivência dos participantes no seu próprio ambiente natural como fonte direta da obtenção de dados descritivos sobre seu conhecimento profissional. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um pedido para composição individual de casos de ensino. Fundamentou-se o uso deste instrumento nos estudos realizados por Shulman (2000) e Nono e Mizukami (2002). Os principais resultados encontrados apontam, dentre outras, para as seguintes conclusões: percebeu-se a validade de desenvolver a aprendizagem dos seus alunos sob uma perspectiva integral; de se aprender com a própria experiência; e de se compartilhar casos de ensino como os aqui analisados, no intuito de agregar experiências de companheiros ao seu próprio conhecimento profissional e, desta forma, potencializar as oportunidades de aprendizagem dos alunos desta Instituição de Ensino.

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Biografia do Autor

André Frangulis Costa Duarte, Universidade de Taubaté

Mestrando do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté

Prof. Dr., docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU).

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

DUARTE, A. F. C.; CALIL, A. M. G. C. Casos de ensino: narrativas de professores de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3098049, 2020. DOI: 10.14244/198271993098. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3098. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

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