Formadores de professores: conceito, contextos e perspectivas de atuação em processos de indução à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994263

Palavras-chave:

Formadores de professores, Formadores escolares, Indução à docência, Desenvolvimento profissional.

Resumo

O objetivo do presente artigo é contribuir para a reflexão em torno da figura do formador escolar, examinando a natureza e as especificidades do seu trabalho, o papel e as perspectivas de atuação desse profissional nos processos de indução de professores iniciantes. O texto apresenta-se em forma de um ensaio teórico, na interlocução com autores que vêm discutindo essas questões. A discussão apoiou-se em estudos sobre os formadores de professores que atuam na formação continuada, no âmbito das escolas ou sistemas de ensino. Os estudos apontaram a complexidade e relevância dessa função no processo de desenvolvimento profissional de professores e na busca pela qualificação dos processos de ensino. Os formadores de professores revelam-se figuras essenciais nos processos de indução de professores novatos, tendo sob sua responsabilidade o desenvolvimento de ações de acolhimento e apoio necessários aos iniciantes, de forma a favorecer a inserção gradativa na cultura e no grupo profissional. A partir das análises dos diferentes estudos contemplados no texto, são destacados alguns aspectos a serem considerados, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas no delineamento de processos de indução de professores iniciantes.

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Biografia do Autor

Neusa Banhara Ambrosetti, Universidade de Taubaté: Taubaté, SP, BR

Doutora e Pos-doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP; Professora aposentada da Universidade de Taubaté, Docente do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente, vinculado ao Programa de Pós-graduação Psicologia da Educação da PUCSP

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade católica de Sâo Paulo - PUC-SP. Professora adjunta da área de Didática do Departamento de Educação e do Programa de Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras UFLA/MG. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas - FORPEDI (CNPq/UFLA); e do Laboratório de Didática e Formação Docente - LabFor/UFLA. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente, vinculado ao Programa de Pós-graduação Psicologia da Educação da PUCSP.

Glaucia Signorelli, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG, BR

Doutora em Educação: Psicologia da Edcuação pela PUC-SP e Professora Adjunta da área de Didática e Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus do Pontal. Integrante do Grupo de pesquisas sobre Formação docente e Práticas Pedgógicas - FORPEDI (UFLA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente, vinculado ao Programa de Pós-graduação Psicologia da Educação da PUC-SP.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté: Taubaté, SP, BR

Doutra em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP.l
Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação - MPE -UNITAU e Professora do Departamento de Pedagogia -UNITAU. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente, vinculado ao Programa de Pós-graduação Psicologia da Educação da PUC-SP.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

AMBROSETTI, N. B.; LIMA, F. de P. M.; SIGNORELLI, G.; CALIL, A. M. G. C. Formadores de professores: conceito, contextos e perspectivas de atuação em processos de indução à docência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4263118, 2020. DOI: 10.14244/198271994263. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4263. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas
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##plugins.generic.dates.published## 2020-10-09