Grégoire Chamayou and the “genealogy of authoritarian and ungovernable liberalism”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996184

Keywords:

Neoliberalism, Public policy, Class struggle

Abstract

REVIEW: CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Marcelo Micke Doti, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS – CPS) / Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Professor e pesquisador em regime integral (RJI) do CPS (CEETEPS) do Estado de São Paulo na Faculdade de Tecnologia (Fatec/Campus de Araraquara/Mococa), psicanalista (IBPC/Campinas e Espaço Lacan/Sedes Sapientiae) e onívoro intelectual. Formado em Ciências Econômicas (Unesp/FCLAr) estudando a problemática e dimensões do trabalho em Marx. Mestrado em Filosofia Política (Unicamp/IFCH) e em Sociologia (Unesp/FCLAr) abordando a "Ontologia do Ser Social", o conceito de irracionalismo e os problemas advindos desses conceitos e G. Lukács. Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos (Unicamp/FEM) defendendo tese sobre filosofia da natureza, espaços antropogênicos e os problemas da civilização atual seguindo no pós-doutorado em Pesquisas Energéticas (UFABC/CECS) com mesmo tema. O campo intelectual de pesquisas navega e pendula entre vários núcleos discursivos. O foco central está nas interfaces de sujeito e sociedade tentando apreender as estruturas atravessadoras da subjetiva, ou seja, a construção das subjetividades e suas potencialidades de emancipação, construção de um ser ou ainda as possiblidades de vir a ser um sujeito (social/individual) através e apesar de estruturas impeditivas. Por isso os estudos: psicanálise, ideologia e cultura, especialmente o supereu (Überich) e história; filosofia e psicanálise como campos coextensivos; teoria e filosofia política; estruturas das objetividades sociais. Neste último caso surgem as grandes questões econômicas, sociais, estratificação de classes, relação de classes, relações produtivas entre outras estruturas objetivas. Destaca-se neste ponto também a compreensão do mundo do trabalho e os processos e potenciais de empregabilidade do aluno/egresso do “Centro Paula Souza” (CPS).

References

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Published

2023-08-29

How to Cite

DOTI, M. M. Grégoire Chamayou and the “genealogy of authoritarian and ungovernable liberalism”. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e6184057, 2023. DOI: 10.14244/198271996184. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6184. Acesso em: 15 may. 2024.

Issue

Section

Dossier Educational Policies and Post-Covid-19 Formative Perspectives
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29