Narrativas de professores iniciantes, no contexto do Agreste de Pernambuco: indução profissional em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996460

Palavras-chave:

Indução profissional, Casos de ensino, Diários reflexivos, Memoriais formativos.

Resumo

O presente artigo é recorte de três pesquisas desenvolvidas no PPGEduC/UFPE, articuladas à REDEP – Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente, que tomam como objeto a formação de professores iniciantes nas redes públicas municipais do Agreste pernambucano. Neste, discutimos a indução profissional compreendida enquanto o processo de orientação, acompanhamento e acolhimento de professores iniciantes, assim como a imersão enquanto exercício de autoria e aderência à docência, que contribui para a busca na consolidação da carreira. Traçamos um percurso metodológico que se constitui pela via das narrativas, evidenciadas e analisadas com base nos grupos de discussão (Weller, 2006; 2010) e intervenção (Gouveia, 2020). Dentre as narrativas utilizadas, tivemos a constituição de Casos de Ensino (Mizukami, 2000; 2001; 2002; 2004), compreendidos como caminho de desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência; os Diários Reflexivos (Zabalza, 2007) enquanto instrumento autoral, impulsionador da tomada de consciência das práticas de professores, e os Memoriais Formativos (Passeggi, Passeggi e Câmara, 2008), enquanto possibilidade da escrita de si e do aperfeiçoamento docente. Os “achados das pesquisas” indicam a necessidade de constituição de uma política de indução profissional e de formação continuada dos profissionais da educação, que parta de suas demandas reais e que considere o contexto, a reflexão e a dimensão da autoria de professores em atuação, numa perspectiva colaborativa, envolvendo a comunidade escolar, universidade e redes públicas municipais do Agreste pernambucano.

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Biografia do Autor

Maria Joselma do Nascimento Franco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (1998) Pós-Graduada em Processos de Aprendizagem pela Universidade São Francisco - Itatiba-SP (1993), Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER na (2017), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru-PE (1988), graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-PE (1988). É professora/pesquisadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, assim como do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, nesta mesma Instituição. Vem atuando diretamente desenvolvendo pesquisas em torno da Indução Profissional de Professores Iniciantes e das Políticas de Formação Inicial e Continuada, Desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas.

Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Educação Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, Mestre em Educação Contemporânea também pelo PPGEduC, na UFPE (2020), graduada em Pedagogia nesta mesma instituição (2017) e é aluna egressa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Vem desenvolvendo as pesquisas em torno da Indução e Imersão profissional de Professores Iniciantes, assim como em torno dos processos de Desenvolvimento Profissional por meio de Casos de Ensino, enquanto estratégias formativas e de aprendizagem da Docência.

Mônica Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação Contemporânea também pelo PPGEduC, na UFPE (2021), graduada em Pedagogia nesta mesma instituição. Vem desenvolvendo as pesquisas em torno da Indução e Imersão profissional de Professores Iniciantes, assim como em torno dos processos de Formação continuada pela via dos Diários reflexivos.

Márcia Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação Contemporânea também pelo PPGEduC, na UFPE (2022), graduada em Pedagogia nesta mesma instituição. Vem desenvolvendo as pesquisas em torno da Indução de Professores Iniciantes, assim como em torno dos processos de Formação continuada pela via dos Memoriais formativos.

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

FRANCO, M. J. do N. .; GOUVEIA, R.- lla W. S. F. .; SILVA, M. B. da .; SILVA, M. B. da. Narrativas de professores iniciantes, no contexto do Agreste de Pernambuco: indução profissional em foco. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6460012, 2024. DOI: 10.14244/198271996460. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6460. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
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